Recordar a carreira de Markku Alen
Alen iniciou a sua carreira em 1969, aos comandos dum Renault 8 Gordini, e o seu primeiro volante oficial, conseguiu-o na Ford em 1973. Dois anos depois rumou à Fiat, onde permanceceu até 1989. Catorze anos de muitos sucessos, entre as quais cinco vitórias no Rali de Portugal, facto qe lhe granjeou uma imensa legião de admiradores em Portugal.
Guiou vários carros do Grupo Fiat, e em 1982 passou para a Lancia, onde as suas prestações com o 037 ainda hoje são recordadas, pois batia-se contra os poderosos 4X4 da Audi. O ano de 1986 foi especialmente difícil para o finlandês, que perdeu um grande amigo, Henri Toivonen, e no fim desse ano viu a FISA retirar-lhe o título de Pilotos, ao anular o Rali de Sanremo, que tinha ganho após a desclassificação dos Peugeot, um caso que muita celeuma deu na época. Foi campeão durante 11 dias…
Em 1987 lutou até o fim pelo campeonato, com Juha Kankkunen e Miki Biasion, mas na história apenas ficaria registado novo desaire. O ano de 1988 ficaria marcado como o derradeiro em que venceu provas ao mais alto nível, no Mundial, e no ano seguinte iniciar-se-ia a sua curva descendente.
Não foi além do nono posto no Mundial, e em 1990 e 1991, decidiu abraçar um novo projecto, com a Subaru, uma equipa que ajudou a “crescer”. Em 1992, rumou à Toyota, e no ano seguinte, regressou à Subaru, anquele que seria o seu último ano a “sério” no Mundial. A sua derradeira participação já teve lugar no século XXI, em 2001, no Rali da Finlândia, quando guiou um Ford Focus WRC.
Pelo meio ficaram algumas participação com a Alfa Romeo no ITC, (International Touring Car Championship), DTM e no Troféu Andros. Celebrou os 50 anos no Rali da Finlândia em 2001, e participou no Dakar, em camião. O seu filho, Anton Alen, é cabeça de cartaz no IRC, pois guia para a equipa official da fiat, a Abarth.
Recorde-o aqui num vídeo/slideshow que retrata a sua carreira, com imagens da maioria dos carros que guiou na sua longa carreira. Muito mais haveria para dizer sobre a carreira do finlandês, mas isso deixamos agora aos nossos foristas. Fica o desafio…
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