Rui Gonçalves foi oitavo na abertura do Mundial de MX1

Por a 4 Março 2013 09:06

Rui Gonçalves foi oitavo classificado na prova de abertura do Mundial de MX1, num dia histórico para o Motocross mundial. Para além de ter sido a primeira corrida desta modalidade disputada sob iluminação artificial, a última manga do dia reuniu os vinte melhores pilotos da Classe MX1 e os vinte melhores da Classe MX2, numa corrida denominada de Super Final.

Rui Gonçalves sabia que iria ter algumas limitações como consequência de uma queda sofrida há cerca de um mês que impediu o piloto KTM de efetuar qualquer tipo de treino com a moto.

Na primeira manga Gonçalves conseguiu capitalizar um dos seus tradicionais bons arranques para conseguir sair no grupo da frente e aí tentar manter-se durante algum tempo, tendo em conta que o traçado do circuito de Losail não é fácil para ultrapassar.

A falta de ritmo competitivo levou a que o Rui Gonçalves perdesse algumas posições instalando-se de forma segura no 9º posto na quinta volta. A partir daí o objetivo primordial foi tentar manter um bom ritmo e não perder o contato com o grupo dos mais rápidos. Um “forcing” final permitia que Rui Gonçalves se encostasse á traseira da moto de Shaun Simpson, piloto que circulava no 8º posto, mas sem conseguir efetivar a ultrapassagem.

A segunda corrida do dia tinha outros factores de interesse. Pela primeira vez na história do Motocross Mundial iria ser disputada uma Super Final com os melhores das Classes de MX1 e MX2.

Mais uma vez Rui Gonçalves utilizava toda a potência da sua KTM 450 para conseguir circular nas primeiras voltas no 9º posto. Sensivelmente a meio da corridas o transmontano cedia algum terreno a David Phillipaerts e a Steven Frossard que consumavam a ultrapassagem fruto de um andamento mais vivo. Gonçalves terminaria esta manga no 10º posto da classe e com uma atuação consistente saía do Qatar no 8º posto da Classificação Campeonato do Mundo com 23 pontos.

Sem tempo a perder Rui Gonçalves já se encontra em viagem até á Tailândia país que irá receber, no próximo fim-de-semana, a segunda prova do Mundial de 2013 no Circuito de Si Racha situado muito perto da estância balnear de Pattaya.

Rui Gonçalves: “De uma forma geral posso dizer que estou contente pelos resultados obtidos no Qatar. Sabia, também, que pelo facto de ter estado parado um mês com os treinos de moto só muito dificilmente iria conseguir aguentar o ritmo dos pilotos da frente. Acho que consegui minimizar o azar sofrido em Mantova e, a partir daqui, é ir tentando melhorar à medida que a época se for desenrolando. Fisicamente acho que estou num ótimo nível, talvez o melhor das últimas épocas e com o trabalho que temos efetuado com a moto rapidamente estaremos a lutar pelos lugares da frente. Em termos de sensações gostei muito de correr à noite, a sensação é fantástica e o ambiente muito bom. A iluminação permitia enfrentar todos os obstáculos sem receio algum. Penso que esta ideia tem pernas para andar no futuro. Quanto à Super Final já tenho algumas reticências porque às tantas estamos a perder tempo e concentração com os pilotos da Classe de MX2 e não sei isto trará algo de novo ao Motocross Mundial.

Gostaria de terminar mostrando o maior apreço por toda a equipa ICE1 Racing. Têm vindo a desenvolver um trabalho notável que teve uma clara reflexão nos resultados obtidos aqui no Qatar.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MOTOS
últimas Autosport
motos
últimas Automais
motos
Ativar notificações? Sim Não, obrigado