Ameaça terrorista não era limitada
Para muito, inicialmente ficou a ideia que existia uma ameaça sobre a caravana do Dakar quando esta passasse na Mauritânia, mas a verdade é que esta não se confinava aquele país africano.
Riscando a solução de um desvio da Mauritânia e mostrando-se indisponível para organizar uma prova mais curta – entre Lisboa e Marrocos, como chegou sugerir a Lagos Sports –, a A.S.O. levantou a ponta do véu, revelando a verdadeira dimensão do problema. «As ameaças não se limitam apenas à Mauritânia, mas a todo o rali».
Mais tarde, a Agence France Press (AFP) avançou que o Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, que sempre se recusou a comentar ou explicar as suas recomendações, estaria, afinal, na posse de uma mensagem da organização extremista Al-Qaeda, datada de 29 de Dezembro, e interceptada pelos seus serviços secretos, com ameaças concretas à caravana, «num ataque onde seriam usados lança-mísseis», pormenoriza o diário desportivo espanhol “Marca”.
Anulada a ameaça, tempo para os inevitáveis balanços. Neste ponto, não há dúvidas, já que todos – mesmo todos – saem a perder: Organização, equipas, pilotos (particularmente os amadores), patrocinadores, público mas, sobretudo, África. É que para as populações mais carenciadas, das mais pobres do planeta, um dia do rali significava, não raras vezes, o sustento de um ano. Sem as suas ajudas e acções solidárias, é todo um continente que sai a perder. O cancelamento do Dakar, ninguém tenha dúvidas, custará vidas no futuro. Mais até do que aquelas que se quiserem proteger, por mais dura que essa comparação possa parecer.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI