Tripla Peugeot num Rali de Monte Carlo “à antiga”

Por a 25 Janeiro 2009 12:12

O Rallye Monte Carlo de 2009 ficará seguramente na história como uma das edições mais intensas desta prova mítica de Inverno, tal foi o cocktail de condições meteorológicas e de mudanças na classificação, que prenderam a atenção do público durante todo o rally. No final, a Peugeot escreveu uma nova página na sua história de competição ao garantir os três lugares do pódio com os 207 Super 2000 de Sébastien Ogier, Freddy Loix e Stéphane Sarrazin.

A última vitória da Peugeot em Monte Carlo remontava a 1985 com o 205 Turbo 16 de Ari Vatanen. Esta madrugada, a Marca repetiu o feito através do 207 Super 2000, a máquina de referência do Intercontinental Rally Challenge (IRC).

O Rally mostrou-se desde o início uma enorme incógnita. Com uma concorrência aguerrida, as mudanças constantes do tempo e as diferenças de aderência do piso, a condução e a fiabilidade das máquinas foram determinantes.

À entrada da última etapa, marcada por duas passagens no mítico Col du Turini, os pilotos nos quatro primeiros lugares estavam separados por menos de um minuto: Sébastien Ogier (Peugeot 207 S2000), Freddy Loix (Peugeot 207 S2000), Juha Hanninen (Skoda Fabia) e Kris Meeke (Peugeot 207 S2000).

Mas a especial de abertura de sexta-feira mudou tudo com o abandono de dois dos protagonistas; Hanninen e Kris Meeke saíram violentamente de estrada pouco após o início. Na mesma especial, o carro de Freddy Loix (Peugeot Bélgica-Luxemburgo) teve um furo, o piloto perdeu dois minutos e cedeu o 2º lugar ao Fiat de Toni Gardemeister.

Mas o finlandês teve um despiste na primeira passagem por Turini, permitindo à Peugeot colocar três dos seus carros nos lugares do pódio, graças a um Stéphane Sarrazin muito incisivo nas duas últimas PEC’s. Sarrazin teve que atacar nestes dois últimos troços para conservar o terceiro posto face ao Skoda de Kopecky, que chegou a estar a apenas 2 segundos de diferença, depois do francês ter batido e danificado o carro na primeira passagem nocturna. A reparação da máquina na assistência foi aplaudida pelo público, já que os mecânicos conseguiram substituir toda a dianteira esquerda e respectivo eixo em apenas 18 minutos. 

Sarrazin rubricou então o melhor tempo nas duas derradeiras especiais e aumentou para 5 o número de vitórias em PEC’s neste rally. O francês terminou a pouco menos de 30s do belga Freddy Loix, cuja consistência e ausência de erros o posiciona como forte candidato nesta época do IRC, já que Sébastien Ogier, o vencedor, não fará mais provas.

Tendo vencido o Rallye de Juniores francês, Ogier venceu o Volant Peugeot 206 há dois anos, antes de se sagrar campeão do mundo de juniores do WRC em 2008. Escolhido pelos jornalistas para defender as cores da BF Goodrich Drivers Team no Monte Carlo, o jovem piloto de 25 anos venceu à primeira este mítico rally no seu 207 S2000 inserido na equipa Kronos, e depois de se ter familiarizado com a viatura há apenas alguns dias.

Ainda a ambientar-se na primeira etapa, ao ataque na segunda e no início da terceira, Ogier sucedeu a Sébastien Loeb na lista de vencedores do Rallye de Monte Carlo. A Peugeot fez assim o triplo no pódio de Monte Carlo, o primeiro na história da Marca.

Olivier Quesnel (Director da Peugeot Sport): “24 anos após a vitória do 205 Turbo 16, de Vatanen, a Peugeot conseguiu este extraordinário 1º, 2º e 3º lugar num Rallye Monte Carlo de antologia. A Peugeot Sport não podia desejar um início de época mais confiante, antes de atacar o principal objectivo da época, as 24 Horas de Le Mans. O Peugeot 207 Super 2000 mostrou novamente uma performance e fiabilidade incríveis. Não podemos esquecer o papel capital da Kronos Racing que conseguiu a ‘dobradinha’ e a BF Goodrich que nos forneceu pneus eficazes em condições muito difíceis.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado