Pirelli apresentou pneus de Inverno
Os pneus Pirelli para este ano, foram apresentados publicamente, pela primeira vez, no evento de lançamento do WRC 2008. Há dois tipos de pneus de Inverno denominados “Sottozero” (para temperaturas negativas), e que serão utilizados somente num único evento este ano: um no Rali de Monte Carlo e o outro na Suécia.
Apesar de estarem baptizados com o mesmo nome, destinam-se a superfícies bem diferentes, onde o único ponto comum será a temperatura negativa. O primeiro denomina-se “Sottozero Snow” e foi desenhado para o Rali de Monte Carlo, enquanto o “Sottozero Ice” será utilizado no Rali da Suécia.
O pneu de neve é baseado no pneu Pirelli de asfalto “Pzero”, mas terá a possibilidade de serem colocados pregos, entre 1 e 1.5mm, dependendo das condições meteorológicas em que se realize a prova.
Como se sabe, a prova monegasca inclui muitas especiais com superfícies mistas, já que os concorrentes percorrem, amiúde, troços de montanha, iniciando a especial no sopé, sobem por um dos lados e descem pelo outro. Tendo em conta que, nestes casos o Sol (quando existe) nunca ilumina as duas partes da montanha, o que sucede é piso seco num dos lados e húmido, gelado ou com neve, no outro. Portanto, por aqui se pode perceber a dificuldade de “acertar” na escolha de pneus para estes troços, que na sua grande maioria são muito longos.
O AutoSport já teve a possibilidade de percorrer, por exemplo, o Sisteron, uma das míticas especiais da prova que agora não se realiza, e esse troço iniciava-se com uma zona muito rápida, plana, durante cerca de 20 quilómetros, onde o pneu ideal será obviamente asfalto. Contudo, depois desta zona há o temido Col de Fontbelle, um curto troço de 4 quilómetros, estreito, a subir, que antecedia a descida final, do lado de lá da serra.
O que sucedia muitas vezes era simples: Os pilotos não podiam levar pneus para neve e gelo, pois na zona inicial ficariam sem pregos, mas ao rodarem com os “slicks”, dificilmente chegavam lá acima, o que resultava, em alguns anos, em autênticos engarrafamentos pois não passava um, e se ficasse atravessado na estrada, não passava mais ninguém. Este é só um dos muitos exemplo e a complexidade de escolhas dificulta muito a vida aos pilotos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI