Suzuki SX4 WRC com evoluções no Jordânia
Em comum com as outras equipas, a Suzuki dá um passo rumo ao desconhecido no próximo fim-de-semana ao disputar a primeira prova do Campeonato Mundial de Ralis na Jordânia. Porém, a Suzuki espera converter essa situação num aspecto positivo – afinal, é a primeira vez no ano que todos partem em pé de igualdade no que toca à experiência na corrida.
Embora algumas equipas tenham levado a efeito alguns testes na Europa antes da prova jordana, as regras do Mundial de Ralis ditam que ninguém pode testar no país onde se desenrola a prova, pelo que este rali será uma missão de descoberta.
SX4 WRC com algumas evoluções
Para corresponder às exigências específicas desta prova, um bom número de evoluções foram aplicadas ao SX4 WRC para melhorar as prestações e a fiabilidade.
O sistema de controlo do motor foi modificado com o acento tónico a ser colocado na durabilidade, enquanto as protecções inferiores foram reforçadas para lidar com as mais duras condições. Olhando para a previsão de temperaturas extremamente elevadas durante a prova, o sistema de arrefecimento foi melhorado e os amortecedores revistos. Toni Gardemeister e P-G Andersson vão disputar a quinta prova com os Suzuki SX4 WRC, mas a Jordânia será uma experiência totalmente nova. Um pequeno número de pilotos fez os reconhecimentos o ano passado antes da corrida passar a ser um evento do Mundial de Ralis, mas nem Toni nem P-G colocaram um pé sequer em solo jordano.
Toni Gardmeister: “Não faço a menor ideia do que vou encontrar”
“É muito complicado para mim saber o que me espera” disse o experiente Toni Gardmeister, veterano com mais de 100 provas no Mundial de Ralis. “De facto, é muito estranho preparar-me para competir num local onde não faço a menor ideia daquilo que vou encontrar: aliás, não consigo lembrar-me da última vez que estive nesta situação! Penso que a Jordânia será completamente diferente daquilo que podemos encontrar em qualquer outro lado e isso só poderá ser bom para nós, pois nivela todas as equipas. Sem problemas, mostrámos potencial para finalizar entre os seis primeiros, pelo que temos de continuar a trabalhar forte e esperar que tudo se cimente.”
Per Gunnar Andersson: “Será uma espécie de viagem mistério”
Per Gunnar Andersson tem uma visão semelhante. “Será uma espécie de viagem mistério para nós, mas será igual para todos” refere o sueco. “Irei fazer a mesma abordagem a esta prova que nas anteriores quatro já disputadas. Andarei rápido, sem cometer loucuras e logo verei onde nos situaremos em relação aos adversários. Até agora o nosso ritmo tem sido bom. Não tenho a certeza sobre que desenvolvimentos foram feitos no carro após a Argentina, mas de momento penso que temos de nos concentrar na fiabilidade para termos a certeza de que chegamos ao final.”
“Monster” Tajima: “Não temos a mais pequena ideia daquilo que nos espera”
“O caminho para o sucesso raramente é fácil e suave”. Quem o diz é “Monster” Tajima, responsável máximo da Suzuki no WRC, referindo que “é precisamente devido ao facto do Campeonato do Mundo de Ralis ser tão difícil que atrai tanta atenção da nossa parte. Cada vez que competimos temos de ultrapassar novos e maiores desafios e o Rali da Jordânia é o mais próximo de uma longa lista. Com temperaturas tão elevadas e uma grande variedade de superfícies, esta prova colocará grandes dificuldades a carros e pilotos.
“Este é um rali onde não temos a mais pequena ideia daquilo que nos espera, mas tal como os pilotos, estou esperançado que possamos usar esta situação em nosso proveito. Claro que ainda temos muito para aprender e um longo caminho à nossa frente, por isso os nossos objectivos reais devem ser modestos. Apesar disso, quero fixar como alvo a continuação do nosso progresso sustentado e marcar pontos, com os dois carros se possível. Se conseguirmos isso no final de uma prova tão dura, então estarei muito feliz!”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI