Corridinho de estreias na visita ao Algarve
Pontuável para o Campeonato de Portugal (Autos, Motos e Quads) e de Espanha (Autos) de Todo-o-Terreno – e, pela primeira vez, também para o recém-criado Campeonato Europeu de Quads – a ronda algarvia mantém a sua base operacional em Monte Gordo, mas alarga-se agora às pistas do Alto Alentejo na longa etapa de sábado, composta por dois sectores selectivos – o maior com 270 km! – arrancando na tarde sexta-feira com uma inédita Super Especial, em Castro Marim, para terminar na manhã de domingo com o mais curto dos três sectores, integralmente cumprido na vizinha Espanha.
Grande expectativa
Desportivamente, a jornada do Clube Automóvel do Algarve promete bastante, ou não marcasse o baptismo competitivo de Filipe Campos e Bernardo Moniz da Maia nos dois BMW X3 CC preparados pela alemã X-Raid e até aqui utilizados por Nasser Al-Attyah e Guerlain Chichérit. Segundo classificado na prova de abertura, então com o Proto Dessoude 05, o portuense garante que vai partir “sem qualquer tipo de pressão”, embora colocando a fasquia elevada: “Com este carro, sinto que tenho obrigação de ganhar e é com esse objectivo que vou estar à partida do Algarve”.
Campeão em título e líder provisório do campeonato, Miguel Barbosa é o primeiro a reconhecer que o actual equilíbrio de forças ficou comprometido: “Teoricamente, o Filipe tem agora um carro muito mais evoluído que o nosso. Vamos esperar por esta prova para ver onde nos situamos, embora mantendo os nossos objectivos inalterados”.
Em todo o caso, o leque de potenciais candidatos à vitória não se resume a apenas estes dois pilotos, estendendo-se igualmente a Pedro Grancha, determinado em vingar a azarada estreia da Nissan Navara Off Road, e também a Pedro Gameiro, que no Algarve reassume a condução da Pick Up 03 do Team Motivo, alugando o Toyota Land Cruiser com que correu em Reguengos ao aveirense Alexandre Ré.
De resto, destaque ainda para a prometida estreia de Miguel Farrajota no Proto Depieres 03 e a participação pontual de Pedro Matos Chaves no Toyota RAV4, em substituição do lesionado João Ramos.
Actual líder do campeonato vizinho, Fernando Hernandez lidera uma pequena comitiva espanhola, composta por apenas dezena e meia de equipas, logo com reduzidas ambições em termos de geral. Na verdade, o sempre aguardado duelo luso-espanhol deverá ficar reservado, este ano, apenas ao Agrupamento T2, com o Campeão Francesc Termens a dividir o favoritismo com Nelson Clemente, Pedro Silva Nunes e o regressado Francisco Esperto.
No que se refere ao Agrupamento T8, a principal nota vai mesmo para a ausência forçada de João Belo, o inesperado vencedor em Reguengos, que à luz de uma nova interpretação dos regulamentos por parte da FPAK viu o seu Nissan Terrano II reconduzido para o Agrupamento T1, já que a sua data de fabrico é posterior a 31/12/97. Neste contexto, favoritismo reforçado para Nuno Matos e João Marques, os dois principais animadores da categoria no último ano.
PROGRAMA
Sexta-feira, 4 de Abril
Verificações Documentais – Iberotel 07h30/11h30
Verificações Técnicas – Iberotel 07h30/12h00
Reconhecimento da Super Especial 09h00/12h30
Entrada em Parque Fechado Até às 12h45
Conferência de Imprensa – Iberotel 12h45
Partida do Parque Fechado 15h00 (13h45)
Partida para a Super Especial (6 km) 16h00 (14h30)
Chegada ao Parque Fechado 18h30
Sábado, 5 de Abril
Partida do Parque Fechado 07h15 (09h00)
Partida para o 1º SS – Auto (100 km) 08h00
Partida para o 1º SS – Moto (270 km) 09h30
Chegada prevista ao final do 1º SS 09h30 (13h30)
Reagrupamento 10h00
Parque de Assistência 10h50
Partida para o 2º SS – Auto (270 km) 12h00
Partida para o 2º SS – Moto (75 km) 14h30
Chegada prevista ao final do 2º SS 16h08 (15h30)
Parque de Assistência 16h30
Entrada em Parque Fechado 17h40
Domingo, 6 de Abril
Partida do Parque Fechado 09h00 (07h00)
Partida para o 3º SS (80 km) 10h00 (08h00)
Chegada prevista ao final do 3º SS 11h20 (09h20)
Pódio – Casino de Monte Gordo 13h00 (12h30)
Distribuição de Prémios – Iberotel 15h00 (14h30)
Nota: Entre parêntesis, o horário das Motos.
JR
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI