Capirossi começa ano na frente
Na pista, ao longo de três dias, vai assistir-se ao trabalho de pilotos e equipas com o objectivo de encontrarem as melhores afinações e soluções para a nova época, que tem início marcada para o dia 12 de Abril no Qatar.
O facto da Bridgestone ter garantido para este ano, e nos dois próximos, o exclusivo do fornecimento de pneus na categoria “rainha”, teve como consequência directa a redução do número de treinos na pré-temporada. Um corte muito bem recebido pelas equipas, que travam uma luta constante para tentar minimizar os efeitos da crise económica que abalou o Mundo.
Capirossi foi o mais rápido
Preparando a sua 20ª temporada nos Grandes Prémios, Loris Capirossi, aos comandos da Suzuki GSV-R800, foi o mais rápido no primeiro dia de testes, ao registar 2m01,869s, tempos conseguido na última das 37 voltas que realizou. Capirossi demonstrou o potencial da nova Rizla Suzuki GSV-R800, realizando uma volta 0,38s mais rápida que o recorde do circuito estabelecido por Valentino Rossi em Outubro passado. A Suzuki de 2009 conta com novo motor, novo chassis e nova carenagem em fibra de carbono e, a julgar pelos primeiros resultados, Capirossi já parece estar muito satisfeito com os progresso conseguidos pela marca ao longo do Inverno.
Casey Stoner foi o segundo mais lesto, a 0,169s de Capirossi, com o australiano antigo Campeão do Mundo a mostrar que a sua lesão no pulso – o problema do escafoide que requereu cirurgia em Novembro passado no final da época de 2008 – parece não estar a afectá-lo muito.
O Campeão do Mundo em título Valentino Rossi foi o terceiro mais rápido, rodando a meio segundo do compatriota. O italiano está a rodar com pontos na mão e pé esquerdos na sequência de uma queda numa mesa de vidro em sua casa esta semana. Mas apesar dessas distracções e de uma ligeira queda no circuito Malaio na manhã desta quinta-feira, o “mestre” da categoria rainha mostrou-se confortável com o seu protótipo Yamaha de 800cc.
Atrás dos três primeiros surgiu o companheiro de equipa de Capirossi na Rizla Suzuki, Chris Vermeulen, que rodou a um segundo do transalpino.
A lista do cinco primeiros foi completada por Toni Elias (com a sua San Carlo Honda Gresini de fábrica), enquanto o estreante da Repsol Honda Andrea Dovizioso e o experienete norte-americano Colin Edwards, que rodou pela primeira vez com a melhorada Tech3 Yamaha M1 de 2009, ficaram atrás do espanhol.
O trio espanhol composto por Dani Pedrosa, Sete Gibernau e Jorge Lorenzo – pela primeira vez aos comandos da M1 2009 totalmente actualizada – completou o Top 10.
Enquanto isso, pilotos como Nicky Hayden, da Ducati Marlboro, que foi 11º, e James Toseland, da Tech3 Yamaha, que caiu sem consequências sérias na curva cinca e terminou o dia em 14º, vão ambos procurar melhorias no segundo dia.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI