Juho Hanninen em boa posição para vencer Rali da Escócia
A parte da manhã já havia contado com diversas mexidas na tabela, terminando-se a primeira secção com Guy Wilks na liderança. No entanto, da parte da tarde, problemas mecânicos começaram por dificultar a vida a Wilks até que este se viu mesmo forçado a abandonar a prova.
Wilks havia sido o primeiro líder da prova, perdendo o comando esta manhã para Kris Meeke depois de ter realizado um pião com ligeiros danos ao seu Skoda Fabia S2000. Pouco depois, no entanto, um furo atrasaria o britânico da Peugeot e recolocaria Wilks de novo no comando, com escassa margem sobre Hanninen. Mas logo na primeira especial da segunda ronda de passagens, Wilks viu o seu Skoda acusar problemas de diferencial, perdendo imenso tempo para se ver obrigado a abandonar pouco depois.
Andreas Mikkelsen tem estado em bom nível ao volante do seu Ford Fiesta S2000 da Hankook, com o piloto nórdico parte para o segundo dia apenas 11 segundos atrás de Hanninen e é o único capaz de incomodar o finlandês da Skoda e impedir o seu triunfo.
A sorte dos pilotos britânicos não foi, de facto, a melhor neste primeiro dia do rali escocês. Isto porque Meeke, já depois de ter sido vitima de furo no pneu do seu carro na manhã, viu o seu carro acusar problemas de travões na sétima especial (penúltima do dia, atrasando-se em mais um minuto. Na última especial, e mesmo com dificuldades, conseguiu apenas perder cerca de 15 segundos para Hanninen. O campeão de 2009 está, agora, em quarto posto, com Thierry Neuville a beneficiar com tudo isto para ascender ao terceiro posto, mas a um minuto e meio.
Com grandes esperanças para esta prova, os Proton não têm tido vida fácil neste primeiro dia. Isto porque Keith Cronin (vítima do capot mal preso que se abriu esmagando o seu pára-brisas, depois de ter parado para verificar a direção no compartimento do motor) e Alister McRae estão já fora de prova. Contudo, um dos carros malaios ainda se aguenta em prova, com Tom Cave a fazer uma grande prova e a levar o seu Satria Neo S2000 ao quinto posto, mas bastante longe do andamento evidenciado por Kris Meeke.
1. Juho Hanninen Skoda 1h03m01,2s
2. Andreas Mikkelsen Ford + 11,1s
3. Thierry Neuville Peugeot + 1.30,4s
4. Kris Meeke Peugeot + 1.46,2s
5. Tom Cave Proton + 4.20,3s
6. Euan Thorburn Mitsubishi + 5.08,5s
7. Jonathan Greer Mitsubishi + 5.51,8s
8. Daniel Oliveira Peugeot + 6.59,2s
9. David Bogie Mitsubishi + 8.00,9s
10. Siim Plangi Honda + 8.22,5s
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI