Giniel de Villiers vence etapa e Dakar

Por a 17 Janeiro 2009 14:41

Para o piloto sul-africano, que herdou o comando da geral após a infeliz desistência de Carlos Sainz, esta foi a melhor maneira de terminar o Dakar, prova na qual a Volkswagen se apresentou imbatível, e que apenas na fase inicial teve de se haver com a oposição de Nasser Al-Attiyah, num BMW.

Ainda assim, a vitória de hoje esteve longe de ser fácil para o piloto da VW, já que o segundo da especial de hoje, o russo Leonid Novitskiy, em BMW, terminou a escassos dois segundos, culminando também uma boa edição para o piloto russo.

No final, de Villiers não escondia a sua satisfação pela vitória no Dakar, uma estreia para si e para a VW.

“Absolutamente incrível. Nunca tinha sentido nada assim antes. Estava muito nervoso nos quilómetros finais, mas é uma sensação incrível”, começou por dizer o sul-africano. “Estou muito contente pela equipa e por toda a gente da Volkswagen, que nos apoia há cinco anos para conseguirmos esta vitória”, completou o novo vencedor do Dakar.

Em terceiro terminou o húngaro Krzysztof Holowczyc, num Nissan, ficando a 17s, ao passo que o quarto ficou o único Mitsubishi sobrevivente, o de Juan Roma, a 38s. Guerlain Chichérit foi o quinto, na frente de Mark Miller.

Destaque para o sétimo posto da tirada para Rene Kuipers e Filipe Palmeiro, com o BMW. Mais apagado na tirada de hoje esteve o norte-americano Robby Gordon, com o Hummer, que desta feita, não foi além do 23º lugar.

Na geral, os três primeiros formaram um pódio inédito, com de Villiers e Mark Miller a colocarem os dois Volkswagen nas duas primeiras posições, ao passo que o Hummer de Gordon ficou com o lugar mais baixo do pódio.

Quanto aos portugueses, Ricardo Leal dos Santos foi o melhor nesta última tirada, ao terminar em 32º, a 24m38s do primeiro, ao passo que Martine Pereira foi o 51º, a 36m39s. Adélio Machado foi 61º, a 38m11s, pouco à frente de Francisco Pita, o 64º, a 38m37s e Nuno Inocêncio o 73º, a 43m16s.

Na geral, Adélio Machado foi o melhor representante português, ocupando o 40º lugar, a 50h53m49s de Villiers. Nuno Inocêncio finaliza o Dakar em 65º ; Leal dos Santos o 73º, Francisco Pita o 75º e Martine Pereira o 77º. Falta ainda chegar Francisco Inocêncio.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado