Miguel Nunes venceu Rali da Calheta

Por a 25 Abril 2009 19:42

À terceira foi de vez para Miguel Nunes

Miguel Nunes (Peugeot 207 S2000) logrou finalmente colocar um ponto final no domínio absoluto que vinha a ser imposto pelo Campeão Alexandre Camacho (Peugeot 207 S2000) desde o ano passado, triunfando na terceira ronda da temporada 2009 do Campeonato da Madeira “Coral” de Ralis, o V Rali da Camacha.

Nunes chegou à prova do Clube Sports da Madeira na segunda posição da classificação e acabou por sair como líder fruto da desistência de Camacho devido a avaria mecânica na quinta Especial. Nunes começou por ser segundo, mas esteve sempre muito perto do rival e, apesar de ter perdido tempo nas quatro primeiras Classificativas, nunca deixou a diferença chegar aos seis segundos, o que dava boas mostras dos seus intentos.

Mas tudo ficou mais fácil a partir da quinta tirada contra o cronómetro. A já referida desistência de Camacho deixou caminho livre a Nunes para averbar a primeira vitória absoluta no Campeonato da Madeira “Coral” de Ralis. O piloto do Peugeot 207 S2000 aproveitou então para vencer as quatro Classificativas que se seguiram, distanciando-se ainda mais de Filipe Freitas. O homem do Renault Clio S1600 não começou da melhor forma com o sexto tempo, mas logo em seguida saltou para o terceiro posto da geral. Freitas foi quem assinou ainda um quinto tempo, mas apresentou-se depois muito regular com cronos sempre entre os três primeiros uma vez concluído o primeiro terço do Rali para terminar na segunda posição.

Enquanto isso, João Magalhães (Mitsubishi Lancer Evo IX) levava a cabo jornada regular, com tempos entre o terceiro e o quinto lugar ao longo das nove Especiais propostas para fechar, de forma tranquila, o pódio e, com isso, garantir o triunfo da Produção. Bem mais quente foi a contenda pelo quarto posto. Sem alinhar no Campeonato no ano passado e depois de um arranque de 2009 a zeros e com um sexto posto na pretérita ronda em Porto Santo, Vítor Sá (Mitsubishi Lancer Evo IX) apresentou-se mais forte nesta prova. Levando a cabo animada luta com Rui Pinto (Mitsubishi Evo 9) ao longo de todo Rali, Sá defendeu a vantagem inicial enquanto pôde, mas a verdade é que Pinto se mostrou mais forte e, depois de um início algo lento, apossou-se do quarto posto na antepenúltima Especial para não mais o perder, relegando assim o antigo Campeão da Pérola do Atlântico para o quinto lugar.

Já no que toca ao Campeonato da Madeira Júnior (Ralis), a prova do Clube Sports Madeira devia ter sido interditada a pessoas com problemas cardíacos, dadas a várias trocas de posições entre Samir Sousa (Peugeot 206 S1600) e João Silva (Renault Clio RIII), que levaram a cabo uma luta capaz mesmo de rivalizar com algumas das melhores que nos são proporcionadas pelos maiores mestres da modalidade. Naquilo que se pode considerar um “ora agora ganhas tu, ora agora ganho eu”, Sousa e Silva venceram Especiais alternadamente até à sétima Classificativa, o que dava a entender que o vencedor só seria conhecido ao cair do pano. Contudo, uma avaria mecânica obrigou ao abandono de Sousa a duas Classificativas do final, o que deixou João Silva tranquilo na frente, batendo Wilson Aguiar (Citroën C2), que foi terceiro até ao abandono de Samir, e André Silva (Citroën C2).

Quanto ao Campeonato Open de Ralis da Madeira o triunfo foi para Rui Nunes (Ford Escort MK II) depois de levar de vencida sete Classificativas. Na segunda posição ficou Miguel Andrade (Renault 5 GT Turbo), enquanto Isaul Sousa (Toyota Carina E) fechou o pódio.

Classificação

1 Miguel Nunes / Victor Calado Peugeot 207 S2000 A 46:38,7

2 Filipe Freitas / Daniel Figueiroa Renault Clio S 1600 A 00:55,0

3 João Magalhães / Jorge Pereira Mitsubishi Lancer EVO IX N 01:13,7

4 Rui Pinto / Duarte Lagos Mitsubishi EVO 9 N 01:22,6

5 Vitor Sá / José Camacho Mitsubishi Lancer EVO X N 01:27,3

6 João Silva / Vitor Martins Renault Clio R III A 01:48,6

7 Rui Fernandes / Roberto Castro Mitsubishi Lancer EVO IX N 02:04,3

8 Wilson Aguiar / Deodato Freitas Citroen C2 A 03:30,2

9 João Ferreira / João Paulo Citroen C2 A 03:49,3

10 Duarte Ramos / Luis Ramos Opel Corsa C A 03:58,0

11 André Silva / Rui Rodrigues Citroen C2 A 03:58,5

12 Isabel Ramos / Carina Barros Renault Clio A 04:52,6

13 Filipe Bettencourt / Cora Teixeira Citroen Saxo A 07:26,7

14 Rui Fernandes / João Pedro Freitas Citroen Saxo A 07:28,1

15 Alexandre Jesus / João Sousa Citroen C2 A 07:30,4

16 Ana Sofia Correia / Susana Sousa Peugeot 206 GTI A 08:03,4

17 Alberto Gouveia / Ricardo Perneta Skoda Fabia TDI D 09:06,9

18 Aurélio Rodrigues / Dino Nóbrega Citroen Saxo Cup A 10:35,3

19 João Sousa / Mauro Sousa Toyota Starlet Cup A 11:25,6

20 Ricardo Gonçalves / Orlando Teixeira Toyota Yaris A 11:41,1

21 Carolina Costa / Rubina Gonçalves Renault Clio N 14:14,6

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado