FIM divulga regras para futura Moto2
Entre as novas regras há uma que se destaca e que se prende com a cláusula que qualquer equipa tem de “exigir” o motor de um dos adversários após uma corrida pelo preço de 20 mil euros. Assim, as equipas têm permissão para ‘protestar’ até 60 minutos após o final da corrida, mediante uma carta ao Director de Corrida, com as equipas visadas a serem obrigadas a ceder o motor ao longo da hora seguinte. As equipas que se recusarem a ceder o seu propulsor terão como castigo a desqualificação.
De acordo com entidade reguladora, esta norma visa dissuadir as equipas de gastarem mais do que essa quantia nos seus próprios motores, regras que tem sido um sucesso nos EUA, mas que será preciso esperar para ver se resulta no Mundial.
Outras das novidades têm a ver com a obrigatoriedade de um piloto só usar uma moto em cada prova, podendo, no entanto, recorrer a dois motores. Os componentes electrónicos vão ser restringidos, limitando-se apenas à centralina, telemetria comum e sistema de injecção de combustível, tudo isto por um preço de 650 euros. Com esta centralina, as rotações serão limitadas a 16.000 rpm para os motores de quatro cilindros, 15.500 rpm para as de três e 15.000 para as de dois.
Para baixar ainda mais os custos o uso de materiais exóticos foi banido, o que implica o recurso ao aço como material principal nos travões e no motor. As caixas de velocidades terão seis relações mas serão limitadas a três escolhas de rácios por mudança ao longo de toda a temporada.
Quanto ao limite do combustível a bordo, as regras não mencionam qualquer limitação.
Este conjunto de medidas tem como principal objectivo baixar o custo da categoria, de modo a poder atrair novas marcas, em especial depois do recente anúncio do abandono da KTM.
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