GT nos Ralis FIA assim que o Conselho Mundial aprovar

Por a 29 Novembro 2010 12:33

Entretanto, já foi criado um grupo de trabalho específico para regulamentar as normas de homologação deste tipo de veículos para Ralis, baseado nos seguintes princípios: Produção mínima de 300 unidades com homologação baseada na Ficha de Homologação de GT2 e modificações genericamente autorizadas segundo a regulamentação do Grupo N.

Entre as especificações principais destacam-se a obrigatoriedade de terem duas rodas motrizes (através de um kit, um 4RM poderá ser modificado em 2RM) e motores normalmente aspirados sem turbo compressor. O motor deve ser completamente de série com a possibilidade de adaptação simples do restritor. A potência máxima deve ser de 400 cavalos, restringida por um restritor de 43 mm ou dois de 31 mm.

A velocidade máxima limitada mecanicamente a 180 km/h. A caixa de velocidades deve ter um máximo de 6 velocidades e marcha-atrás, sendo unicamente autorizada a ligação mecânica direta entre a alavanca e a caixa. O Peso mínimo de 1200 kg com uma relação peso-potência igual ou superior a 3,5 kg/hp. No caso de viaturas de construção mais ligeira, o diâmetro do restritor será reduzido de forma a manter a mesma relação peso potência. O peso máximo será de 1400 kg. A suspensão deve conter amortecedores livres e distância ao solo igual ou superior ao modelo homologado.

Nas rodas e pneus, estes devem ter as mesmas medidas da viatura de estrada e do tipo “Moulés”. As jantes devem ser as originais ou no mínimo com o mesmo peso das do modelo homologado. Os travões serão de série, e obrigatoriamente em aço, sendo autorizada a refrigeração através de um tubo com uma secção igual a um diâmetro de 10 cm em cada travão. Na carroçaria exterior aplicam-se as mesmas regras do Grupo N mas com a adaptação de aberturas para acesso à roda sobressalente. No interior, também, mas são interditos os reforços de carroçaria. No arco de segurança aplicam-se as mesmas regras do Grupo N mas com diferente diâmetro.

Assim que estiver aprovada esta regulamentação a nível internacional, a FPAK já anunciou que introduzirá de imediato nos regulamentos dos Campeonatos de Portugal, dos Açores e da Madeira de Ralis 2011 a admissão de viaturas da Categoria GT, que passarão assim a poder correr no Rali de Portugal, Madeira e Açores, as três provas internacionais FIA que integram o calendário luso.

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