GUIA DO ESPECTADOR – Rali de Portugal
Sempre que possível, colocaremos aqui imagens em video dos locais, do ponto de vista do espectador, que ajudem a perceber o que se irá encontrar a partir do dia 2 de Abril.
Para já, aqui fica o mapa geral do rali, complementado com os horários da prova e a localização das zonas espectáculo, com uma descrição sumária do que é cada uma das zonas.
A informação detalhada dos troços, bem como das zonas espectáculo será aqui colocada nos próximos dias. Fique atento! Paralelamente a AutoSport irá dar à estampa um Mini-Guia, de modo a poder levar consigo toda a informação mais importante, compilada de modo a ser útil para o acompanhamento do rali.
5ª Feira, 2 de Abril
1º DIA/1ª SECÇÃO
Estádio Algarve/Estádio Algarve
Partida Km 16h45m
1ª PE Estádio Algarve 1 2,21 km 16h50m
Chegada 17h00m
6ª Feira, 3 de Abril
1º DIA/2ª SECÇÃO
Estádio Algarve/Estádio Algarve
Assistência 09h00m
2ª PE Ourique 1 23,42 km 10h15m
3ª PE Silves 1 21,54 km 11h12m
4ª PE Malhão 1 22,04 km 11h55m
Assistência 13h30m
1º DIA /3ª SECÇÃO
Estádio Algarve/Estádio Algarve
5ª PE Ourique 2 23,42 km 15h00m
6ª PE Silves 2 21,54 km 15h57m
7ª PE Malhão 2 22,04 km 16h40m
Assistência 18h00m
Sábado, 4 de Abril
2º DIA/4ª SECÇÃO
Estádio Algarve/Estádio Algarve
Assistência 08h40m
8ª PE Santa Clara 1 22,61 km 09h55m
9ª PE Almodôvar 1 27,18 km 10h30m
10ª PE Vascão 1 22,80 km 11h40m
Assistência 13h20m
2º DIA /5ª SECÇÃO
Estádio Algarve/Estádio Algarve
11ª PE Santa Clara 2 22,61 km 14h50m
12ª PE Almodôvar 2 27,18 km 15h25m
13ª PE Vascão 2 22,80 km 16h25m
Assistência 18h00m
Domingo, 5 de Abril
3º DIA /6ª SECÇÃO
Estádio Algarve/Estádio Algarve
Assistência 08h50m
14ª PE Loulé 1 22,65 km 07h50m
15ª PE S. Brás de Alportel 1 16,23 km 08h45m
3º DIA /7ª SECÇÃO
Estádio Algarve/Estádio Algarve
Assistência 10h01m
16ª PE Loulé 2 22,65 km 11h16m
18ª PE S. Brás de Alportel 2 16,23 km 12h11m
Assistência 13h15m
19ª PE Estádio Algarve 2 2,21 km 14h00m
Chegada Estádio Algarve 14h10m
SHAKEDOWN – ZE S.1
5ª feira, 2 de Abril
08.00h / 13.00h
Vale de Judeu – Loulé
37º 07′ 34″ N – 08º 04′ 20″ O
Depois de uma recta com alguma extensão e onde os concorrentes atingem elevada velocidade, surge uma zona com uma esquerda de ataque espectacular e uma direita mais problemática, uma vez que a estrada estreita de forma considerável.
Visibilidade – 2 Espectacularidade – 2 Acessos – 2
SHAKEDOWN – ZE S.2
37º 07′ 26″ N – 08º 04′ 50″ O
Zona essencialmente caracterizada por uma curva à esquerda muito larga e comprida, permitindo um ataque bastante rápido, com o carro a rodar de traseira e a frente bem amarrada à berma do lado interior, seguindo-se uma pequena recta para uma curva à esquerda algo problemática à saída do túnel sob a A22, que proporcionará uma travagem muito espectacular. A principal limitação é a reduzida visibilidade
Visibilidade – 1 Espectacularidade – 2 Acessos – 1
SHAKEDOWN – ZE S.3
37º 07′ 08″ N – 08º 24′ 26″ O
Percurso com piso irregular, não muito largo, com uma descida rápida que termina num cruzamento à esquerda, com uma travagem forte, certamente a ditar diferenças em termos de andamento. Zona com visibilidade escassa.
Visibilidade – 1 Espectacularidade – 1 Acessos – 3
OURIQUE – ZE 2.1 (Cismalhas)
37º 26′ 04″ N – 08º 16′ 38″ O
Zona de grande visibilidade, com uma subida interessante e um planalto muito rápido, com colocação perfeita dos espectadores
Visibilidade – 3 Espectacularidade – 2 Acessos – 1
OURIQUE – ZE 2.2 (Medronheira)
37º 26′ 39″ N – 08º 15′ 27″ O
Zona de grande espectáculo, com um cruzamento a 90º seguido de uma descida muito rápida com um anfiteatro natural de grandes dimensões que permite uma grande comodidade aos espectadores
Visibilidade – 2 Espectacularidade – 3 Acessos – 2
OURIQUE – ZE 2.3 (Prox. da A2)
37º 26′ 56″ N – 08º 13′ 23″ O
Com a A2 como cenário de fundo, esta zona espectáculo acaba por ter duas áreas diferentes: na primeira, os concorrentes, acabados de passar sobre a auto-estrada, atacam uma curva muito rápida para a esquerda, seguida de um topo que dá acesso a uma zona mais estreita. Depois, a segunda área é rápida e estreita, com uma direita e duas esquerdas bastante interessantes.
Visibilidade – 2 Espectacularidade – 3 Acessos – 2
OURIQUE – ZE 2.4 (Montinho de Góis)
37º 26′ 49″ N – 08º 12′ 56″ O
Zona a descer, com um cruzamento em gancho à direita. Visibilidade curta no interior da curva, melhora quando o espectador se colocar do lado exterior, ainda que fique mais longe da acção…
Visibilidade – 1 Espectacularidade – 1 Acessos – 2
OURIQUE – ZE 2.5 (Fontainhas)
37º 24′ 99″ N – 08º 14′ 92″ O
Área de grande visibilidade, que corre igualmente perto da A2, com uma subida interessante que termina numa sequência esquerda-direita para asfalto que dá acesso ao túnel que passa sob a auto-estrada, num local que promete um excelente espectáculo.
Visibilidade – 2 Espectacularidade – 3 Acessos – 3
SILVES – ZE 3.1 (Boião)
37º 21′ 53″ N – 08º 18′ 40″ O
Zona de excelente visibilidade, num anfiteatro natural, numa parte do troço muito rápida embora sem grandes motivos de interesse em termos espectaculares
Visibilidade – 3 Espectacularidade – 1 Acessos – 1
SILVES – ZE 3.2 (Azilheira)
37º 22′ 42″ N – 08º 16′ 50″ O
Descida num piso bastante duro e irregular para um cruzamento à direita a 90º, que promete uma travagem fortíssima, que será interesante de seguir para o público que se colocar do lado de dentro do percurso. Esta zona dispõe ainda de uma bolsa para espectadores mais distante do percurso, mas com a vantagem de ter maior visibilidade.
Visibilidade – 2 Espectacularidade – 2 Acessos – 2
SILVES – ZE 3.3 (Vale Fontes de Cima)
37º 20′ 53″ N – 08º 15′ 07″ O
Com uns acessos ligeiramente melhores e esta zona teria nota máxima a tudo. Estamos perante uma fase do troço em que os concorrentes, depois de passarem sob a A2, têm uma descida ligeira muito larga e rápida, que termina num gancho “de tudo para trás”, com uma aproximação que deverá fazer as delícias dos presentes!
Visibilidade – 3 Espectacularidade – 3 Acessos – 2
MALHÃO – ZE 4.1 (Águas Frias de Baixo 1)
37º 19′ 02″ N – 08º 13′ 36″ O
Poucos metros volvidos sobre o arranque para a classificativa surge a primeira zona de espectáculo, numa estrada larga e com gravilha, muito rápida, para o ataque a uma curva à esquerda em cruzamento de 90º que promete bastante espectáculo, uma vez que os concorrentes chegam muito depressa à travagem.
Visibilidade – 3 Espectacularidade – 2 Acessos – 2
MALHÃO – ZE 4.2 (São Barnabé 1)
37º 20′ 37″ N – 08º 11′ 01″ O
Zona verdadeiramente espectacular, em que é possível observar a evolução dos concorrentes ao longo de quase um quilómetro de troço: primeiro numa descida com muita condução mas algo distante dos espectadores; depois e já perto dos adeptos, os carros entram numa zona a subir, que termina num cruzamento em gancho para a direita.
Visibilidade – 3 Espectacularidade – 3 Acessos – 2
MALHÃO – ZE 4.3 (Águas Frias de Baixo 2)
37º 20′ 07″ N – 08º 09′ 38″ O
Trata-se de uma zona que tem na visibilidade o seu ponto forte, sobretudo pelo que os espectadores podem observar depois dos carros passarem pelo local onde eles se encontram. Aí estamos a falar de um sector pouco interessante em termos de condução. Mas depois a vista delicia-se…
Visibilidade – 3 Espectacularidade – 2 Acessos – 2
MALHÃO – ZE 4.4 (São Barnabé 2)
37º 20′ 40″ N – 08º 09′ 46″ O
Local muito interessante a subir, com uma aproximação muito rápida, de gande condução, e uma travagem fortíssima para um gancho à direita, a partir do qual a estrada estreita.
Visibilidade – 3 Espectacularidade – 3 Acessos – 2
MALHÃO – ZE 4.5 (Corvais)
37º 20′ 02″ N – 08º 05′ 53″ O
Zona estreita entre árvores, que termina num cruzamento em gancho para a direita, com pouca visibilidade e a prometer pouco espectáculo em termos de condução.
Visibilidade – 1 Espectacularidade – 1 Acessos – 2
SANTA CLARA – ZE 8.1 (Alcarialta)
37º 29′ 07″ N – 08º 13′ 36″ O
Local de excelente visibilidade numa zona com uma aproximação muito rápida, numa estrada estreita de bom piso, algo acidentada, com algumas lombas interessantes, terminando numa esquerda rápida e larga, mas sem ser muito espectacular.
Visibilidade – 3 Espectacularidade – 2 Acessos – 2
SANTA CLARA – ZE 8.2 (Montinho de Góis)
37º 26′ 57″ N – 08º 12′ 47″ O
Zona de boa visibilidade, com uma aproximação muito rápida a uma esquerda longa, a enrolar e a subir, que promete bons momentos de espectáculo, sobretudo para os mais rápidos.
Visibilidade – 2 Espectacularidade – 2 Acessos – 2
SANTA CLARA – ZE 8.3 (Santinha)
37º 27′ 45″ N – 08º 11′ 10″ O
Outra das zonas espectáculo da prova a merecer nota máxima em todos os items. Local de grande visibilidade, a prometer grande espectáculo, com a aproximação muito rápida numa estrada muito larga a um cruzamento à direita em gancho, em que a travagem e a colocação do carro deverá levar os espectadores ao rubro…
Visibilidade – 3 Espectacularidade – 3 Acessos – 3
ALMODOVAR – ZE 9.1 (Maricota)
37º 27′ 22″ N – 08º 06′ 07″ O
Aproximação muito rápida a um “topo cego” com um cruzamento à direita, numa curva muito larga, com uma árvore na trajectória de saída a refrear alguns “ânimos”… Visibilidade interessante numa ZE que continua por uma pequena recta a que se segue uma direita entre dois taludes com um topo interessante, a descompensar os carros.
Visibilidade – 2 Espectacularidade – 2 Acessos – 2
ALMODOVAR – ZE 9.2 (Corte das Cruzes)
37º 25′ 34″ N – 08º 08′ 36″ O
Local com duas colocações possíveis: no primeiro, a zona tem boa visibilidade mas o índice espectacular é baixo, numa recta em que os carros passam a fundo num estradão muito largo; no segundo, o nível espectacular aumenta, com uma esquerda muito rápida a que se segue uma longa recta.
Visibilidade – 2 Espectacularidade – 1 Acessos – 2
ALMODOVAR – ZE 9.3 (Brunheira)
37º 24′ 31″ N – 08º 07′ 00″ O
Zona muito larga num estradão muito rápido, com um topo em frente para uma forte travagem para um cruzamento à esquerda, em que o percurso estreita bastante, exigindo muita condução.
Visibilidade – 2 Espectacularidade – 2 Acessos – 2
ALMODOVAR – ZE 9.4 (Pé da Ladeira)
37º 25′ 04″ N – 08º 06′ 12″ O
No final de uma descida acentuada, ao longo da qual as câmaras da RTP estarão a levar a todo o País a acção dos concorrentes, surge uma zona com uma ponte sobre um ribeiro com uma esquerda interessante, apesar da fraca visibilidade.
Visibilidade – 1 Espectacularidade – 1 Acessos – 1
ALMODOVAR – ZE 9.5 (Loiçana)
37º 26′ 35″ N – 08º 05′ 22″ O
Zona interessante, com uma aproximação espectacular e muito rápida a um cruzamento à direita que conduz a uma fase de percurso mais estreito, com uma travagem forte.
Visibilidade – 2 Espectacularidade – 2 Acessos – 2
ALMODOVAR – ZE 9.6 (Cidadãos)
37º 25′ 43″ N – 08º 04′ 13″ O
Local situado numa fase plana da classificativa mas muito rápida, com visibilidade reduzida, com uma curva à direita também muito rápida e espectacular, a exigir muita condução.
Visibilidade – 1 Espectacularidade – 2 Acessos – 1
VASCÃO – ZE 10.1 (Monte Novo)
37º 24′ 49″ N – 07º 57′ 11″ O
Ainda nos primeiros quilómetros do troço, trata-se de uma fase bastante rápida e a descer, no ataque a um cruzamento em gancho à esquerda com guardas de ponte à saída, a que os pilotos terão de prestar atenção. Visibilidade reduzida mas espectáculo assegurado na travagem…
Visibilidade – 1 Espectacularidade – 2 Acessos – 2
VASCÃO – ZE 10.2 (Monte Branco do Vascão)
37º 24′ 51″ N – 07º 54′ 27″ O
Fase de grande espectáculo do troço, com uma aproximação muito rápida a um gancho para a direita de grande dificuldade de ataque, já que a estrada estreita imenso. A ZE prolonga-se depois por uma descida estreita, com grande visibilidade, que termina numa direita muito traiçoeira.
Visibilidade – 2 Espectacularidade – 3 Acessos – 2
VASCÃO – ZE 10.3 (Corte de Ouro)
37º 20′ 55″ N – 07º 56′ 17″ O
Zona interessante, de boa visibilidade, com um topo em asfalto seguido de uma descida, passando logo a seguir a piso de terra num cruzamento à direita, numa curva larga e de grande espectáculo
Visibilidade – 2 Espectacularidade – 2 Acessos – 2
LOULÉ – ZE 14.1 (Sarnadinha)
37º 18′ 50″ N – 08º 00′ 47″ O
Anfiteatro natural mas separado do percurso da prova por um ribeiro, com os espectadores relativamente longe da acção. Trata-se de uma recta que acaba num cruzamento à direita, com visibilidade curta sobre a evolução dos concorrentes.
Visibilidade – 1 Espectacularidade – 1 Acessos – 1
LOULÉ – ZE 14.2 (Barranco)
Zona com algum interesse, com uma esquerda e uma direita muito rápidas a descer, a que se segue uma fase de boa visibilidade.
Visibilidade – 2 Espectacularidade – 2 Acessos – 1
LOULÉ – ZE 14.3 (Cortelha)
37º 15′ 51″ N – 07º 58′ 47″ O
Estamos perante duas zonas numa só. A primeira é uma passagem terra/asfalto/terra com um gancho à esquerda no regresso à esquerda, onde uma vala poderá refrear um pouco os ânimos dos pilotos. Estamos nas vizinhanças de uma lixeira e o cheiro que anda no ar não é o mais agradável. Vá prevenido… A segunda zona é adjacente à pista de motocross da Cortelha, ligeiramente a subir, com a estrada a alargar e com uma esquerda bastante rápida
Visibilidade – 2 Espectacularidade – 2 Acessos – 3
LOULÉ – ZE 14.4 (EN2)
37º 16′ 18″ N – 07º 57′ 50″ O
Como a sua designação deixa entender, estamos num local em que os concorrentes quase tocam a mítica EN2, numa estrada a descer, de reduzida visibilidade, com uma curva à esquerda muito redonda, certamente a causar bom espectáculo à sua saída.
Visibilidade – 1 Espectacularidade – 2 Acessos – 3
S. BRÁS DE ALPORTEL – ZE 15.1 (Águas de Tábuas)
37º 13′ 18″ N – 07º 50′ 01″ O
Zona de enorme visibilidade, em que se pode assistir à evolução dos concorrentes ao longo de mais de um quilómetro, numa descida espectacular e com muita condução. Depois de atravessarem uma linha de água, os pilotos entram na subida que dá acesso à ZE, numa sequência esquerda/direita interessante. Acesso apenas aconselhável a motos ou 4×4.
Visibilidade – 3 Espectacularidade – 3 Acessos – 1
S. BRÁS DE ALPORTEL – ZE 15.2 (Bico Alto)
37º 12′ 29″ N – 07º 50′ 39″ O
Fase interessante da classificativa, com os concorrentes a surgirem à saída de um topo à direita para uma ligeira descida, com uma sequência esquerda/direita muito rápida e uma longa recta com grande visibilidade.
Visibilidade – 2 Espectacularidade – 2 Acessos – 2
S. BRÁS DE ALPORTEL – ZE 15.3 (Cova da Muda)
37º 12′ 43″ N – 07º 53′ 40″ O
Sem dúvida uma das melhores ZE do rali, numa parte do troço que cruza uma estrada municipal de asfalto, com excelente visibilidade, com uma fase muito rápida antes do miradouro e do asfalto, para continuar a subir espectacular, sempre rápida, com uma esquerda de grande recorte.
Visibilidade – 3 Espectacularidade – 3 Acessos – 3
S. BRÁS DE ALPORTEL – ZE 15.4 (Menta)
37º 12′ 54″ N – 07º 54′ 42″ O
Zona em planalto com boa visibilidade e muito espaço para o público, com uma fase muito rápida do troço, em que se pode assistir a uma direita de grande espectáculo para esquerda em que a estrada estreita ligeiramente.
Visibilidade – 2 Espectacularidade – 2 Acessos – 1
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