Bruno Magalhães: “O carro derrapou de traseira ainda consegui recuperá-lo mas acabámos por bater numa ponte e sair de estrada”

Por a 19 Janeiro 2011 19:29

Nesta segunda passagem troço de St. Bonnet le Froid, da mítica prova monegasca, o piloto luso ficou pelo caminho em virtude duma saída de estrada: “Estávamos a ganhar ritmo e a andar cada vez mais depressa, quando numa zona rápida, onde íamos em sexta velocidade, o carro derrapou de traseira. A zona era muito complicada, ainda consegui recuperá-lo, mas acabámos por bater numa ponte e fomos projectados para fora de estrada.”

A equipa portuguesa foi uma das 27 que hoje ficou pelo caminho, sete das quais por despiste, o que mostra bem as dificuldades da prova monegasca, onde a escolha de pneus tem particular importância, como Bruno Magalhães reconheceu: “Na fase inicial da primeira classificativa tive de andar mais devagar, por os pneus serem demasiado duros e demorarem a aquecer; na segunda e terceira classificativas tivemos o problema contrário porque o piso estava seco e os pneus eram demasiado macios, o que tornava o carro instável”.

Pneus decisivos

Na quarta especial do dia, a escolha foi acertada, mas faltou sorte ao piloto português. E foi mais uma vez nos pneus que tudo se decidiu na primeira etapa da prova. Os pilotos da Peugeot fizeram basicamente as mesmas escolhas, não tendo as opções mais acertadas, ao contrário dos seus mais directos adversários da Skoda, que terminam o primeiro dia do rali nos dois primeiros lugares.Petter Solberg (Peugeot 207 S2000) acabou a etapa em terceiro e é o melhor dos pilotos da marca do leão.

Na primeira classificativa (Le Moulinon – Antraigues, 36,87 km), a Peugeot colocou três carros nos quatro primeiros lugares, com Stéphane Sarrazin a ser o mais rápido, impondo-se por 0,3 segundos a Juho Hanninen (Skoda Fabia S2000), com Guy Wilks (Peugeot 207 S2000) e Bryan Bouffier (Peugeot 207 S2000) a classificarem-se a seguir, mas já a mais de 20 seg. dos dois homens da frente. Mas no Burzet (41.06 km), a mais longa classificativa da prova, Hanninen ganhou 15,1 seg. a Solberg e “saltou” para o comando, com 35,6 seg. de vantagem sobre Sarrazin.

Finalmente, na dupla passagem por St. Bonnet le Froid (25,22 km), Hanninen e Loix voltaram a impor-se, com Solberg a chegar ao terceiro lugar, com 0,2 seg. de avanço sobre Sarrazin e com a Peugeot a fechar o dia com seis carros nos 10 primeiros lugares.

Apesar da saída da equipa portuguesa do rali, Carlos Barros, o Director da Peugeot Sport Portugal, está determinado: “Neste desporto temos que encarar estas situações com naturalidade. Somos uma equipa solidária e temos que motivar-nos já para a próxima prova. Temos ambições, um projecto para realizar e não é um abandono que vai desmotivar-nos.”

Classificação geral, no final da 1.ª etapa

1.º, Juho Hanninen/Mikko Markkula (Skoda Fabia S2000), 1.11.33,4

2.º, Freddy Loix/Frederic Miclotee (Skoda S2000), a 44,5 s.

3.º, Petter Solberg/Chris Patterson (Peugeot 207 S2000), a 55,3 s.

4.º, Stéphane Sarrazin/Jacques-Julien Renucci (Peugeot 207 S2000), 55,5 s.

5.º, Guy Wilks/Phil Pugh (Peugeot 207 S2000), a 1.18,7

6.º, Jan KopeckyPetr Stary (Skoda Fabia S2000), a 1.26,3

7.º, Bryan Bouffier/Xavier Panseri (Peugeot 207 S2000), a 1.36,2

8.º, François Delecour/Dominique Savignoni (Peugeot 207 S2000), a 1.52,4

9.º, Jean-Sébastien Vigion/Eric Yvernaud (Peugeot 207 S2000), a 3.11,3

10.º Julien Maurin/Olivier Ural (Ford Fiesta S2000), a 3.53,2

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado