Ricardo Alonso e Moises Alvarez vencem Rally de Portugal Histórico
Aliás, a superioridade das equipas que nos visitaram foi grande, monopolizando os lugares do pódio, com José Grosso a ser o melhor piloto português, na quarta posição, e apenas mais dois portugueses – João Vieira Borges e Cipriano Antunes – a entraram nos dez primeiros.
Para tanto, também muito contribuiu a grande hecatombe dos principais pilotos nacionais: José Grosso começou por liderar a prova, mas problemas mecânicos diversos e um furo acabaram por atrasá-lo bastante, não lhe permitindo melhor que a quarta posição; João Mexia sucedeu-lhe no comando, mas o piloto de Coimbra não foi muito mais longe, com problemas na caixa de velocidades a colocarem um ponto final na sua atuação; José Luís Nunes desistiu com problemas de motor, Paulo Grosso perdeu-se numa especial e acabou por “partir” também o motor do seu Escort e Aníbal Rolo teve uma saída de estrada no segundo dia que comprometeu qualquer hipótese de uma melhor classificação.
Perante tudo isto acabou por sobressair a natural superioridade dos pilotos estrangeiros: Ricardo Alonso andou sempre muito bem e cimentou a sua vantagem na ligação entre Arganil e Viseu, conseguindo depois defender muito bem essa vantagem, apesar de ter perdido algum do seu avanço na derradeira fase da prova, mas acabando por conquistar uma vitória totalmente justa.
A principal ameaça de Alonso acabou por ser o ex-campeão europeu de regularidade, o belga Jose Lareppe, que terminou na segunda posição, a 60,4 pontos, depois de uma segunda etapa menos conseguida. O espanhol Marcos Adan acabou por assegurar o último lugar do pódio, devido sobretudo à sua elevada regularidade ao longo dos cinco dias de prova.
Classificação final:
1.º Ricardo Alonso/Moises Alvarez (Ford Escort RS), 1645,4 pontos
2.º Jose Lareppe/ Joseph Lambert (Opel Kadett GTE), a 60,4pt
3.º Marcos Adan/Gaspar Osorio (Porsche 911), a 82,4pt
4.º Gustavo Martel/Nicolas Sanchez (Porsche 911 T), a 95,7pt
5.º José Grosso/João Sismeiro (BMW 2002), a 112,5pt
6.º Javier Ortega/Secundino Infiesta (Lancia Fulvia), a 146,7pt
7.º João Vieira Borges/João Srôdio (BMW 635 CSi), a 224,2pt
8.º Iñaki Presa/German Gonzalez (Ford Escort), a 284,5pt
9.º Jhony Delhez/Eddy Gully (Ford Escort RS), a 327,7pt
10.º Cipriano Antunes/Vicente Antunes (Audi quattro), a 594,5pt; etc.
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