Dakar na América do Sul mas… com partida em Portugal

Por a 21 Janeiro 2008 10:58

Dakar na América do Sul mas… com partida em Portugal

A última semana ajudou a clarificar um pouco mais o rumo que os responsáveis pela Amaury Sport Organization pretendem dar àquele que era considerado o maior rali do mundo, até aqui amplamente conhecido por “Dakar”. Embora a conta-gotas, e sempre sem qualquer cunho oficial, algumas informações têm, ainda assim, escapado ao voto de silêncio que a ASO impôs aos responsáveis das várias equipas que aceitou ouvir nos últimos dias, como terá sido esse o caso da revelação feita pelo patrão da Kamaz, o russo Semyon Yakubov, que deu como certa a passagem do Dakar para a América do Sul, citando uma audiência com um alto dirigente da A.S.O. em Moscovo.

Os próprios Media sul-americanos há muito que alertam para esses indícios, inundando o Ocidente com notícias que dão conta das movimentações dos Governos locais para acolherem a mítica prova em 2009. Do Brasil ao Peru, da Argentina ao Chile.

Por cá, também João Lagos tem conseguido manter o assunto (longe de se esgotar) no topo da actualidade, com a última manchete a dar conta que o empresário português estaria até na disposição de substituir a A.S.O. na recriação do Lisboa-Dakar, caso esta optasse mesmo por abandonar o continente africano, num projecto apoiado pelo Governo português. Revistada a última semana, impõem-se, agora, um ponto de ordem na actual situação.

Dois anos sem África

Segundo as informações recolhidas e cruzadas pelo AutoSport junto de fontes bem colocadas em todo este processo, é ponto assente que o “Dakar” abandonará o continente africano nos próximos dois a três anos (como era condição da Mitsubishi), passando efectivamente a ser disputado na América Latina, conforme será revelado pela própria A.S.O. nos primeiros dias de Fevereiro. O primeiro esboço do percurso estará já a ser ultimado, tendo início em Buenos Aires, na Argentina, e final em Santiago, no Chile, percorrendo pelo meio a região da Patagónia e o deserto de Atacama, com a areia a constituir 30 por cento do percurso cronometrado.

A validade desta nova prova poderá estender-se, no máximo, a dois ou três anos, dependo a sua continuidade da análise que a A.S.O. vier a fazer posteriormente do número de concorrentes europeus, actualmente responsáveis por cerca de 2/3 das inscrições (só os franceses constituem 30 por cento do pelotão).

Ainda em estudo, mas em cima da mesa das negociações, está a possibilidade deste novo rali ter uma espécie de partida simbólica em Portugal, cerca de três semanas antes (início de Dezembro), não com qualquer especial, mas antes com a realização de todas as formalidades administrativas e técnicas aos concorrentes europeus, um pouco como já sucedeu noutras cidades. Deste modo, a A.S.O. não só cumpria com o contrato previamente estabelecido com a Lagos Sports para 2009, como também garantia o transporte de todos os concorrentes europeus e respectivo material para a Argentina, numa ponte marítima que seria suportada em grande parte pelos governos argentino e chileno, apurou o AutoSport.

Se quiser ficar a saber como deverão ser as paisagens do próximo Dakar, então basta ver os exemplos que se seguem:

Dakar na América do Sul mas… com partida em Portugal

Dakar na América do Sul mas… com partida em Portugal

Dakar na América do Sul mas… com partida em Portugal

Dakar na América do Sul mas… com partida em Portugal

Dakar na América do Sul mas… com partida em Portugal

Dakar na América do Sul mas… com partida em Portugal

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