Sébastien Loeb imparável na frente; Armindo Araújo isolado no PWRC

Por a 1 Outubro 2010 17:51

A jogar em casa e certamente motivado para obter o seu sétimo título no Mundial de Ralis, Loeb iniciou a sua participação no Rali de França ao ataque logo na fase inicial, começando desde logo a abrir uma boa vantagem sobre todos os seus rivais. Ainda assim, a deterioração do estado dos pisos (em especial a última do dia) fez-se sentir, elevando as dificuldades para os pilotos com o líder do campeonato a admitir que “estou feliz por terminar esta especial [PEC 8/Grand Ballon], porque estava em muito mau estado”.

Para o segundo dia, Loeb dispõe agora de 22,7 segundos de vantagem sobre Dani Sordo, com este a escalar a tabela ao longo da tarde. O espanhol, que chegou a estar em quarto de manhã, elevou o seu ritmo nas segundas rondas, passando Petter Solberg primeiro e Sébastien Ogier depois, parecendo querer mostrar a sua rapidez em asfalto.

“Tem sido uma boa luta, bastante renhida. Os tempos do Jari-Matti Latvala são muito rápidos e não percebo. Os troços estão muito sujos, talvez ele seja bom nestas condições”, afirmou Sordo no final da especial número 8, última do dia, ganha por Latvala. Ogier é o terceiro (a menos de três segundos de Sordo), dispondo de 16,2 segundos de vantagem de Latvala, que tem sido o único piloto capaz de se intrometer no meio dos Citroën.

O finlandês tem conseguido dar alguma luta com o seu Ford Focus WRC aos homens da Citroën, conseguindo mesmo passar Petter Solberg no último troço do dia, relegando o norueguês para o quinto posto. A coroar o bom primeiro dia de Latvala, este ficou com o triunfo na última especial. Mikko Hirvonen tem estado fora do ritmo, até mesmo do seu colega de equipa, sendo o sexto classificado da geral, com o finlandês a cometer diversos erros ao longo do dia que o fizeram perder mais tempo. Kimi Raikkonen ocupa o sexto lugar, com o antigo piloto de F1 a rodar isolado na sua posição.

Um dos azarados da última especial foi Frygies Turan, que ao volante do datado Peugeot 307 WRC, havia dado boa conta de si ao longo deste primeiro dia (era oitavo à entrada da oitava especial), ficou parado no último troço, perdendo diversos lugares. Com isso, Federico Villagra ascendeu a oitavo, com Matthew Wilson e Ken Block logo atrás. Para o norte-americano, a entrada no top 10 acaba por ser um bom resultado tendo em conta o seu desconhecimento dos troços.

Armindo Araújo lidera confortavelmente 

Na categoria de Produção (PWRC), Armindo Araújo completou o primeiro dia com uma confortável vantagem para os demais competidores, mesmo com um carro em que as afinações estavam mais adequadas para pisos molhados. “Estou a liderar, apesar da afinação do carro não ser a melhor. O último troço foi simplesmente dramático, sem qualquer aderência, mas estou aqui e satisfeito”, afirmou o português no final do troço. Na geral do PWRC dispõe de 59,2 segundos de avanço sobre Anders Grondal, segundo melhor, depois de Hayden Paddon ter perdido imenso tempo no último troço, descendo de segundo para décimo. Barroso Pereira não terminou este primeiro dia, devido a problemas mecânicos no seu Subaru, prevendo-se que possa regressar amanhã no formato Superally.

Também Bernardo Sousa conta com um final de tarde bastante aziago, com o piloto do Ford Fiesta S2000 a perder imenso tempo na penúltima especial do dia, fruto de um toque com alguma violência que danificou a roda traseira esquerda do seu carro. O piloto vinha a efetuar bons tempos, registando o sexto lugar à entrada da sétima classificativa.  A categoria é liderada por Eynid Brynildsen, com 4,6 segundos de avanço sobre Patrick Sandell. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado