O ‘velho’ Sébastien Loeb está de regresso
Segundo e terceiro lugares para Mikko Hirvonen e Jari Matti Latvala, que depois de terem tido a vantagem da posição na estrada, viram a situação inverter-se neste rali. Em Portugal Loeb parte à frente, mas os homens da Ford arrancam logo a seguir, pelo que a diferença, até pelo tipo de pisos das estradas lusas, não é tão grande. Como se tem vindo a dizer, aí sim, tudo vai começar “a sério”.
A Power Stage foi ganha por Mikko Hirvonen, o que significa que com os três pontos adicionais (Loeb foi terceiro na Power Stage) recupera dois pontos ao francês, que em vez de sete, só ganha cinco pontos ao finlandês. Petter Solberg (Citroen DS3 WRC) foi quarto, na frente de Mads Ostberg (Ford Fiesta RS WRC). Nasser Al-Attiyah (Ford Fiesta S2000) venceu na SWRC.
Hirvonen comanda Mundial
Mikko Hirvonen perdeu muito pelo facto de ser o primeiro na estrada no primeiro dia de prova, mas a verdade é que no dia seguinte as coisas não melhoraram muito para si. De qualquer forma, sai do México no comando do Mundial. Já Jari Matti-Latvala viu a sua prova condicionada com dois furos, pelo que o terceiro lugar é um mal menor.
Depois do atraso no primeiro dia de prova (perdeu sete minutos com problemas elétricos) Petter Solberg recuperou até ao quarto posto. Mads Ostberg também recuperou de um furo, até ao quinto posto, enquanto Henning Solberg teve vários pequenos problemas durante o rali. Matthew Wilson teve problemas elétricos no seu Fiesta quando era quarto e Evgeny Novikov teve problemas com a pressão do óleo do motor do seu Fiesta WRC. Dennis Kuipers capotou e Ken Block conseguiu o feito de quase desistir três vezes, tudo devido a problemas elétricos. No último dia, ‘safou-se’, pelo que logrou terminar em 13º. Federico Villagra também usou a regra do ‘superally’ depois de ter arrancado uma roda do Fiesta na sexta feira.
Abandonos
Sebastien Ogier Citroen PE20
Evgeny Novikov Stobart Ford PE 13
Dennis Kuipers Ferm Ford PE 11
Matthew Wilson Stobart Ford PE 10
Classificação da Power Stage
1. Mikko Hirvonen Ford 4m40.4s
2. Petter Solberg Solberg Citroen + 2.1s
3. Sebastien Loeb Citroen + 2.1s
4. Jari-Matti Latvala Ford + 2.5s
5. Mads Ostberg Stobart Ford + 7.9s
Classificação final
1º Loeb S. – Elena D. (Citroen DS3 WRC), 3:53:17.0
2º Hirvonen M. – Lehtinen J. (Ford Fiesta RS WRC), a 1:38.4
3º Latvala J. – Anttila M. (Ford Fiesta RS WRC), a 2:23.9
4º Solberg P. – Patterson C. (Citroen DS3 WRC), a 7:18.4
5º Ostberg M. – Andersson J. (Ford Fiesta RS WRC), a 8:43.5
6º Solberg H. – Minor-Petrasko I. (Ford Fiesta RS WRC), a 9:50.0
7. Al-Attiyah N. – Bernacchini G. (Ford Fiesta S2000 +13:21.5
8. Prokop M. – Tománek J. (Ford Fiesta S2000 2 13:35.0
9. Hänninen J. – Markkula M (Skoda Fabia S2000) a 14:48.7
10º Villagra F. – Perez Companc J. (Ford Fiesta RS WRC) a 48:17.2
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI