Victor Calisto regressa aos Ralis
Victor Calisto despediu-se há três anos dos ralis mas a verdade é que o ‘bichinho’ continuou a ‘morder’, e o desfecho foi inevitável. Após 32 anos de carreira interrompida em 2007 eis que a Calisto Corse Equipe, o Citroën Xsara, agora com uma nova dupla Victor Calisto/Joaquim Batalha, estão de regresso para as duas últimas provas do Campeonato de Portugal de Ralis, os Ralis de Mortágua e Algarve. Para já, como admite Victor Calisto: “são só estas duas, depois logo se vê o que diz o coração.”
A exemplo do que sucedia antes da “despedida”, Victor Calisto voltou a sentar-se ao computador par escrever as ‘famosas’ crónicas que colocavam muitos adeptos dos ralis a rir e a pensar. Vamos ver se perdeu, ou não, a mão. No teclado e no volante do Xsara. Aqui fica:
O regresso do que nunca partiu
Há dias em que o sol nasce e os dias são iguais a tantos outros… e no fundo do túnel existe a esperança da luz poder brilhar. Há dias em que acordamos e temos dúvidas, e outros em que as certezas nos invadem…
No final do Campeonato Nacional de Ralis de 2007 no Rali do Algarve e após um oceano de emoções em que não conseguimos afastar as lágrimas teimosas que nos invadiram, assumimos a certeza interior que o desporto automóvel na nossa vida tinha contornos de passado e nunca mais seria uma realidade presente, na forma de participante. E no dia seguinte, quando acordamos, tínhamos essa certeza. A certeza de ter vivido uma paixão de 32 anos, que de repente, como acometida de uma doença súbita, tinha desaparecido e nunca mais voltaríamos a viver. Era a sensação de perca de um ente querido a quem disséramos adeus por uma última vez.
Era uma sensação estranha, como se nos faltasse algo, como respirar, ou comer, era uma asfixia lenta e premeditada a que nos iríamos submeter, de própria vontade, mas que era inevitável e imprescindível. E os dias foram passando, e como de uma cura para uma doença viciante, fomos granjeando desculpas para o nosso afastamento e para que a nossa decisão fosse definitiva. O tempo tudo apaga, e tudo tem o seu tempo, e o nosso já expirara…
E devagar, muito lentamente a doença foi sendo erradicada, e quando passados quase três anos respirávamos de alívio, como se tivéssemos atingido objetivos supremos que com orgulho o afirmávamos, um piscar de olho, um aceno e um trejeito provou-nos quanto estávamos errados e quanto os automóveis e o desporto automóvel são importantes para o nosso equilíbrio e para o nosso bem-estar…
As emoções? O stress? A adrenalina? Claro que sim, mas muito mais importante foi a falta do relacionamento humano entre as pessoas, os amigos, os adversários e todo o ambiente saudável que se vive na competição.
Foi efetivamente a saudade de todo esse frenesim, de todo esse mundo de que fizemos parte integrante, que nos fez arrepiar caminho e recair de uma doença aparentemente curada, mas que como em qualquer virose que se preze, aguardava uma fraqueza para se poder instalar e minar território.
E quando no final de 2007 e no início de 2008 agradecemos a todos, sem exceção, o seu contributo para que pudéssemos ter tornado o nosso sonho realidade, agradecemos hoje também muito fundo no nosso coração, o continuarem a acreditar no nosso projeto e na seriedade das ações que ele encerra.
Regressando de forma fugaz e desinibida, acreditando poder rentabilizar os esforços dos que são nossos parceiros incondicionais, continuamos a não prometer vitórias nem campeonatos, mas unicamente participações dignas e sérias, como sempre o fizemos.
E pelo andar da carruagem se a Federação não estabelece uma idade limite para a participação em Ralis, teremos que arranjar lugar, dentro do carro, para pendurar a bengala…claro que devidamente homologada pela FIA…
Um abraço
Victor Calisto
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI