Pedro Peres encerra contas do título do Open de Ralis
Pedro Peres esteve, uma vez mais, à altura das expectativas ao levar de vencida o Rali Sentir Penafiel, prova do Clube Automóvel de Santo Tirso. Um resultado que permitiu ao piloto do Ford Escort Cosworth renovar o ceptro com o sétimo triunfo do ano e numa altura em que falta apenas disputar uma prova.
Líder desde o momento da partida, Peres fez uma primeira metade de rali muito forte, garantindo desde cedo significativa vantagem na frente da classificação para depois, já com mais de meio minuto de margem sobre Ricardo Teodósio, moderar um pouco o andamento e controlar os rivais, o que lhe permitiu garantir a sexta vitória consecutiva.
Enquanto isso, Teodósio começou um pouco em falso, não conseguindo melhor que o sétimo tempo na Super Especial com o seu Mitsubishi Lancer Evo IV. Mas o algarvio não demorou a recuperar. Na verdade, na segunda Especial do dia Teodósio era já o segundo da geral, posição que manteve até ao final, granjeando pelo meio ainda um triunfo e mais um quarto posto. Um forte conjunto de resultados que fez com que nunca visse o intermédio do pódio ser colocado em risco.
Mais emocionante foi a luta pelo terceiro posto. Depois de uma breve passagem de José Gomes pelo mais baixo do pódio (viria depois a desistir com avaria mecânica no seu Opel Astra GSI), Luís Mota efectuou também curta passagem pelo terceiro lugar, sendo depois batido por um muito competitivo Octávio Nogueira. Mas o piloto do Lancer Evo IV acabaria por ceder ao ritmo do homem do Citroën Saxo Kit Car logo na terceira Especial. Uma tirada menos conseguida por parte do Mota, em oposição a um andamento muito positivo por parte de Nogueira levou à troca de posições dos dois na tabela classificativa.
Mota bem que se esforçou para bater o seu rival, chegando mesmo a levar de vencida a quinta Classificativa, mas a verdade é que não encontrava os necessários argumentos para levar a melhor. Contudo, e como em qualquer modalidade, a sorte também tem uma palavra a dizer, e desta feita a fortuna optou por proferir o nome Luís Mota, enquanto o azar escolheu Octávio Nogueira. Numa altura em que tudo parecia estar já decidido a favor do homem do carro francês, com quase dez segundos de vantagem à entrada para a derradeira Especial, Nogueira acabou por sofrer um despiste que o colocou fora de prova e a acabou por entregar o mais baixo do pódio de bandeja a Mota.
Um pouco mais atrás, João Ruivo (Fiat Punto Multijet) e Pedro Raimundo (Peugeot 206 RC) levavam a cabo animado despique pela quarta posição. O vencedor da primeira prova do ano começou mal, com um 22º tempo na Super Especial, mas encetou rapidamente a recuperação para entrar no combate directo com Raimundo. Mais rápido que o Júnior, Ruivo só na última Classificativa conseguiu bater o seu rival que, ainda assim, foi o melhor entre os jovens do Campeonato de Portugal Júnior de Ralis ao terminar em quinto da geral.
Raimundo já tinha confirmado a conquista do título entre os mais jovens ao apresentar-se com 20 pontos de margem sobre Catarina Sousa no início para esta nona e penúltima prova do ano. Ainda assim, Raimundo não deixou os créditos por mãos alheias e levou de vencida a prova de forma imperial ao triunfar em seis das oito Especiais, para garantir uma margem de 1m17,7s sobre Emanuel Figueiredo, enquanto Manuel Martins foi terceiro, à frente de Pedro Barros e Catarina Sousa.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI