O ano da afirmação no Open de Ralis?

Por a 15 Janeiro 2009 16:48

Se alguma vez existir um “Grande Diccionário do Desporto Automóvel”, a palavra “consenso” terá a seguinte definição: “sinónimo de utopia, conceito abstracto virtualmente impossível de atingir”. Sem ter sido perfeita, a edição de 2008 do Open de Ralis conseguiu, pelo menos, gerar unanimidade entre os seus intervenientes directos e indirectos. De pilotos a organizadores, de patrocinadores aos responsáveis federativos, dos media ao público em geral, o sucesso da competição revitalizada em 2007 pela Startsign de Mex Machado dos Santos foi reconhecido por toda a comunidade do automobilismo nacional.

Fasquia elevada

Também por esse motivo, 2009 configura dificuldades acrescidas para o segundo campeonato dos ralis nacionais. A fasquia está elevada e a inevitável recessão da Economia vai pôr à prova a capacidade do promotor para manter a competição no nível que atingiu no passado recente. Mas tal como no antigo Campeonato Nacional de Iniciados, o objectivo do Open será sempre o de constituir uma alternativa barata e democrática em relação ao Campeonato Português de Ralis, se possível lançando novos valores na modalidade e recuperando carros e pilotos que deixaram de competir com regularidade.

Mais de 60 inscritos em Fafe

Mas mesmo com uma filosofia “low-cost”, a nova época ficará sempre marcada pelos reflexos da crise económica, que poderão afectar, em última instância, as listas de inscritos. Contudo, esse não foi o caso do Rali de Montelongo, cuja lista provisória tem 60 pilotos inscritos.

Lote de favoritos reduzido

Mesmo sem ter ainda assegurada a totalidade da época, o bicampeão Pedro Peres viu reduzir-se o lote de teóricos adversários às vitórias à geral com a provável ausência dos Citroën Saxo Kit-Car de Jorge Santos e Octávio Nogueira. Em 2008 os dois carros franceses deram alguma luta nos ralis de asfalto mas agora deverão passar a maior parte do ano na garagem, o mesmo acontecendo com o Mitsubishi de Ricardo Teodósio. Por outro lado, João Ruivo (Fiat Stilo Multijet) e Luis Mota (Mitsubishi Lancer Evo IV) permanecem no campeonato e voltarão a integrar a oposição ao Escort Cosworth de Peres.

Entre os “reforços”, destaque para a entrada do famalicence Ricardo Costa, que se muda do CPR para o Open com um Lancer Evo IV, e de Armindo Neves e o Hyundai Coupé Kit-Car (cerca de 250 cavalos), carro que pertenceu à equipa oficial da marca coreana quando esta alinhou no Mundial de duas rodas motrizes com Alister McRae e Kenneth Eriksson.

Clássicos, Júnior e Regional Norte

O Rali de Montelongo também será válido para o Campeonato de Portugal de Clássicos, Campeonato Júnior e Regional Norte. Nos Clássicos, o campeão José Sousa não defenderá o título pois optou por ser o navegador de Aníbal Rolo (Renault 5 Turbo), que assim assume a condição de principal favorito. Os Ford Escort RS de Frederico Ferreira e Paulo Azevedo também poderão entrar na discussão, embora este último só vá disputar algumas provas. O primeiro rali do ano é organizado pela Seccção de Desportos Motorizados do FC Porto e decorre na zona de Fafe.

Horário

Sábado, 17 de Janeiro

Partida de Fafe (Feira Velha)                                       10h30

Parque de Assistência (Parque da Feira)                       10h40

1ª PE – Vila Cova 1 (6,07 km)                                     11h18

2ª PE – Travassós 1 (11,40 km)                                  11h35

3ª PE – Montim 1 (7,77 km)                                        12h16

Reagrupamento (Parque da Feira)                               12h41

Parque de Assistência (Parque da Feira)                       13h26

4ª PE – Vila Cova 2                                                    13h54

5ª PE – Travassós 2                                                   14h11

6ª PE – Montim 2                                                       14h52

Parque de Assistência (Parque da Feira)                       15h37

Final da prova                                                           15h47

Pódio                                                                       16h00

      

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado