Abertura promissora nos Açores

Por a 3 Abril 2008 11:59

 

Com uma quilometragem total de 214,34 km, o Sical 2008 terá 91,41 km percorridos ao cronómetro, ao longo de dois dias e nove provas especiais, cujo início acontecerá com a habitual super-especial nocturna bem no coração da cidade de Angra do Heroísmo.

Observando as forças em presença, damos conta do excelente lote de máquinas que, pelo menos em teoria, permite configurar um cenário desportivo com variados pólos de valor competitivo. Numa primeira linha e onde o objectivo será naturalmente a vitória, a Fernando Peres, o dominador das mais recentes temporadas, opõem-se Gustavo Louro, a utilizar o Evo IX de Horácio Franco e Ricardo Moura agora num decisivo fôlego na sua carreira, a dispor do Mitsubishi utilizado por Armindo Araújo no Rali do Japão 2007.

Não longe andarão outros valores, alguns com argumentos materiais de semelhante valia, pelo que surge em aberto a definição do xadrez das principais posições, como convém em qualquer desporto. Um lote de pilotos formado por Ricardo Carmo, Nuno Rocha, Rui Torres e Rui Moniz, todos utilizando modelos da Mitsubishi formam um grupo do qual seguramente sairão os ocupantes de lugares de destaque na tabela classificativa.

Ainda entre o lote dos mais credenciados conjuntos, não deverá ser esquecida a promessa dos mais rápidos conjuntos dos 1600 mostrarem o seu valor, casos do campeão da categoria em título, Carlos Costa (Saxo S1600), de Sérgio Silva (206 Gti) e do grupo constituído Pedro Vale, Marco Veredas, Fernando Menezes e Artur Silva, todos em Citroen Saxo com interessantes graus de preparação.

Entre os dois litros, Abel Carreiro em Fiat Punto HGT aposta na vitória, perante a oposição do Corolla T-Sport de Gilberto Ferreira e dos Renault Clio RS de Olavo Esteves, Fernando Amaral e Augusto Ferreira.

Nos Diesel, destaque para a estreia de Paulo Pereira neste tipo de motorização, num escalão onde as três equipas presentes utilizam Skodas Fabia RS TDI

Para os organizadores do Rali Sical, a época desportiva de 2008 inicia-se com uma figura moralizadora, fruto do apoio institucional recebido e grande proximidade e acompanhamento dispensados pelas câmaras municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, onde um expressivo conjunto de importantes participações do sector empresarial privado, rubricam um sinal evidente do actual bom momento do automobilismo nos Açores.

Um cenário de satisfação para o TAC-Terceira Automóvel Clube, a agremiação organizadora da prova inaugural de 2008, a comemorar trinta anos de continuada actividade num exemplo de pujança organizativa. Composto por sete provas, o Campeonato dos Açores de ralis inicia-se em asfalto com o XXVII Sical, seguindo-se uma fase de terra composta pelo Ribeira Grande, a ter lugar a 2 e 3 de Maio na Ilha de S.Miguel, rumando de seguida até ao Faial, onde o Ilha Azul decorrerá a 6 e 7 de Junho. De novo em S.Miguel, o ponto alto da temporada acontecerá com o SATA de 3 a 5 de Julho.

Em Agosto, inicia-se um novo ciclo de asfalto, com a deslocação anual à Ilha de Santa Maria a 8 e 9, seguindo-se o Ilha Lilás, na Terceira de 5 a 6 de Setembro. A encerrar a temporada e de novo em pisos de terra, o Rallye Lagoa decorrerá nos dias 3 e 4 de Outubro. Inalterado mantém-se o apoio do Governo Regional ao campeão dos Açores, para representar a Região no campeonato de Portugal em 2009.

HORÁRIO

Sexta-feira – 4 de Abril

I Etapa – 1ª Secção

1ª PE – Super-Especial -Redauto – Litoral – 3,11 Kms…………. 20:00

Sábado – 5 de Abril

II Etapa – 1ª Secção

2ª PE – Vila Nova 1 – 7,72 Kms ………………………………………………… 10:00

3ª PE – Vivend’Angra – Quinhão Grande/Império 1 – 9,83 Kms …. 10:33

4ª PE – Vila Nova 2 – 7,72 Kms ………………………………………………… 11:55

5ª PE – Vivend’Angra – Quinhão Grande/Império 2 – 9,83 Kms …. 12:25

II Etapa – 2ª Secção

6ª PE – Copitu 2 – Canadinhas/Guerrilhas 1 – 21,08 Kms………….. 15:00

7ª PE – TCB Moto/Yahama – Fonte Faneca/Veredas 1 – 5,52 Kms…….. 15:43

8ª PE – Copitu 2 – Canadinhas/Guerrilhas 2 – 21,08 Kms………….. 16:52

9ª PE – TCB Moto/Yahama – Fonte Faneca/Veredas 2 – 5,52 Kms…….. 17:35

Chegada – Praça Velha – Angra do Heroísmo………………………………. 18:30

Os concorrentes do Campeonato Regional de Ralis dos Açores (VSH) e

Clássicos disputam todo o rali, partindo 3 minutos depois do último

concorrente do Campeonato dos Açores de Ralis.

 

Rui Ferreira

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado