Open ainda mais… aberto
É já no próximo sábado que será dado o pontapé de saída para mais uma temporada do Campeonato Open de Ralis. Numa organização da Secção de Desportos Motorizados do FC do Porto, o Rali Montelongo servirá para medir o pulso às ambições de cada um das principais equipas, num ano em que o leque de candidatos ao título promete ser ainda mais alargado
Enquanto se aguarda pelo arranque do Campeonato de Portugal de Ralis, os aficionados da modalidade têm no Open de Ralis um excelente aperitivo para a nova época que agora se inicia, aguardando-se com fundada expectativa a realização do Rali Montelongo, a primeira de dez provas que compõem o calendário de 2008.
Com uma lista que ultrapassa as 70 equipas, o mínimo que se pode dizer é que o espectáculo está garantido, tanto mais que à quantidade se junta um outro elemento fundamental, como seja a qualidade dos protagonistas, reforçada com a entrada de algumas caras bem conhecidas da modalidade.
Muitas novidades
Do alargado e diversificado lote de presenças existem, efectivamente, algumas novidades que importa realçar, estando neste caso Ricardo Teodósio, um dos mais espectaculares pilotos a actuar em Portugal, que de forma tão surpreendente quanto inesperada decidiu redireccionar a sua aposta para o Campeonato Open de Ralis, num projecto conjunto com o também algarvio José Neves e que colocará a correr dois Mitsubishi Lancer Evo IV adquiridos em Inglaterra.
Entre os repetentes, natural destaque para os dois pilotos que discutiram entre si o título do ano passado, num duelo que se arrastou mesmo até à última prova do calendário, tendo por protagonistas Pedro Peres, no competitivo Ford Escort Cosworth, e Luís Mota, no fiável Mitsubishi Lancer Evo IV. Quanto a João Ruivo, o piloto que completou o pódio absoluto em 2007, tendo estado inclusivamente a um pequeno passo de garantir uma primeira vitória para o Fiat Stilo Multijet, tem também presença confirmada em Fafe, embora a sua continuidade no Open esteja ainda dependente da viabilização de um projecto mais ambicioso no campeonato principal.
Voltando às novidades, referência também para Jorge Santos. O piloto de Paredes promete dificultar a vida aos principais favoritos no seu Citroen Saxo Kit Car, um carro que será também a aposta de Octávio Nogueira, Alberto Castro e Martinho Ribeiro, num grupo de “outsiders” onde se incluem ainda André Cabeças, num VW Golf Kit Car (ex-José Carlos Magalhães), Tiago Almeida ou Miguel Barroso, ambos em VW Golf G60, ou mesmo Henrique Rodrigues, num saudoso Renault Mégane Maxi.
Sem um carro tão competitivo como os até agora referenciados, Filipe Madureira cumpre o prometido regresso à competição num Citroen Saxo 16V preparado pela Lanço Sport, ele que já exibe no seu palmarés um título de Campeão Nacional de Promoção (1999).
As outras frentes
Quanto aos Clássicos, o Campeão Absoluto Rui Azevedo é uma das presenças confirmadas nesta prova de abertura, embora o piloto da Trofa já tenha manifestado o desejo de não continuar a disputar esta competição, pretendendo apenas disputar uma ou outra prova próximo de casa. O seu irmão Paulo Azevedo é outros dos favoritos, mas também ele terá um calendário curto, deixando assim caminho aberto a outros potenciais candidatos, casos de José Sousa (R5 Turbo), que em 2007 venceu o Rali de Mortágua, sendo ainda terceiro classificado em termos absolutos, Fernando Rodrigues e Aníbal Rolo (ambos em R5 Turbo), Joaquim Santos (Ford Escort RS 1800), Frederico Ferreira (Ford Escort RS) ou António Segurado (Ford Escort RS 1600).
O Rali Montelongo conta ainda para o Campeonato de Portugal Júnior, que se espera bem mais participado que há um ano, bem como para o Campeonato Regional de Ralis – Norte (VSH).
Acresce dizer que a prova tem início sexta-feira à noite, com um “show car” facultativo no Parque da Cidade de Fafe, num teste para a Super Especial que ali será disputada durante o Rali FC do Porto, aproveitando a organização para recolher opiniões de todos os intervenientes. Em termos competitivos, o rali será composto por uma dupla passagem pelas especiais de Montim (igual ao ano passado), Gontim (que substitui Bastelo) e Travassós (agora ligeiramente maior), que perfazem 60,28 km cronometrados.
HORÁRIO
Sábado, 16 de Fevereiro
Partida (Fafe – Arcada) 10h30
Parque de Assistência (Parque da Feira) 10h40
PE 1 – Montim 1 (9,22 km) 11h20
PE 2 – Gontim 1 (8,08 km) 11h58
PE 3 – Travassós 1 (12,84 km) 12h31
Reagrupamento (Parque da Feira) 13h00
Parque de Assistência (Parque da Feira) 13h30
PE 4 – Montim 2 14h10
PE 5 – Gontim 2 14h48
PE 6 – Travassós 2 15h21
Parque de Assistência (Parque da Feira) 15h50
Chegada (Fafe – Arcada) 16h20
Pódio (Fafe – Arcada) 16h30
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI