Tímido arranque no CPR

Por a 3 Março 2009 14:26

Igualando o registo de há um ano, a lista de presenças do inaugural Rali Torrié fica-se pelos 27 concorrentes, o que não sendo desprestigiante, constituiu, ainda assim, fundado motivo de preocupação. “Trabalhamos muito e com grande sacrifício para que esta prova pudesse oferecer o maior retorno possível aos patrocinadores. Contudo, há situações que nos ultrapassam e para as quais somos impotentes”, desabafou Fernando Baptista, o histórico dirigente do Targa Clube.

Bruno favorito

Liderando a curta lista (é a segunda vez em 35 anos que fica aquém das 30 equipas), Bruno Magalhães parte uma vez mais como principal favorito num rali que onde coleccionou vitórias nos dois últimos anos: “Estou ansioso por voltar a correr novamente. As saudades da competição são grandes, tal como as de correr novamente em pisos de terra”, garante o Bicampeão Nacional. “A presença em todo o Campeonato não depende de mim. Mas o objectivo em cada rali que participar vai ser o de vencer e ganhar dez pontos”, avisou.

Face à ausência de José Pedro Fontes, após o abandono da Fiat, a principal oposição virá agora de Vítor Pascoal, no outro Peugeot 207 S2000. “Vai ser um rali muito complicado, pois o projecto da nossa participação no Campeonato só foi confirmado em cima da hora e dificilmente terei tempo para testar o carro antes do rali. É um inconveniente, pois já não andamos em terra desde Junho. Mas estou motivado e espero lutar por um dos lugares do pódio”.

Produção alargada

Sem saber ainda qual o Subaru Impreza com que vai estar à partida – se o mais limitado N12 que utilizou no ano passao, se o mais evoluído N2009 que a ARC adquiriu este ano à Prodrive -, Adruzilo Lopes garante apenas que tudo vai fazer para defender o seu título de Produção. “Num ou noutro carro, tudo farei para lutar pela vitória no Grupo N. O que vier a mais será bem-vindo. Contudo, só tenho nesta altura orçamento para a primeira metade da época”, lamentou.

Por sua vez, Fernando Peres renova a aposta no Mitsubishi Lancer Evo IX, “um carro muito fiável, no topo da maturidade, mas que infelizmente não chega para os S2000. Aliás, vamos para esta prova preparados levar dois segundos por quilómetro para os Peugeot”.

Reforçam ainda o contingente dos Grupo N os Subaru Impreza de Pedro Meires e Nuno Barroso Pereira e o Mitsubishi Evo IX do Campeão dos Açores, Ricardo Moura, enquanto Ricardo Teodósio, confrontado com a falta de apoios, decidiu apostar no Citroen Saxo do irmão, “que só por uma vez guiei em terra”.

CPR2 em estreia

De resto, a principal novidade deste ano é a instituição de um novo Campeonato 2 Litros/2 Rodas Motrizes (vulgo, CPR2), com base nos seis ralis continentais. Primeira nota para o facto de Pedro Leal, um dos favoritos no Fiat Stilo Multijet, não ter ainda garantida a sua presença no rali inaugural: “A inscrição é condicional, faltando-me ainda os apoios para poder afirmar que vou estar à partida”. Assim, é no Seat Leon FR TDI de Francisco Barros Leite que estão concentradas as principais atenções, até para se perceber onde situa o carro espanhol, debutante nos troços de terra, face à restante concorrência. “Quero vencer e estou com muita vontade de fazer um bom rali e uma boa temporada”, afirmou.

Liderando o curto pelotão dos C2 (seis equipas), Paulo Antunes admite que o novo R2 Max poderá ser “cerca de um segundo e meio por quilómetro mais rápido que o de Troféu”. No entanto, o piloto de Fafe rejeita a possibilidade de lutar pelo título do novo Campeonato: “De forma nenhuma. Tenho estrutura, equipa e carro para isso, mas não tenho orçamento”. Dentro da competição luso-francesa, terá Frederico Gomes, Paulo Neto e o regressado Armando Oliveira como principais adversários.

De resto, e ainda dentro do CPR2, engrossam ainda a lista o Renault Clio S1600 de Carlos Matos e o estreante Clio R3 de Manuel Inácio.

PROGRAMA

Sábado, 7 de Março

Partida/Póvoa de Lanhoso/Pódio   15h30

Reagrupamento/Póvoa de Lanhoso   15h35

PE 1 – Super Especial/Maria da Fonte (1,10 km) 15h43

Reagrupamento/Largo da Feira   15h50

Parque de Assistência/Largo da Feira (30m)  15h55

PE 2 – Arcas/Rendufinho 1 (6,40 km)  16h40

PE 3 – Serzedelo/Anissó 1 (6,86 km)  17h05

PE 4 – Arcas/Rendufinho 2    18h10

PE 5 – Serzedelo/Anissó 2    18h35

PE 6 – Super Especial/Terra de Ouro (2,60 km) 19h15

Parque de Assistência/Largo da Feira (45m)  19h25

Chegada/Parque Fechado    20h15

Domingo, 8 de Março

Partida/Póvoa de Lanhoso    08h45

Parque de Assistência/Vieira do Minho (10m) 09h10

PE 7 – Agra/Serradela 1 (13,63 km)  09h48

PE 8 – Salamonde/Serradela 1 (15,67 km) 10h25

PE 9 – Espindo/Agra 1 (15,95 km)   10h58

Reagrupamento/Vieira do Minho   11h40

Parque de Assistência/Vieira do Minho (30m) 11h52

PE 10 – Vieira do Minho 1 (1,40 km)  12h33

PE 11 – Agra/Serradela 2    13h02

PE 12 – Salamonde/Serradela 2   13h32

PE 13 – Espindo/Agra 2    14h00

Reagrupamento/Vieira do Minho   14h42

PE 14 – Vieira do Minho 2    14h55

Parque de Assistência/Vieira do Minho (20m) 15h05

Reagrupamento/Vieira do Minho   15h30

Chegada/Vieira do Minho    15h50

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado