«Um grande e bom Dakar em 2009»
Rei morto, Rei posto! Patrice Clerc, presidente da ASO, concedeu uma grande entrevista ao L’Équipe onde anuncia que vai, dentro em breve, apresentar um «grande Dakar 2009». Sem levantar a ponta do véu, o homem-forte da ASO explicou com detalhe toda a situação que levou à anulação do Lisboa-Dakar 2008, não deixando sem resposta questões muito difíceis.
Quando instado sobre a não existência dum plano B, que servisse de alternativa, evitando assim a anulação pura e simples da prova, foi taxativo: «Um plano B justifica-se durante uma prova, de modo a neutralizar ou anular uma ou outra etapa, mas sem querer ser irónico, perante as ameaças concretas que a prova foi alvo, o único plano B possível seria embarcar em Lisboa e fazer uma ponte aérea até Dakar». Taxativo!
Mas não foi só! Recordou que o terrorismo no desporto não é, em absoluto uma novidade, já que, se remontarmos a 1972 e aos jogos Olímpicos de Munique, quando nove atletas israelitas foram mortos após um longo sequestro: «É verdade que este Lisboa-Dakar foi a primeira vez que um grande evento foi cancelado, mas já tinham sucedido várias outras coisas, como interrupções, paragens, ponte aérea. Em espaço abertos é muito complicado gerir esta questão das ameaças. Chegámos a fazer passar a prova, em 1992, no Chade, quando o país estava em guerra, mas depois veio Setembro de 2001…e nada voltou a ser igual.»
«Mas o espírito do Dakar permanece inalterado, pelo que é nossa obrigação, antes de tudo, propor uma grande prova em 2009, um novo Dakar que será forçosamente seguro. Ser ou não em África é uma questão sobre a qual estamos a reflectir. Se é impossível? Nada é impossível, mas a segurança será prioridade.»
«O nosso planeta é vasto e para realizar uma prova de 8.000 ou 10.000 quilómetros em 15 ou 20 dias em areia é perfeitamente possível. Há desertos na África subsariana, na África do Sul, a Este, no golfo, na Ásia, nas repúblicas da ex-URSS, China, Mongólia, Austrália, América do Sul, Estados Unidos da América, México, etc. Asseguro que vão ficar surpreendidos com a rapidez com que vamos anunciar qualquer coisa para o próximo ano.»
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI