Rali de Montelongo abre a época do Open de Ralis

Por a 13 Janeiro 2011 13:37

 

O cenário repete-se todos os anos: ainda nem passaram dois meses desde a última prova do Open de Ralis e a nova época já aí está, com um calendário que volta a apresentar 10 provas e uma estrutura, no mínimo, discutível.

Como se não bastasse a dimensão do campeonato – que alguns pilotos afirmam ser apenas uma forma de a Federação atribuir provas a 10 dos seus associados -, também não é lógico tão curto espaço de tempo entre o final de uma época e o início da seguinte, sobretudo numa conjuntura económica em que a viabilização de projetos se torna cada vez mais difícil.

O Open de Ralis estende-se durante nada menos de 10 meses, tendo duas provas no derradeiro mês de competição, mas um interregno de seis semanas entre os ralis de Cerveira (7-8 de maio) e Arganil (17-18 junho), além da tradicional paragem de quase três meses entre junho e setembro alegadamente devido às épocas de férias e de fogos florestais. A contrapartida é que os pilotos podem optar por apenas seis provas (mesmo que um concorrente faça todo o campeonato só contam os seis melhores resultados), incluindo um mínimo de duas e o máximo de três pontuações em ralis de terra.

Inscritos em declínio

Desde a renovação operada pelo agora retirado Mex Machado dos Santos, o Open de Ralis tinha vindo a contrariar a tendência generalizada de redução do número de inscritos nos ralis nacionais. Porém, a lista provisória da primeira prova, o Rali de Montelongo, apresenta apenas dois terços dos inscritos do ano passado – foram 64 em 2010, estão previstos 47 este ano  -, tendo o organizador Demoporto prolongado as inscrições até dois dias antes do rali:

“Sim, o campeonato deveria começar mais tarde”, aponta Carlos Cruz, responsável do clube portuense. “Nem que fossem quinze dias. Na semana de Natal e de Ano Novo as oficinas estão praticamente paradas e os pilotos têm pouco tempo para obterem respostas de patrocinadores. Se adiarmos o início do campeonato haverá sempre pilotos a queixarem-se que tiveram pouco tempo, mas pelo menos teríamos outra legitimidade. Até em termos de organização é complicado montar uma prova tão cedo no ano. Felizmente, temos tido sempre o apoio da Câmara Municipal de Fafe mas as respostas de potenciais patrocinadores quase nunca chegam a tempo.”

Em termos desportivos, a lista provisória de Montelongo não inclui qualquer nome ‘consagrado’ como Fernando Peres, Ricardo Teodósio ou até o atual campeão Manuel Coutinho. No asfalto de Fafe estarão os Mitsubishi Lancer de Luís Mota, Renato Pita, Diogo Salvi, André Mota, que deverão ter a oposição de alguns carros de tração dianteira, como Saxo Kit-Car de Jorge Santos, o VW Golf Kit Car de André Cabeças ou mesmo do Peugeot 206 GTI em que se estreia Gil Antunes. Ainda assim, pouco, muito pouco para um campeonato que até aqui tinha conseguido passar ao lado da crise e onde até os Clássicos perderam a expressão de outros tempos.

Entretanto, já foi disponibilizada a lista de inscritos da prova de abertura do Open de Ralis 2011, o Rali de Montelongo, que tem 47 concorrentes.

CALENDÁRIO OPEN

DATA   RALI   ORGANIZADOR   PISO 

14-15 Janeiro  Montelongo  Demoporto   Asfalto

12-13 Fevereiro Barcelos  Clube Aut. Minho  Asfalto

12-13 Março  Rota do Medronho Escuderia Castelo Branco Asfalto

8-9 Abril  Vidreiro  Clube Aut. Marinha Grande Asfalto

7-8 Maio  Vila Nova Cerveira Targa Clube   Asfalto

17-18 Junho  Arganil   Clube Aut. Centro  Terra

10-11 Setembro Gondomar  Gondomar Aut. Sport  Terra

8-9 Outubro  Loulé   Clube Aut. Algarve  Terra

5-6 Novembro  Monção  Clube Aventura Minho  Terra

26-27 Novembro Vila Real  Clube Aut. Vila Real  Asfalto 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado