RALI DE PORTUGAL: ‘detalhe’ PE OURIQUE

Por a 16 Março 2009 22:30

O troço de Ourique tem este ano uma nova versão, e embora seja igual aos anos anteriores, até um pouco mais de metade do seu percurso. Já os últimos 10 km nunca foram utilizados. É uma especial que os adeptos identificam com facilidade, já que o ‘famoso’ salto que se pode ver no seguinte link: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/67669

, se bem que a organização não prevê qualquer zona espectáculo pois o local não tem acessos. É também o troço onde se vêem imensas fotos feitas num gancho à esquerda com casas por trás. Ver link: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/67751

Disputa-se na 6ª Feira, 3 de Abril, tem 23,42 km, e realiza-se às 10h15m (1ª passagem) e 15h00m (2ª passagem).

Conheça as Zonas espectáculo:

OURIQUE – ZE 2.1 (Cismalhas)

37º 26′ 04″ N – 08º 16′ 38″ O

Zona de grande visibilidade, com uma subida interessante e um planalto muito rápido, com colocação perfeita dos espectadores. Quem estiver na primeira parte da ZE1 consegue apenas ver parte da subida íngreme desde o lugar de Cimalhas até ao alto, antes dos concorrentes passarem mesmo à nossa frente. O público nesta parte consegue ver cerca de 500 metros de troço.

 

Na segunda parte da ZE a visão é melhor pois consegue-se ver a subida desde o lugar de Cismalhas, e ainda um pouco para além da ZE. Há ainda depois caso haja pó o rasto dos carros durante alguns quilómetros, pois este é um ponto alto. Consegue-se ver os carros durante 600/700 metros de troço nas imediações da ZE, desde que se esteja num ponto mais elevado.

 

Quanto ao estacionamento, a organização aconselha o uso de 4×4 mas, caso não chova muito, passa-se bem com carros normais desde que não demasiado baixos ou pesados.

Visibilidade – 3

Espectacularidade – 2 

Acessos – 1

OURIQUE – ZE 2.2 (Medronheira)

37º 26′ 39″ N – 08º 15′ 27″ O

Zona de grande espectáculo, com um cruzamento a 90º seguido de uma descida muito rápida com um anfiteatro natural de grandes dimensões que permite uma grande comodidade aos espectadores.

RALI DE PORTUGAL: 'detalhe' PE OURIQUE

RALI DE PORTUGAL: 'detalhe' PE OURIQUE

Esta é uma ZE muito conhecida, quem estiver mesmo primeiro cuzamento, tem visão mais limitada, apenas do cruzamento de 90 graus à direita, mas é mais espectacular, pois os carros vêem muito depressa e a travagem para o cruzamento é digna de se ver, especialmente em WRCs.

Quanto à segunda parte da ZE, vê a descida toda a seguir ao cruzamento, muito rápido, e o fundo uma direita média rápida, seguida duma pequena recta e um gancho muito largo à esquerda, do qual só é possível ver a entrada, pois a saída já está tapada pelo talude, a não ser que o público esteja por cima, e aí vê tudo. Vá cedo e instale-se!

Quanto ao acesso a estrada é larga e boa, apesar de ser de terra. Há muito espaço para estacionar, mas convém inverter a marcha e ficar logo virado para a saída. Não lhe será permitido estacionar mal, porque este acesso é uma saída de emergência e a GNR irá controlar o estacionamento.

Visibilidade – 2.3

Espectacularidade – 3

Acessos – 2

OURIQUE – ZE 3 (Prox. da A2)

37º 26′ 56″ N – 08º 13′ 23″ O

Com a A2 como cenário de fundo, esta zona espectáculo acaba por ter duas áreas diferentes: na primeira, os concorrentes, acabados de passar sobre a auto-estrada, atacam uma curva muito rápida para a esquerda, seguida de um topo que dá acesso a uma zona mais estreita. Depois, a segunda área é rápida e estreita, com uma direita e duas esquerdas bastante interessantes. É, contudo, uma zona muito rápida e algo desinteressante, com muito topos que tapam a visibilidade. Se ficar num ponto mais alto será bem mais engraçado.

Visibilidade – 2.4 

Espectacularidade – 3 

Acessos – 2

OURIQUE – ZE 2.4 (Montinho de Góis)

37º 26′ 49″ N – 08º 12′ 56″ O

Zona a descer, com um cruzamento em gancho à direita. Visibilidade curta no interior da curva, melhora quando o espectador se colocar do lado exterior, ainda que fique mais longe da acção. Quem estiver na zona exterior do gancho (na estrada de acesso) vê a aproximação do gancho e ainda toda a parte depois. Quem estiver na elevação do interior vê o gancho e ainda parte do percurso que se segue. O acesso para estas duas zonas é cinco estrelas! A primeira parte, a partir de Santa-Clara-a-Nova é em asfalto, e quando entrar em terra, sinta ‘um’ Loeb, já que está no troço de Santa Clara que se realiza na segunda etapa, mas ao contrário. Aproveite apra ficar a saber parte do que os pilotos vão encontrar no dia  seguinte, mas ao contrário!

Visibilidade – 1 

Espectacularidade – 1 

Acessos – 2

OURIQUE – ZE 2.5 (Fontainhas)

37º 24′ 99″ N – 08º 14′ 92″ O

Área de grande visibilidade, que corre igualmente perto da A2, com uma subida interessante que termina numa sequência esquerda-direita para asfalto que dá acesso ao túnel que passa sob a auto-estrada, num local que promete um excelente espectáculo. Quanto ao acesso é em alcatrão com duas faixas não deve haver grandes problemas com trânsito.

Visibilidade – 2 

Espectacularidade – 3 

Acessos – 3

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado