Rali da Irlanda estreia-se a abrir o WRC

Por a 28 Janeiro 2009 11:59

Após um ano de interregno, por força do sistema de rotatividade, o Rali da Irlanda volta a ter lugar no cenário do Mundial de Ralis. E fá-lo logo com honras de abertura, numa prova que volta a ter o seu centro nevrálgico na cidade de Sligo. Com especiais estreitas de asfalto escorregadio, irregular e com frequentes desníveis, a que acresce ainda, este ano, a possibilidade de existir gelo ou neve no alcatrão, não restam dúvidas que o palco para a primeira prova do ano tem tudo para lançar os dados para um campeonato que se prevê emotivo q.b. Ou… talvez não!

É que tratando-se de um rali de asfalto, não é ainda um barómetro perfeito para aferir o equilíbrio de forças entre Citroen e Ford ao longo do ano ou não fosse esse o terreno perfeito para Sébastien Loeb dar mais um dos seus recitais de condução e justificar os seus cinco títulos contra…nenhum dos seus principais adversários!

Pontos a reter Na Irlanda

– Pela primeira vez o Mundial de Ralis começa na Irlanda. Por se tratar de uma ronda de asfalto, Loeb assume claro favoritismo, mais não fosse porque venceu e convenceu na última edição da prova a contar para o Mundial, disputada há dois anos.

– Sordo, colega de equipa de Loeb, aposta em fazer frente ao penta-Campeão, mas, em condições normais, não deverá ser melhor do que segundo.

– Com desvantagem teórica no asfalto, Hirvonen e Latvala não deverão ter andamento pelo menos para Loeb. Ainda assim, na parte final do campeonato de 2008 ambos os pilotos mostraram estar mais rápidos no alcatrão pelo que uma surpresa não está totalmente fora do âmbito das projecções.

– Ogier e Atkinson poderão ser os grandes “outsiders” no que toca à luta pelos lugares do pódio, aproveitando as potencialidades do C4. Ao contrário, Henning Solberg (Focus), Wilson (Focus) e Aava (C4) e Rautenbach (C4) poderão experimentar dificuldades acrescidas num terreno que está longe de ser o seu favorito.

– As previsões atmosféricas dão conta da possibilidade da queda de neve pelo que se as estradas se tornarem “brancas” ou houver gelo no asfalto, as escolhas de pneus poderão ser decisivas. A Pirelli está preparada para fornecer pneus de neve, em caso de necessidade.

– O JWRC também arranca na Irlanda e o tradicional “braço-de-ferro” entre a Suzuki e a Citroen irá manter-se. Mas adivinha-se que Burkart (Suzuki Swift) e Prokop (Citroen C2), por força da sua maior experiência possam decidir as coisas entre si. Debaixo de grande expectativa decorrerá a estreia da Proton no Mundial com McShea ao volante. 

Números e factos

250.000 espectadores terão presenciado o Rali da Irlanda na sua primeira edição “mundialista”, de acordo com dados oficiais avançados pelos organizadores. Segundo a mesma fonte, isso gerou uma receita de 48 milhões de euros para a economia da região, número justificados também pela audiência televisiva que a prova obteve e que contabilizada em 180 países ou seja, por 62 milhões de pessoas. 

9 é o número máximo de classificativas ganhas por um piloto desde que a prova conta para o Mundial de Ralis. O feito foi conseguido por Sébastien Loeb na única edição pontuável para o WRC ou seja, em 2007. Nesse ano, Sordo conseguiu triunfar em quatro especiais, Hirvonen e Latvala em duas cada um e Solberg, Gronholm e Atkinson registaram um melhor tempo.

3 foi o número de vezes que o Mundial de Ralis não se iniciou com o Rali de Monte Carlo até arrancar, este ano, no Rali da Irlanda. A primeira vez aconteceu logo em 1984 com a oitava edição do Tap Rali de Portugal, depois em 1987 na era da transição dos Grupo B para os Grupo A e, finalmente, em 1996 (na primeira vez que a rotatividade das provas se tornou efectiva) quando o Rali da Suécia abriu a temporada.

8 foi o número de vezes que o vencedor da prova de abertura se sagrou no mesmo ano Campeão do Mundo desde que o Mundial de Pilotos foi criado em 1979. O primeiro piloto a fazê-lo foi Walter Rohrl, em 1980 e depois em 1982, num exemplo que só voltou a ser seguido nos anos de 1996 e 1999 por Tommi Makinen e em 2004, 2005, 2007 e 2008 por Sébastien Loeb.

Programa do Rali da Irlanda

Piso: Asfalto Tempo: Chuva Dist. Total: 1407,68 km

Dia 1:

6ª feira, 30 de Janeiro

Especial 164,57 km

Ligação 477,97 km

Total 642,54 km

Partida Sligo 07h25

1 Glenboy 1  08h13

2 Cavan 1  09h01

3 Aughnasheelan 1 09h42

Assistência (Sligo) 11h24

4 Glenboy 2 13h02

5 Cavan 2 13h50

6 Aughnasheelan 2 14h31

Assistência (Sligo) 16h36

7 Murley 18h54

8 Fardross 19h39

Assistência (Sligo) 21h39

Dia 2:

Sábado, 31 de Janeiro

Especial 133,46 km

Ligação 382,30 km

Total 515,76 km

Partida/Assistência Sligo 06h25

9 Sloughan Glen 1 08h13

10 Ballinamallard 1 09h06

11 Tempo 1 09h49

Assistência (Sligo) 11h54

12 Sloughan Glen 2 13h57 

13 Ballinamallard 2 14h50

14 Tempo 2 15h33

Assistência (Sligo) 17h18

Dia 3:

Domingo, 1 de Fevereiro

Especial 68,91 km

Ligação 180,47 km

Total 249,38 km

Partida/Assistência (Sligo)  07h40

15 Geevagh 08h35

16 Arigna 09h00

17 Lough Gill 09h51

Assistência (Sligo) 10h21

18 Donegal Bay 12h09 

19 Donegal Town 13h10

Chegada/Assistência 14h30

Vencedor anterior

2007 Sébastien Loeb – Daniel Elena Citroen C4 WRC 3h01m39,2s

Principais inscritos nesta prova

WRC

Piloto/Navegador – Marca 

1 Sébastien Loeb/Daniel Elena Citroen C4 WRC 

2 Daniel Sordo/Marc Marti Citroen C4 WRC

3 Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen Ford Focus RS WRC08

4 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila Ford Focus RS WRC08

5 Urmo Aava/Kuldar Sikk Citroen C4 WRC

6 Henning Solberg/Cato Menkerud Ford Focus RS WRC08

7 Chris Atkinson/Stéphane Prevot Citroen C4 WRC

8 Conrad Rautenbach/David Senior Citroen C4 WRC

9 Khalid Al Qassimi/Michael Orr Ford Focus RS WRC08

11 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia Citroen C4 WRC

16 Matthew Wilson/Scott Martin Ford Focus RS WRC08

17 Eamonn Boland/Damien Morrissey Subaru Impreza WRC

18 Gareth McHale/Brian Murphy Ford Focus WRC  

JWRC

31 Aaron Burkart/Michael Kölbach Suzuki Swift S1600

33 Simone Bertolotti/Luca Celestini Suzuki Swift S1600

35 Yoann Bonato/Benjamin Boulloud Suzuki Swift Sport

36 Hans Weijs/Bjorn de Gandt Citroen C2 S1600

38 Martin Prokop/Jan Tománek Citroen C2 S1600

61 Niall McShea/Marshall Clarke Protono Satria Neo S2000

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado