Mikko Hirvonen terminou primeiro dia na frente
Foi uma etapa cheia de incidentes e pequenas surpresas, que começou logo nos primeiros metros do dia, quando Sébastien Loeb cometeu um excesso e perdeu 25 segundos para os seus adversários. Pouco depois, foi Jari-Matti Latvala a despistar-se de forma violenta, capotando diversas vezes ao longo de 150 metros, destruindo o Ford Focus WRC. Na frente ficou, então, Mikko Hirvonen, que conseguiu passar incólume aos duros troços da tarde para terminar o dia na liderança.
Mas, ao contrário de ralis anteriores em que Sébastien Loeb chega ao final do primeiro dia já com uma boa vantagem, os primeiros lugares estão todos muito próximos entre si. O segundo é, agora, Dani Sordo, que conseguiu recuperar o segundo posto na última especial do dia, Malhão 2, face a Marcus Gronholm, que perdeu duas posições ao longo desta especial.
A completar os lugares de pódio encontra-se Sébastien Loeb, que não tem tido vida fácil para se aproximar dos da frente, embora esteja apenas a 3 segundos de Sordo e a 18 de Hirvonen. Um dos pontos de interesse deste rali foi saber como se iria apresentar o regressado Marcus Gronholm.
E, ao volante de um Subaru Impreza preparado pela Prodrive, Gronholm tem demonstrado que quem sabe nunca esquece, sendo consistentemente um dos mais rápidos, chegando mesmo a ocupar o segundo posto na parte da tarde. Contudo, dificuldades na última especial para ultrapassar um dos pilotos atrasados e também com um amortecedor, fizeram-no cair para quarto, a 25,9s.
Logo atrás aparece Petter Solberg, com um Citroën Xsara WRC, a 42,2s do líder, demonstrando que também pode lutar por um dos lugares do pódio. Sébastien Ogier é o sexto, ao passo que Matthew Wilson ficou em sétimo. Evgeny Novikov ficou em oitavo, à frente de Henning Solberg e de Mads Ostberg.
No JWRC, Michal Kosciuszo, com um Suzuki Swift S1600, lidera com 41s de vantagem sobre Yoann Bonato, noutro carro da Suzuki.
Classificação da primeira etapa:
1. Mikko HIRVONEN 1:24:12.6
2. Dani SORDO +15.0
3. Sébastien LOEB +18.0
4. Marcus GRONHOLM +25.9
5. Petter SOLBERG +42.2
6. Sébastien OGIER +1:04.0
7. Matthew WILSON +1:14.6
8. Evgeny NOVIKOV +1:33.7
9. Henning SOLBERG +1:33.8
10. Mads OSTBERG +2:42.1
11. Conrad RAUTENBACH +3:38.9
12. Federico VILLAGRA +4:02.4
13. Armindo ARAÚJO +8:02.1
14. Eyvind BRYNILDSEN +8:33.9
15. Andis NEIKSANS +10:01.0
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI