Mais espetáculo no WRC em 2011?
Para quem estava habituado a ver carros ‘pesadões’ mas com muita força e tração, passa agora a ver carros mais ‘saltitantes’, a andar mais de lado, com as rotações de motor mais elevadas, que vão perder no cronómetro em provas rápidas como a Finlândia e Suécia, mas muito provavelmente, vamos ver carros mais ágeis e rápidos em provas como Portugal e Itália, por exemplo.
Em primeiro lugar, o comprimento máximo dos carros passa para ‘apenas’ 3,90m (tinham 4, 20m). Curiosamente, a largura dos novos carros aumenta de 1800 mm para 1830 mm e o peso total diminui para 1.200 kg. O novo motor é um bloco 1.6 turbo de injeção direta, e os restritores passam a 33mm contra os 34 mm de 2010.
A pressão do turbo fixa-se em 2.5 bar ao invés de ser livre. Com tudo isto a perda de potência deverá rondar os 10% relativamente aos carros de 2010. Tendo em conta que o diferencial central será suprimido. Isto fará que tenham de ser os pilotos e não o diferencial a dosear a potência através do acelerador de modo a colocar os carros da melhor forma possível nas diversas situações.
Para além disso, no habitáculo, vamos deixar de ter patilhas no volante, e ‘regressar’ ao tempo dos ‘kit cars’ com as caixas sequenciais, e ‘joystick’. Os pilotos passam a guiar mais vezes só com uma mão, pelo que a mão-de-obra será bastante maior este ano e quem ganha são os espetadores.
Calendário com 13 provas
O calendário do WRC 2011 abre com o Rali da Suécia, a única prova ‘gelada’ de 2011, sendo que os ralis de terra estão em maioria, 10 com o Rali da Catalunha a estar incluído nesta lista devido ao facto de ter uma boa percentagem em piso de terra, sendo no entanto uma prova maioritariamente em asfalto. Besta lista incluem-se ainda os ralis do México, Portugal, Jordânia, Itália, Argentina, Grécia, Finlândia, Austrália e Grã-Bretanha. Puro asfalto só os ralis da Alemanha e França, as ‘quintas’ do Sr. Loeb. De resto, serão nove as provas na Europa, e apenas quatro fora dela, México, Jordânia, Argentina e Austrália.
Calendário
13 Fevereiro Suécia
06 de Março México
27 de Março Portugal
17 de Abril Jordânia
08 de Maio Itália
29 de Maio Argentina
19 de Junho Grécia
31 de Julho Finlândia
21 de Agosto Alemanha
11 de Setembro Austrália
02 de Outubro França
23 de Outubro Espanha
13 de Novembro Grã-Bretanha
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI