IRC mais competitivo
A competição criada e apadrinhada pela FIA e Eurosport Events tem apenas três anos mas conseguiu em pouco tempo afirmar-se no panorama internacional da modalidade devido à sua fórmula de apostar na oposição entre os concorrentes com carros S2000, muito equilibradas entre si, e ainda todos aqueles que estão ao volante de viaturas tradicionais da Produção.
Para além disso, esta série beneficia ainda do concurso dos pilotos nacionais dos doze países constantes do calendário. A sua competitividade ficou bem ilustrada em 2008, temporada em que seis pilotos conseguiram vencer nas dez provas disputadas maioritariamente na Europa. O velho continente volta a ser este ano o território predominante num campeonato que finalmente começa a ter a dimensão intercontinental há tanto constante da sua denominação. Aos nove eventos europeus volta a juntar-se o africano Safari Rally no Quénia, o Rally Internacional de Curitiba no Brasil e o asiático Rali do Japão.
Muita competição
Em termos competitivos o cenário apresenta-se em 2009 ainda mais aliciante que no passado pois estarão em liça um maior número de construtores que, apoiados nas decisões do último Conselho Mundial da FIA, optaram definitivamente pela construção de viaturas S2000, tipo de veículos ao qual parece estar confinado o futuro da modalidade. A tripular esses carros estarão em oposição pilotos com grande experiência conquistada em múltiplas presenças no WRC ou coroações nacionais e jovens promissores em plena ascensão de carreira.
Até agora o IRC tem vivido maioritariamente da disputa entre a Abarth e Peugeot com maior ascendente da marca do leão cujo 207 S2000 mostrou-se maioritariamente mais equilibrado nas suas prestações e tinha como principais atributos um excelente comportamento e uma superior capacidade de tracção. O Punto S2000 da rival com o logótipo do escorpião também mostrou-se muito rápido em várias ocasiões mas a sua competitividade oscilava de acordo com o terreno e condições climatéricas encontradas.
No entanto, o departamento de competição liderado por Nicola Gullino trabalhou afincadamente no desenvolvimento do modelo e a Abarth apresenta-se já em Monte Carlo com um carro praticamente novo. O mais antigo S2000 europeu é agora muito mais leve, o que permite uma melhor distribuição do lastro, tem um motor mais potente, a nova caixa de velocidades da X-Trac e vários melhoramentos ao nível das suspensões e sistema de travagem.
O IRC 2009 não viverá, contudo, de nova edição deste duelo entre Peugeot e Abarth pois a Skoda estará presente a tempo inteiro na competição. A marca checa do grupo VW terá as suas cores defendidas pelo Fabia S2000, viatura na qual apostou bastante com um longo período de gestação em que as impressões recolhidas no desenvolvimento são bastante positivas. Para além disso, são parte integrante do projecto entidades externas de créditos firmados como a francesa Oreca e foram auscultados vários pilotos como Baumschlager, Panizzi ou Sainz.
Mais presenças
Para além destes construtores, outros prometem alinhar de forma mais ou menos constante ao longo da temporada. Entre estes contam-se a filial belga da VW com o Polo S2000, a MSD com os MG ZR S2000 e Opel Corsa S2000 por si desenvolvidos ou a Proton através do Satria Neo S2000 projectado pela MEM. Representada pela Ralliart italiana, a Mitsubishi também beneficiará dos múltiplos Lancer nas suas mais variadas evoluções que, no entanto, raramente mostram-se em condições de rivalizar com os S2000.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI