As vantagens e desvantagens das hipóteses para o Dakar
Numa altura em que surgiram rumores que apontam a América do Sul como o destino mais provável do Dakar em 2009, o AutoSport explica quais as vantagens e desvantagens de cada uma das localizações equacionadas. Apesar de ainda poder existir um volte-face, a verdade é que a América do Sul é mesmo a hipótese mais provável para o próximo Dakar, que se prepara para ficar a um continente de distância de Portugal.
África é a mais apetecida
Tal como muitos já premeditaram, a anulação do Lisboa-Dakar 2008 terá significado o fim do actual formato africano. Depois da Argélia, do Níger e Mali, as portas do continente africano fecharam-se também a Marrocos e à Mauritânia, inviabilizando qualquer tentativa de chegada à capital senegalesa. Se a prioridade da A.S.O. continuar a ser África, a solução mais fácil de colocar no terreno será deslocar o rali para a costa mediterrânica, com eventual partida de Itália e entrada em África pela Tunísia, rumando depois a caravana em direcção à Líbia e, eventualmente, ao Egipto (apesar da instabilidade que também reina neste país). Um plano mais radical será descer até ao extremo sul do continente, onde países como Angola, Namíbia (com o seu deserto de Namibe), África do Sul (deserto de Kalahari) e até mesmo Moçambique poderiam constituir alternativas interessantes.
América do sul: a mais provável
Apesar de distante do epicentro europeu, a América do Sul tem sido apontada como a grande solução para que o rali volte a ganhar vida, com vários países a assumirem já uma formal candidatura à sua realização. Brasil, Chile, Argentina e Peru começaram já a fazer ver as suas potencialidades junto da organização, falando-se inclusivamente de que a A.S.O. teria retomado as negociações para adquirir os direitos do Por las Pampas Rali Patagónia-Atacama, prova inscrita nos calendários da FIA e FIM e uma das mais apreciadas pelos pilotos. Alguns mostraram-se já a favor desta ideia, casos de Marc Coma, Jordi Viladoms e Carlos Sainz. O governo chileno avançou mesmo com a hipótese de financiar uma ponte marítima ou aérea para transportar toda a logística vinda da Europa, para no final da semana ser o governo peruano a propor uma candidatura conjunta com o Chile. Recorde-se que o deserto costeiro de Atacama é um dos mais impressionantes e áridos do mundo.
Leste europeu e Ásia: as mais remotas
Em cima da mesa estão ainda outros formatos alternativos, como fazer deslocar o rali para o Leste europeu ou mesmo para a Ásia. Na corrida para receber a partida do Dakar em 2010, a Hungria mantém-se atenta a todo este processo, surgindo a notícia de que o Balazs Szalay, responsável da A.S.O. naquele país, estaria já a trabalhar com a organização para lançar uma corrida no Leste da Europa. Pouco provável. Mais credíveis, em todo o caso, são os rumores de que o rali poderia avançar para a Ásia, aproveitando os desertos de Gobi (na Mongólia) ou de Takla Makan (na China), numa rota que poderia ser ainda alargada à Rússia e ao Paquistão, para onde René Metge tem previsto o seu Transoriente. Mais remota, mas também já falada, é a hipótese do rali viajar até à Austrália, explorando os desertos de Tanami e Gibson, que totalizam mais de 155 mil km quadrados.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI