Quem paga a Kimi Raikkonen em 2011?
O finlandês sabia bem, quando rumou ao WRC, que só a partir do terceiro ano é que poderia sonhar com as vitórias e vê 2011 como um ano de consolidação dos seus progressos, depois de ter cometido diversos erros na temporada corrente, enquanto ia aprendendo os rudimentos da disciplina.
Para Raikkonen, passar mais um ano sem triunfos não é um problema, pois desde o início deste programa que se tinha preparado para sofrer em 2010 e 2011, mas o futuro do finlandês não está apenas nas suas mãos e foi para preparar todas as eventualidades que Steve e David Roberston, os seus representantes, abriram negociações com a Renault.
17 milhões da Ferrari só até o fim de 2010
O principal problema que se coloca à manutenção de Raikkonen nos ralis é o pagamento do seu programa com o Júnior Team da Citroën em 2011. Este ano o nórdico recebeu um salário simbólico da Red Bull, porque tinha uma indemnização de 17 milhões de euros a receber da Ferrari por não cumprimento do contrato que tinha para 2010.
Ou seja, a Scuderia está a pagar quase um milhão e meio de euros por mês a Raikkonen, enquanto este corre com as cores da Red Bull nos ralis, mas os italianos só têm de continuar a pagar até ao final deste ano, pois não havia contrato válido entre as partes para 2011.
Se a Red Bull pagou na íntegra à Citroën pelos custos do programa de Raikkonen nos ralis, não parece nada inclinada em pagar-lhe um salário compatível com os seus hábitos para a próxima temporada. Como o finlandês não parece, também, interessado em correr de graça, a Red Bull e a Citroën estão a tentar encontrar uma forma de, em conjunto, lhe garantir um salário que seja aceitável para o ex-Campeão do Mundo, mas ainda parecem longe de poder satisfazer as suas exigências.
Acresce que o inevitável Dr. Marko já veio a terreiro dizer que Raikkonen estava a desiludir a Red Bull – provavelmente mais pela não participação em ações promocionais do que pelos resultados modestos que tem alcançado – o que é sempre um sinal de que Mateschitz está a repensar o investimento feito na carreira de piloto de ralis do nórdico
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