Open de Ralis prossegue em Barcelos
O Open de Ralis está de regresso para mais uma jornada, a terceira do ano que, como é usual, é ainda pontuável para os Campeonatos de Portugal Júnior de Ralis e Clássicos – Ralis, bem como para o Campeonato Regional de Ralis Norte (VSH).
Com a organização a cargo do Clube Automóvel do Minho, o Rali de Barcelos apresenta vasta lista de inscritos, uma das mais longas da época até ao momento, com as 82 equipas que responderam à chamada a deixarem antever muita competitividade de início a fim da prova, bem como em todo o pelotão.
Com o Campeonato ainda nos momentos iniciais, as mudanças de posições na frente são uma forte possibilidade, mas a verdade é que o Campeão em título Pedro Peres (Ford Escort RS Cosworth) conta já com interessante vantagem. Com mais oito pontos que Frederico Ferreira (Ford Escort), líder da classificação do Campeonato de Portugal de Clássicos – Circuitos e dos H81, Peres pode encarar a prova com alguma tranquilidade no que se espera ser mais uma jornada em busca da vitória por parte do homem do Ford Escort RS Cosworth.
Mas as verdadeiras emoções em termos de lutas do Open de Ralis esperam-se precisamente no que respeita ao segundo posto. Ferreira ocupa, como já se referiu, a posição, mas com parca margem de um ponto sobre Armindo Neves (Hyundai Coupé Kit Car) e dois sobre o líder do Campeonato Regional de Ralis Norte Luís Mota (Mitsubishi Lancer Evo IV). Mas se três pilotos na contenda pelo segundo posto não fosse o bastante, pode ainda contar-se com Nuno Pina (Peugeot 206 GTI), isto apesar do piloto estar um pouco mais distante, mais concretamente a sete pontos de Ferreira.
Despiques animados nos Clássicos
Mas como sempre acontece com as rondas desta competição, não só de Open de Ralis se faz a prova. No que toca ao Campeonato de Portugal de Clássicos – Ralis também se esperam animados despiques. Aqui, Frederico Ferreira defende a liderança com mais seis pontos que o rival mais directo, António Freitas (Ford Escort MIK II), enquanto este conta com tarefa dura, não estivesse envolvido em mais que uma frente de luta. Não só detém apenas mais um ponto que o terceiro da geral dos Clássicos, Vítor Torres (Ford Escort RS 2000), como está também em luta directa com este pela liderança dos H74 (estão empatados com 37 pontos), bem como com André Pimenta no Campeonato Júnior, também aqui em igualdade pontual com o líder. Olhando agora às restantes categorias dos Clássicos, Carlos Neves (Datsun 1200) lidera tranquilo a classificação dos H71, enquanto Frederico Ferreira não terá problemas em manter a primeira posição na tabela dos Clássicos 81. Isto porque, mesmo que fique a zeros, com 23 pontos que Aníbal Rolo (Renault 5 Turbo) nunca poderá descer na tabela.
‘Júniores’ empatados
Apontando agora baterias ao Campeonato de Portugal Júnior de Ralis deparamo-nos com o que se espera ser mais um emocionante duelo. Como já se aflorou, André Pimenta lidera esta tabela pontual reservada ao mais jovens, mas tal facto deve-se apenas a contar com uma vitória contra dois segundos postos de António Freitas, já que ambos se encontram empatados com 16 pontos. Com este conjunto de resultados, e com Francisco Grilo (Citroën C2), terceiro classificado depois de ter ganho a última prova, torna-se difícil apostar em vencedores, mas se Freitas mantiver a regularidade que tem apresentado, então poderemos presenciar algumas mudanças na frente da tabela. Mais atrás, esperada luta ainda entre os restantes classificados, com três pontos a separar o quarto do sétimo classificados.
Terceira prova Regional de Ralis Norte (VSH)
A fechar, a incontornável referência ao Regional que acompanha todas as rondas do Open de Ralis, desta feita o Campeonato Regional de Ralis Norte (VSH). Tratando-se também da terceira tirada da época, Luís Mota apresenta-se à prova do CAM como o homem a bater. Com mais 12 pontos que Júlio Bastos (BMW M3), o piloto do Lancer Evo IV não deverá ter dificuldades em manter a liderança, ainda para mais quando o seu mais directo rival terá de prestar muita atenção aos intentos de Firmino Peixoto (Citroën AX), que segue em terceiro a dois meros pontos, bem como António Oliveira (Peugeot 205 GTI), quarto a quatro pontos da segunda posição.
Com todos estes ingredientes é difícil esperar outra coisa que não uma jornada repleta de emoções, ainda para mais porque o Clube Automóvel do Minho apresenta como proposta um total de 125,06 km, dos quais 47,88 serão disputados ao cronómetro ao longo de sete Classificativas. Tendo por base o Estádio Cidade de Barcelos, a prova tem o início marcado para as 21 horas de sexta-feira, dia 13 de Março, com a realização da Especial Barcelos 1. Sábado vê as actividades estenderem-se entre as 8h58, hora de partida para a segunda Classificativa, e as 17h04, hora marcada para a cerimónia de pódio.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI