Guerra de escolas no IRC

Por a 21 Janeiro 2009 08:56

Já está na estrada o o Rallye Monte Carlo, prova que tem como principal pólo de interesse a guerra entre várias “escolas”. Ao nível organizativo, a prova monegasca aproveita a sua saída do campeonato mundial, pela segunda vez desde a criação daquela competição, para opor as escolas organizativas do WRC e IRC.

Balizado nos últimos anos pelas normas restritivas do Mundial, o rali recupera agora a fórmula, excepção feita ao percurso de concentração, que lhe deu prestígio nomeadamente com o reaparecimento da noite do Turini.

Também ao nível competitivo estarão em liça duas “escolas”. A prova levada à estrada pelo Automobile Club de Monaco caracteriza-se por apresentar piso que varia entre o asfalto seco e a neve, o que justifica a admissão de batedores em contraponto àquelas que são as regras internacionais e colocará frente a frente pilotos muito bons em asfalto com os italianos e franceses e concorrentes mais habituados a terrenos escorregadios como os nórdicos. Ponto importante na definição da classificação será também a capacidade de tracção das viaturas e a terrível escolha dos pneus mais adequados às sequências de troços cronometrados.

Sendo a opção pelos pneus uma autêntica lotaria, em princípio as equipas com Peugeot 207 S2000 terão vantagem mas é sabido que a Abarth reformulou os seus Punto S2000 e essa poderá então ter sido uma vantagem do carro da marca do leão entretanto anulada. A grande dúvida permanece o potencial dos Skoda Fabia S2000 a serem tripulados por Jan Kopecky e Juho Hanninen, pilotos habituados não só a correrem sobre neve como a encontrarem pisos múltiplos nas suas muitas incursões no WRC.

No campo da Peugeot, Nicolas Vouilloz defenderá o seu estatuto de campeão de 2008 mas terá que contar com a oposição interna de Freddy Loix, Kris Meeke, Didier Auriol, Stephane Sarrazin, Tobia Cavallini, Andrej Jereb e o promissor Sebastien Ogier com as cores da BF Goodrich. A Abarth tem como líder Giandomenico Basso mas beneficiará da postura estratégica de Luca Rossetti, da adaptação à neve de Anton Alen e Toni Gardemeister e ainda da experiência de Dani Solà e Olivier Burri, verdadeiro especialista de Monte Carlo.

Horário

Quarta-feira, 21 de Janeiro

1ª Etapa/1ª Secção

Partida 06h30

PE 1 – Tourette du Chateau/St Antonin (24,77 km) 07h45

PE 2 – La Motte Chalancon/St Nazaire Le Desert (23,27 km) 12h12

PE 3 – St Jean en Royans/Col de Gaudissart (30,39 km) 15h05

Parque Fechado 17h30

Quinta-feira, 22 de Janeiro

2ª Etapa/2ª Secção

Partida 07h15

PE 4 – Labatie d’Andaure/St Pierre sur Doux (25,30 km) 08h58

PE 5 – St Bonnet/St Julien Molhesabate/St Bonnet (25,67 km) 09h38

PE 6 – Lamastre/Gilhoc/Alboussiere (21,92 km) 11h03

Reagrupamento 12h28

2ª Etapa/3ª Secção

Partida 12h48

PE 7 – Labatie d’Andaure/St Pierre sur Doux (25,30 km) 14h11

PE 8 – St Bonnet/St Julien Molhesabate/St Bonnet (25,67 km) 14h51

PE 9 – Lamastre/Gilhoc/Alboussiere (21,92 km) 16h16

Parque Fechado 18h11

Sexta-feira, 23 Janeiro

3ª Etapa/4ª Secção

Partida 05h30

PE 10 – Montauban sur Ouzeve/Eygalayes (30,42 km) 08h23

Parque Fechado 13h08

3ª Etapa/5ª Secção

Partida 17h22

PE 11 – Col de Braus/La Bollene Vesubie (34,68 km) 18h40

PE 12 – Lantosque/Luceram (19,13 km) 19h33

Reagrupamento 20h45

3ª Etapa/6ª Secção

Partida 21h00

PE 13 – Col de Braus/La Bollene Vesubie (34,68 km) 22h15

PE 14 – Lantosque/Luceram (19,13 km) 23h08

Chegada ao Mónaco 00h30

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado