O que muda em 2008 no WRC

Por a 17 Janeiro 2008 09:59

A alteração mais significativa das regras do Mundial de Ralis para 2008 é claramente a proibição dos pneus com “mousse”. Neste contexto, o factor “sorte” irá jogar uma cartada decisiva nas contas do Mundial deste ano, que verá ainda mais algumas regras alteradas:

– O calendário passa a comportar apenas 15 provas em vez das habituais 16. O Rali da Jordânia e da Turquia rendem assim os ralis disputados na Noruega, Portugal e Irlanda. O Rali do México mantém-se depois de negociar com a FIA por troca com o anunciado regresso do Rali da Austrália.

– O Mundial de Produção será disputado em oito provas e o Mundial Júnior em sete, sendo que os pilotos terão sempre que nomear as seis provas que se inscreverem antecipadamente. (O Rali de Monte Carlo não conta para nenhuma das duas categoria e o da Finlândia) conta para as duas.

– A expressão “Etapa” é substituída por dia “Dia” no glossário do Mundial de Ralis.

– A ordem de partida para cada dia volta a ser baseada na classificação, sendo abandonada o processo de partida por ordem inversa da classificação no segundo e terceiro dia.

– Passa a existir um Parque de Assistência de 10 minutos imediatamente antes do final da prova para evitar que os Parques de Assistência comecem a ser desmantelados quando o evento ainda decorre.

– As regras do “Superally” deixam de permitir que um concorrente apareça na classificação final se desistir no terceiro dia.

– As “mousses” anti-furo dos pneus são interditas. Todos os carros de quatro rodas motrizes terão que usar pneus da marca Pirelli ficando sujeitos ao dispositivo de controlo por parte da marca italiana. Os rasgos são serão permitidos em situações “especiais”.

– Os carros de Grupo R passam a ser oficialmente admitidos e a sua classificação passa a ser fundida nas classes já existentes.

– O número de motores usados por cada equipa ao longo de toda a temporada passa a ser de cinco em vez de seis.

O que muda em 2008 no WRC

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado