Sébastien Loeb cinquentão?
Muitos acham o Rali de Chipre chato e lento, mas visto à distância, promete ser escaldante, até porque a prova encerra uma novidade há muito esquecida. As provas mistas, asfalto e terra. Lembram-se do tempo em que os Lancia 037 já iam na Póvoa e os Audi ainda na Freita? E na ‘descida’ os Audi no pódio do Estoril e os Lancia ainda em Coruche? Pois era assim…
Chipre explosivo
Três anos de abstinência não foram suficientes para afastar as recordações do Rali de Chipre: Em 2006, Dani Sordo caiu num buraco durante uma ligação; No ano anterior, François Duval e Mark Higgins viraram bombeiros quando os respectivos Xsara e Impreza foram consumidos pelas chamas; Em 2004, o calor derreteu a vitória da Peugeot, que alinhou com bombas de água ilegais nos seus carros; E em 2003 nove pilotos de fábrica perderam-se nas armadilhas da prova e engrossaram o preenchido livro de abandonos. Alguém acha que em 2009 o rali será monótono?
Asfalto a abrir
Com uma primeira etapa em asfalto, onde todos os pilotos do WRC e PWRC terão que usar pneus Pirelli de terra, e dois dias seguintes onde tudo voltará à normalidade, é fácil acreditar que as estratégias vão ser fundamentais na equação da vitória. Afastado está o cenário de um hipótético brilharete dos JWRC na primeira etapa pelo facto de poderem usar pneus de asfalto. Para evitar surpresas, a FIA decidiu que os S1600 que utilizem este tipo de pneus na ronda inaugural terão, depois, que os manter até final do rali. Opção impensável para um duas rodas motrizes, logo num terreno demolidor como as duas etapas finais do Rali de Chipre!
Teorias à parte, este será o rali onde Mikko Hirvonen deverá começar a recuperar a desvantagem de seis pontos para Sébastien Loeb, sob pena de atrasar-se em definitivo nas contas do título. Será fácil? Seguramente que não, tanto mais que o rival francês arranca com a motivação extra de poder chegar à meia centena de triunfos. Para além disso, Jari-Matti Latvala e Dani Sordo são dois ‘wild cards’ a ter debaixo de olho, principalmente o segundo homem da equipa Ford, que já provou ser um ‘osso duro de roer’ nos pisos de terra.
Infernal, mas menos
Tido como um evento tecnicamente muito exigente para as mecânicas, num constante desafio aos “intercoolers”, o Rali de Chipre poderá ser este ano disputado sob temperaturas mais amenas do que nas suas primeiras edições a contar para o Mundial. Mas que ninguém duvide: os enormes pedregulhos vão lá estar e mesmo com a Pirelli a produzir ‘pneus de ferro’, são esperadas muitas surpresas…
Rali de Chipre
Categorias WRC, PWRC e JWRC
Base Limassol
Piso Misto (asfalto e terra)
Último vencedor (WRC) Sébastien Loeb, Citroen Xsara WRC (2006)
WRC à partida 12
Especial maior Anadiou (40,54 km)
Especial menor Mylikouri (7,37 km)
Horário
Dia 1 (Sexta-feira, 13 de Março)
Partida (Limassol) 06h00
PE 1 Panagia 1 07h23
PE 2 Mylikouri 1 08h21
PE 3 Gerakies 1 08h46
Assistência (Limassol) 10h21
PE 4 Panagia 2 12h34
PE 5 Mylikouri 2 13h32
PE 6 Gerakies 2 13h57
Assistência (Limassol) 15h35
Dia 2 (Sábado, 14 de Março)
Partida (Limassol) 05h00
PE 7 Anadiou Dam 1 06h43
PE 8 Pano Panagia 07h11
PE 9 Orkontas 09h13
Assistência (Limassol) 11h09
PE 10 Xyliatos 13h17
PE 11 Kourdali 14h20
Assistência (Limassol) 16h18
Dia 3 (Domingo, 15 de Março)
Partida (Limassol) 06h00
PE 12 Foini 07h18
PE 13 Anadiou 09h49
PE 14, Anadiou Dam 2 10h02
Assistência (Limassol) 12h00
Nota: Hora portuguesa
Principais inscritos
WRC
Nº Piloto/Navegador Carro
1 Sébastien Loeb/Daniel Elena Citroen C4 WRC
2 Dani Sordo/Marc Marti Citroen C4 WRC
3 Mikko Hirvonen/Jari-Matti Latvala Ford Focus RS WRC08
4 Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila Ford Focus RS WRC08
5 Matthew Wilson/Scott Martin Ford Focus RS WRC08
6 Henning Solberg/Cato Menkerud Ford Focus RS WRC08
7 Evgeny Novikov/Dale Moscatt Citroen C4 WRC
8 Conrad Rautenbach/Daniel Barritt Citroen C4 WRC
9 Federico Villagra/Jorge Companc Ford Focus RS WRC08
11 Petter Solberg/Phil Mills Citroen Xsara
12 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia Citroen C4 WRC
14 Al Qassimi/Michael Orr Ford Focus WRC08
PWRC
133 Toshi Arai/Glenn Macneall Subaru Impreza 2007
139 Simone Campadelli/Danilo Fappani Mitsubishi Lancer Evo 9
146 Patrick Sandell/Emil Axelsson Skoda Fabia S2000
144 Nasser Al-Attiyah/Giovanni Bernacchini Subaru Impreza
147 Armindo Araújo/Miguel Ramalho Mitsubishi Lancer Evo 9
JWRC
31 Aaron Burkart/Michale Koelbach Suzuki Swift S1600
32 Michal Kosciuszko/Maciek Szczpaniak Suzuki Swift S1600
38 Martin Prokop/Jan Tomanek Citroen C2 S1600
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