J. M. Latvala: «O Henri Toivonen era um grande herói para mim»
Aos 22 anos, Jari-Matti Latvala tornou-se no 68º piloto diferente a ganhar uma prova do Campeonato do Mundo de Ralis e também no mais jovem de sempre a fazê-lo.
Por isso, o finlandês nascido na cidade de Toysa passou a poder ostentar o seu nome na galeria dos recordes do Livro do Guiness, uma vez que destronou o anterior feito de Henri Toivonen que, com 24 anos e 86 dias, conquistou a até então mais jovem vitória numa prova do Mundial, precisamente no Rali da Grã-Bretanha de 1980.
Mas será que o novo recorde de Latvala constituiu uma verdadeira surpresa? Para quem acompanhou a sua carreira, decididamente não. Aliás, basta ver que entre a sua primeira participação numa prova do Mundial (Grã-Bretanha 2002), a conquista do primeiro ponto (Austrália 2006), o primeiro triunfo em especiais (Noruega 2007) e a primeira vez que liderou (Sardenha 2007), passaram menos de seis anos.
Portanto, era inevitável que a vitória chegasse, mais dia, menos dia. Realizando no Rali da Suécia a sua 54ª participação no Mundial, o jovem finlandês, acabou por dominar a prova a seu belo prazer e, evidentemente, não conseguia, à chegada a Karlstad, disfarçar a sua alegria naquela que, pela sua tenra idade, promete ser a primeira de muitas vitórias:
«O Henri Toivonen era um grande herói para mim e, por isso, queria bater este recorde que significa muito para mim. Sinceramente não esperava ganhar no meu segundo rali como piloto de “fábrica”, sobretudo depois de um começo tão mau em Monte Carlo. Mas o certo é que nem consigo descrever muito bem o que realmente sinto!». Nem precisa, basta sentir…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI