Casey Stoner vence em Assen numa ‘dobradinha’ da Honda
Na partida, os dois pilotos da Honda partiram bem e mantiveram os dois primeiros lugares, embora com Dani Pedrosa a passar para o comando, seguindo-se Lorenzo. Contudo, na travagem para a primeira curva, Bautista cometeu um erro ao retardar muito a travafem, caiu e levou consigo Lorenzo, acabando os dois as suas provas na gravilha. O incidente foi colocado sob investigação por parte dos comissários. De imediato, Pedrosa e Stoner foram ‘cavando’ uma grande vantagem para os seus rivais, com Ben Spies (Yamaha) a ter de se defender dos ataques de Andrea Dovizioso (Monster Tech3 Yamaha) na luta pelo terceiro posto.
À entrada para as dez últimas voltas, Stoner saltou para a frente de Pedrosa e ‘foi-se embora’, ganhando cada vez mais tempo ao espanhol, com a distância entre os dois a ser de cerca de cinco segundos no final.
Na luta pelo lugar mais baixo do pódio, Spies chegou a parecer ter a situação controlada, mas na última volta viu-se batido por Dovizioso, que alcançou um pódio importante para a Tech3.
Atrás destes, no início de prova formou-se um grupo mais numeroso, composto pelas duas Ducati oficiais, de Valentino Rossi e Nicky Hayden, além de Hector Barberá (Pramac) e de Cal Crutchlow (Monster Tech3 Yamaha). Rossi chegou a ocupar o quinto posto durante algumas voltas na fase inicial, mas a degradação do pneu traseiro da sua moto fê-lo perder lugares, tendo mesmo de vir às boxes para trocar esse pneu. Ao invés, Crutchlow fez uma corrida de trás para a frente, chegando a quinto, posição em que terminou isolado, na frente de Hayden, que beneficiou igualmente de alguns problemas de pneus de Barberá para ficar em sexto.
Randy de Puniet foi oitavo, com a CRT da Power Electronics Aspar, num bom resultado para o piloto francês. Rossi terminaria a corrida num longínquo 13º lugar. Referência ainda para a queda de Stefan Bradl (LCR Honda) logo à segunda volta quando ocupava a quarta posição.
Com o resultado de hoje, Lorenzo e Stoner estão agora empatados na frente do campeonato, ao passo que Pedrosa é o terceiro, a 19 pontos.
1 Casey STONER Repsol Honda Team Honda 41m19.855
2 Dani PEDROSA Repsol Honda Team Honda 4.965
3 Andrea DOVIZIOSO Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 11.994
4 Ben SPIES Yamaha Factory Racing Yamaha 14.775
5 Cal CRUTCHLOW Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 22.074
6 Nicky HAYDEN Ducati Team Ducati 31.660
7 Hector BARBERA Pramac Racing Team Ducati 59.107
8 Randy DE PUNIET Power Electronics Aspar ART +1’04.441
9 Michele PIRRO San Carlo Honda Gresini FTR +1’06.980
10 Mattia PASINI Speed Master ART +1’25.087
11 Danilo PETRUCCI Came IodaRacing Project Ioda +1’32.103
12 Ivan SILVA Avintia Blusens BQR +1’33.797
13 Valentino ROSSI Ducati Team Ducati 1 volta
14 James ELLISON Paul Bird Motorsport ART 1 volta
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI