Lancia ECV nasceu há 25 anos
Uma das grandes atrações do RallyLegend foi, sem dúvida, a apresentação mundial do Lancia ECV, o modelo que deveria ter substituído o Lancia Delta S4 no Mundial de Ralis, caso a FIA não tivesse abolido os Grupos B no final de 1986.
Tratou-se de um projeto nascido ainda em 1985, do qual foram produzidos dois chassis e três motores. O ‘pai’ desta máquina foi o Eng. Claudio Lombardi, na altura diretor técnico e desportivo da equipa italiana, que nos referiu: “O chassis usava muitos materiais compósitos, incluindo carbono. O chassis era idêntico ao do S4, mas revestido com telas de carbono, nas partes laterais e anterior, que aumentavam a rigidez torsional.
Tínhamos também desenvolvido uma caixa contínua, com a vantagem dos pilotos não terem de engrenar velocidades numa classificativa. E, finalmente, desenvolvemos também um motor de conceção diferente, com base em dois turbos e não um turbo e compressor volumétrico, como era a solução anterior. Além da aerodinâmico externa, o coração do projeto era o motor Triflux, que apenas foi experimentado uma vez no banco e depois num curto ensaio de pista. O conceito deste motor era o de obter potência superior ao que tínhamos no S4, com a colocação de um turbo para cada lado do motor. A ideia era ter um tempo de resposta ideal quer em baixo que a alto regime.
A segunda vantagem era a de ter uma sobrealimentação que batizámos de sequencial, através de um sistema de válvulas, que nos permitia ter um turbo a funcionar nos baixos regimes e dois no altos.
Para isso modificámos radicalmente a cabeça do motor, num sistema que patenteámos. Alternámos nos dois lados do motor a disposição das válvulas, com uma válvula de escape seguida de uma de aspiração, ou seja, duas válvulas de escape e duas de aspiração de cada lado do motor. Unimos as duas condutas de aspiração ao centro das válvulas, na parte superior do motor, e na parte inferior do motor juntámos os coletores de escape. Tínhamos assim um fluxo de aspiração e dois de escape e daí o motor chamar-se Triflux.
Este sistema tem ainda uma grande vantagem térmica: com o facto das válvulas estarem alternadas nos lados do motor, as dilatações da cabeça são iguais nos dois lados, garantindo assim uma maior eficiência de todo o sistema. “
O carro surgiu em San Marino com as cores oficiais da Martini Racing e a versão atual foi terminada pelo preparador italiano Giuseppe Volta, com Miki Biasion ao volante, tendo apenas cumprido uma exibição nas duas superespeciais.
Cláudio Lombardi: “Os Peugeot estavam irregulares”
Rali Sanremo 1986: grande celeuma com a desclassificação dos Peugeot 205 Turbo 16, devido à colocação de umas saias laterais na parte inferior da carroçaria que, segundo os comissários técnicos, garantiam uma maior eficiência aerodinâmica nas provas de asfalto. A dúvida ficou sempre no ar, mas, para Claudio Lombardi, elas não existem: “Quando vimos esses apêndices colocados nos Peugeot, fizemos o mesmo com um S4 que tínhamos em Turim e testámos para ver o efeito. Percebemos logo que o carro era muito mais eficaz no asfalto e, talvez por isso mesmo, a Peugeot tenha optado pela sua utilização. Como é evidente, se não fossem eficazes não estavam lá. Não tenho dúvidas de que estavam irregulares.” Na altura, Jean Todt era o responsável pela Peugeot e, mais tarde, Lombardi encontrou o atual presidente da FIA na Ferrari. Como foi o relacionamento? “Fácil, nunca nos falámos!”
Depois de abandonar a Ferrari, Claudio Lombardi foi o responsável técnico pelo desenvolvimento dos motores da Aprilia que permitiu a Max Biaggi ganhar o Mundial de Superbikes.
Com uma carreira plena de sucessos – e que agora se encaminha para uma reforma tranquila – Claudio Lombardi tem nos ralis a sua mais grata recordação: “O projeto de desenvolvimento do Lancia Delta Integrale que nos permitiu finalmente ganhar o Safari será, para sempre, a melhor memória da minha atividade desportiva.”
// <![CDATA[
var ran_number=Math.floor(Math.random()*10000);
if( "91071" != "" ){
ran_number += "_" + "91071";
}
var idplayer="playerDiv"+ran_number,
mplayer = "movie_player"+ran_number,
fwidth = ("464"!="0")? "464" : "464";
fheight = ("370"!="0")? "370" : "383";
if("464"=="")fwidth="464";
if("370"=="")fheight="383";
if(typeof(zahirdir)=="undefined")var zahirdir="/interior";
if(!zahirdir)var zahirdir="/interior";
if(typeof(zahirVideoId)=="undefined")var zahirVideoId=349;
if(!zahirVideoId)var zahirVideoId=349;
document.writeln('
‘);
jwplayer(idplayer).setup({
flashplayer: “/media/JWPlayer/mediaplayer-5.7-licensed/player.swf”,
name: “player1”,
controlbar: “bottom”,
stretching: “uniform”,
file: “http://www.youtube.com/v/pT61ML7e6vA”,
image: “”,
skin: “/media/JWPlayer/mediaplayer-5.7-licensed/skins/newtube.zip”,
width: fwidth,
height: fheight,
events: {
onError: function(event) {
if(event.message.indexOf(“not allowed”)>-1){
//embed blocked by youtube
//catch url and open youtube on a new window
var debug_video_id = jQuery(this).attr(‘id’);
var debug_video_flashvar= jQuery(‘#’+debug_video_id+’ param[name=”flashvars”]’).val();
var ytUrl = unescape(debug_video_flashvar.slice(debug_video_flashvar.indexOf(‘file=’) + 5).split(‘&’)[0]);
window.open(ytUrl, ‘_blank’, ‘youtube-fallout’,’width=800,height=600′);
};
}
},
plugins: {
“fbit-1”: {dock: true},
“tweetit-1”: {dock: true},
“/media/JWPlayer/mediaplayer-5.7-licensed/ova-jw.swf”: {
“debug”: {
“debugger”: “firebug”, “levels”: “fatal, config, vast_template”
},
“delayAdRequestUntilPlay”: “true”,
“blockuntiloriginalplaylistloaded”: “true”,
“ads”: {
“pauseOnClickThrough”: true,
“notice”: {
“show”: “true”,
“message”: “[PUB] _countdown_ “,
“style”: “.smalltext { font-size:8;}”
},
“vpaid”: {
“supplyReferrer”: “true”,
“enableMaxDurationTimeout”: “true”,
“maxDurationTimeout”: “30”
},
“clickSign”: {
“enabled”: true,
“verticalAlign”: “center”,
“horizontalAlign”: “center”,
“width”: “90”,
“height”: “32”,
“opacity”: “0.5”,
“borderRadius”: “20”,
“backgroundColor”: “#000000”,
“style”: “.smalltext { font-size:12; }”,
“html”: “Saiba mais!”, “scaleRate”: “1”
},
“schedule”: [
{
“position”: “pre-roll”,
//”tag”: “http://adserver.adtech.de/?advideo/3.0/25.15/2861435/0//cc=2;vidAS=pre_roll;vidRT=VAST;vidRTV=2.0;vidREG=companion_left:300×250:adiframe,companion_right:160×600:adiframe;misc=12”
“tag”: “http://adserver.adtech.de/?advideo/3.0/258.0/4583025/0//cc=2;vidAS=pre_roll;vidRT=VAST;vidRTV=2.0;”,
}
],
}
}
}
});
// ]]>
// <![CDATA[
var ran_number=Math.floor(Math.random()*10000);
if( "91071" != "" ){
ran_number += "_" + "91071";
}
var idplayer="playerDiv"+ran_number,
mplayer = "movie_player"+ran_number,
fwidth = ("464"!="0")? "464" : "464";
fheight = ("370"!="0")? "370" : "383";
if("464"=="")fwidth="464";
if("370"=="")fheight="383";
if(typeof(zahirdir)=="undefined")var zahirdir="/interior";
if(!zahirdir)var zahirdir="/interior";
if(typeof(zahirVideoId)=="undefined")var zahirVideoId=349;
if(!zahirVideoId)var zahirVideoId=349;
document.writeln('
‘);
jwplayer(idplayer).setup({
flashplayer: “/media/JWPlayer/mediaplayer-5.7-licensed/player.swf”,
name: “player1”,
controlbar: “bottom”,
stretching: “uniform”,
file: “http://www.youtube.com/v/omZ511tiUSk”,
image: “”,
skin: “/media/JWPlayer/mediaplayer-5.7-licensed/skins/newtube.zip”,
width: fwidth,
height: fheight,
events: {
onError: function(event) {
if(event.message.indexOf(“not allowed”)>-1){
//embed blocked by youtube
//catch url and open youtube on a new window
var debug_video_id = jQuery(this).attr(‘id’);
var debug_video_flashvar= jQuery(‘#’+debug_video_id+’ param[name=”flashvars”]’).val();
var ytUrl = unescape(debug_video_flashvar.slice(debug_video_flashvar.indexOf(‘file=’) + 5).split(‘&’)[0]);
window.open(ytUrl, ‘_blank’, ‘youtube-fallout’,’width=800,height=600′);
};
}
},
plugins: {
“fbit-1”: {dock: true},
“tweetit-1”: {dock: true},
“/media/JWPlayer/mediaplayer-5.7-licensed/ova-jw.swf”: {
“debug”: {
“debugger”: “firebug”, “levels”: “fatal, config, vast_template”
},
“delayAdRequestUntilPlay”: “true”,
“blockuntiloriginalplaylistloaded”: “true”,
“ads”: {
“pauseOnClickThrough”: true,
“notice”: {
“show”: “true”,
“message”: “[PUB] _countdown_ “,
“style”: “.smalltext { font-size:8;}”
},
“vpaid”: {
“supplyReferrer”: “true”,
“enableMaxDurationTimeout”: “true”,
“maxDurationTimeout”: “30”
},
“clickSign”: {
“enabled”: true,
“verticalAlign”: “center”,
“horizontalAlign”: “center”,
“width”: “90”,
“height”: “32”,
“opacity”: “0.5”,
“borderRadius”: “20”,
“backgroundColor”: “#000000”,
“style”: “.smalltext { font-size:12; }”,
“html”: “Saiba mais!”, “scaleRate”: “1”
},
“schedule”: [
{
“position”: “pre-roll”,
//”tag”: “http://adserver.adtech.de/?advideo/3.0/25.15/2861435/0//cc=2;vidAS=pre_roll;vidRT=VAST;vidRTV=2.0;vidREG=companion_left:300×250:adiframe,companion_right:160×600:adiframe;misc=12”
“tag”: “http://adserver.adtech.de/?advideo/3.0/258.0/4583025/0//cc=2;vidAS=pre_roll;vidRT=VAST;vidRTV=2.0;”,
}
],
}
}
}
});
// ]]>
// <![CDATA[
var ran_number=Math.floor(Math.random()*10000);
if( "91071" != "" ){
ran_number += "_" + "91071";
}
var idplayer="playerDiv"+ran_number,
mplayer = "movie_player"+ran_number,
fwidth = ("464"!="0")? "464" : "464";
fheight = ("370"!="0")? "370" : "383";
if("464"=="")fwidth="464";
if("370"=="")fheight="383";
if(typeof(zahirdir)=="undefined")var zahirdir="/interior";
if(!zahirdir)var zahirdir="/interior";
if(typeof(zahirVideoId)=="undefined")var zahirVideoId=349;
if(!zahirVideoId)var zahirVideoId=349;
document.writeln('
‘);
jwplayer(idplayer).setup({
flashplayer: “/media/JWPlayer/mediaplayer-5.7-licensed/player.swf”,
name: “player1”,
controlbar: “bottom”,
stretching: “uniform”,
file: “http://www.youtube.com/v/Zd80YeQuzdU”,
image: “”,
skin: “/media/JWPlayer/mediaplayer-5.7-licensed/skins/newtube.zip”,
width: fwidth,
height: fheight,
events: {
onError: function(event) {
if(event.message.indexOf(“not allowed”)>-1){
//embed blocked by youtube
//catch url and open youtube on a new window
var debug_video_id = jQuery(this).attr(‘id’);
var debug_video_flashvar= jQuery(‘#’+debug_video_id+’ param[name=”flashvars”]’).val();
var ytUrl = unescape(debug_video_flashvar.slice(debug_video_flashvar.indexOf(‘file=’) + 5).split(‘&’)[0]);
window.open(ytUrl, ‘_blank’, ‘youtube-fallout’,’width=800,height=600′);
};
}
},
plugins: {
“fbit-1”: {dock: true},
“tweetit-1”: {dock: true},
“/media/JWPlayer/mediaplayer-5.7-licensed/ova-jw.swf”: {
“debug”: {
“debugger”: “firebug”, “levels”: “fatal, config, vast_template”
},
“delayAdRequestUntilPlay”: “true”,
“blockuntiloriginalplaylistloaded”: “true”,
“ads”: {
“pauseOnClickThrough”: true,
“notice”: {
“show”: “true”,
“message”: “[PUB] _countdown_ “,
“style”: “.smalltext { font-size:8;}”
},
“vpaid”: {
“supplyReferrer”: “true”,
“enableMaxDurationTimeout”: “true”,
“maxDurationTimeout”: “30”
},
“clickSign”: {
“enabled”: true,
“verticalAlign”: “center”,
“horizontalAlign”: “center”,
“width”: “90”,
“height”: “32”,
“opacity”: “0.5”,
“borderRadius”: “20”,
“backgroundColor”: “#000000”,
“style”: “.smalltext { font-size:12; }”,
“html”: “Saiba mais!”, “scaleRate”: “1”
},
“schedule”: [
{
“position”: “pre-roll”,
//”tag”: “http://adserver.adtech.de/?advideo/3.0/25.15/2861435/0//cc=2;vidAS=pre_roll;vidRT=VAST;vidRTV=2.0;vidREG=companion_left:300×250:adiframe,companion_right:160×600:adiframe;misc=12”
“tag”: “http://adserver.adtech.de/?advideo/3.0/258.0/4583025/0//cc=2;vidAS=pre_roll;vidRT=VAST;vidRTV=2.0;”,
}
],
}
}
}
});
// ]]>
// <![CDATA[
var ran_number=Math.floor(Math.random()*10000);
if( "91071" != "" ){
ran_number += "_" + "91071";
}
var idplayer="playerDiv"+ran_number,
mplayer = "movie_player"+ran_number,
fwidth = ("464"!="0")? "464" : "464";
fheight = ("370"!="0")? "370" : "383";
if("464"=="")fwidth="464";
if("370"=="")fheight="383";
if(typeof(zahirdir)=="undefined")var zahirdir="/interior";
if(!zahirdir)var zahirdir="/interior";
if(typeof(zahirVideoId)=="undefined")var zahirVideoId=349;
if(!zahirVideoId)var zahirVideoId=349;
document.writeln('
‘);
jwplayer(idplayer).setup({
flashplayer: “/media/JWPlayer/mediaplayer-5.7-licensed/player.swf”,
name: “player1”,
controlbar: “bottom”,
stretching: “uniform”,
file: “http://www.youtube.com/v/EGzmtPANSVI”,
image: “”,
skin: “/media/JWPlayer/mediaplayer-5.7-licensed/skins/newtube.zip”,
width: fwidth,
height: fheight,
events: {
onError: function(event) {
if(event.message.indexOf(“not allowed”)>-1){
//embed blocked by youtube
//catch url and open youtube on a new window
var debug_video_id = jQuery(this).attr(‘id’);
var debug_video_flashvar= jQuery(‘#’+debug_video_id+’ param[name=”flashvars”]’).val();
var ytUrl = unescape(debug_video_flashvar.slice(debug_video_flashvar.indexOf(‘file=’) + 5).split(‘&’)[0]);
window.open(ytUrl, ‘_blank’, ‘youtube-fallout’,’width=800,height=600′);
};
}
},
plugins: {
“fbit-1”: {dock: true},
“tweetit-1”: {dock: true},
“/media/JWPlayer/mediaplayer-5.7-licensed/ova-jw.swf”: {
“debug”: {
“debugger”: “firebug”, “levels”: “fatal, config, vast_template”
},
“delayAdRequestUntilPlay”: “true”,
“blockuntiloriginalplaylistloaded”: “true”,
“ads”: {
“pauseOnClickThrough”: true,
“notice”: {
“show”: “true”,
“message”: “[PUB] _countdown_ “,
“style”: “.smalltext { font-size:8;}”
},
“vpaid”: {
“supplyReferrer”: “true”,
“enableMaxDurationTimeout”: “true”,
“maxDurationTimeout”: “30”
},
“clickSign”: {
“enabled”: true,
“verticalAlign”: “center”,
“horizontalAlign”: “center”,
“width”: “90”,
“height”: “32”,
“opacity”: “0.5”,
“borderRadius”: “20”,
“backgroundColor”: “#000000”,
“style”: “.smalltext { font-size:12; }”,
“html”: “Saiba mais!”, “scaleRate”: “1”
},
“schedule”: [
{
“position”: “pre-roll”,
//”tag”: “http://adserver.adtech.de/?advideo/3.0/25.15/2861435/0//cc=2;vidAS=pre_roll;vidRT=VAST;vidRTV=2.0;vidREG=companion_left:300×250:adiframe,companion_right:160×600:adiframe;misc=12”
“tag”: “http://adserver.adtech.de/?advideo/3.0/258.0/4583025/0//cc=2;vidAS=pre_roll;vidRT=VAST;vidRTV=2.0;”,
}
],
}
}
}
});
// ]]>
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI