Altos voos nos SATA Rali Açores

Por a 5 Maio 2009 13:52

A competitividade vai estar em alta em São Miguel. O SATA Rali Açores simboliza, após o Brasil e o Quénia, o retomar da velocidade de cruzeiro no Intercontinental Rally Challenge com muitas equipas a poderem ocupar uma posição nos lugares pontuáveis. Cinco das marcas que competem na série proposta pelo Eurosport têm representantes no quarto evento do calendário de 2009 e a disputa entre os construtores promete ser aliciante extra nas 18 classificativas propostas pelo Grupo Desportivo Comercial.

Líder do IRC desde o Brasil, Freddy Loix aposta na manutenção do comando, mas tanto Giandomenico Basso como Kris Meeke, por muitos apontado como o favorito, que estão a curta distância do belga acreditam poder diminuir a sua desvantagem. Piloto actualmente bem classificado, o campeão Nicolas Vouilloz é outro a querer recolher muitos pontos. Todos eles têm como objectivo terminar num pódio que, a contragosto dos muitos ilustres que se deslocam ao arquipélago, manterá apenas as habituais três posições.

A incógnita Skoda

Numa estreia muito aguardada pela incógnita do potencial dos Fabia S2000 na terra, a Skoda tem em São Miguel os dois pilotos oficiais, Jan Kopecky e Juho Hanninen, que declaram baixa fasquia tal como em Monte Carlo, prova em que estiveram muito tempo na frente. Depois do equilíbro de Curitiba, Peugeot e Abarth voltam a medir forças num confronto em que o à-vontade de Anton Alen na terra pode fazer surtir efeitos. Num plano competitivo mais baixo, a VW confia a Julien Maurin e ao Polo S2000 da René Georges a defesa das suas cores.

Mais habituados às classificativas do WRC, Conrad Rautenbach e Bernardo Sousa iniciam neste rali mini-programas no IRC. Pela sua ligação à Citroën, o zimbabueano está ao volante dum Peugeot enquanto o madeirense mantém a ligação ao Punto S2000 da Procar. Algo que todos estes pilotos temem é o bom conhecimento pelos pilotos do campeonato português dos troços cronometrados açorianos.

Bruno atrás do bis

De entre estes, Bruno Magalhães quererá reeditar o triunfo nesta prova em 2008 na procura da recuperação ou aproximação ao comando do CPR bem como esconjurar, tal como com a Peugeot Total há um ano, a sua malapata pessoal no IRC. Actual líder do campeonato principal da FPAK, Vítor Pascoal tudo fará, apesar da forte concorrência, para manter-se com o Peugeot 207 S2000 no topo da tabela classificativa.

Igualmente a suscitar bastante interesse estará a luta entre aqueles que tripulam viaturas clássicas da Produção. O austríaco Franz Wittmann já mostrou o seu potencial com boas prestações em Monte Carlo, mas terá pela frente uma forte armada de pilotos portugueses com Mitsubishi. Ricardo Moura, em defesa do comando no campeonato açoriano, Fernando Peres, Pedro Rodrigues, Ricardo Teodósio ou Ricardo Carmo tudo farão para contestar o favoritismo do estrangeiro. Com os não menos competitivos Subaru, Adruzilo Lopes, sempre muito rápido, Pedro Meireles e Nuno B. Pereira também poderão se evidenciar.

PONTOS A RETER

– A 44ª edição do SATA Rali Açores estará pela primeira vez inserida no Intercontinental Rally Challenge, constituindo a quarta etapa deste calendário.

– Dividido em duas etapas e 18 Provas Especiais, o rali totaliza 229,86 quilómetros cronometrados. Pinhal da Paz (13,82 km), em substituição do Pico da Pedra (9,25 km), é a única novidade no figurino que viu anulada a segunda passagem pela Ribeira Grande.

– Das 49 equipas inscritas, 13 são internacionais, 12 utilizam viaturas da categoria Super 2000 e 11 pontuam para o Campeonato de Portugal de Ralis.

– Piloto oficial da Citroen Júnior Team no WRC, o zimbabueno Conrad Rautenbach é a principal surpresa ao volante de um dos seis Peugeot 207 S2000 inscritos na prova insular.

– Anton Alen e Giandomenico Basso representam a equipa oficial Abarth, enquanto Juho Hanninen e Jan Kopecky são os nomeados da Skoda para a segunda saída oficial dos Fabia S2000.

PROGRAMA

Quarta-feira, 6 de Maio

Apresentação Pública – Pódium   22h00

Quinta-feira, 7 de Maio

Verificações/Centrovia – Pilotos Prioritários 07h00/09h05

Verificações/Centrovia – Restantes Pilotos  09h00/11h10

Shakedown/Remédios – Pilotos Prioriários  11h00/13h00

Shakedown/Remédios – Restantes Pilotos  13h00/15h00

Conferência de Imprensa pré-evento   15h00   

Entrada em Parque de Partida   16h30/17h15

1ª Etapa/1ª Secção

Partida – Praça Gonçalo Velho/Pódium  17h30

Parque de Assistência (10m)    17h35

PE 1/SE – Grupo Marques 1 (1,70 km)  18h20

Parque de Assistência (20m)    18h44

Entrada em Parque Fechado    19h20

 

Sexta-feira, 8 de Maio

1ª Etapa/2ª Secção

Partida do Parque Fechado    09h25

Parque de Assistência (10m)    09h29

PE 2 – Feteiras 1 (7,47 km)    10h12

PE 3 – Sete Cidades 1 (14,64 km)   10h37

PE 4 – Pinhal da Paz 1 (13,82 km)   11h16

Reagrupamento – Ponta Delgada   11h54

1ª Etapa/3ª Secção

Parque de Assistência (20m)    12h20

PE 5 – Marques 1 (13,50 km)   13h05

PE 6 – Coroa da Mata 1 (7,36 km)   13h45

PE 7 – L. Maia/Achada das Furnas 1 (18,20 km) 14h24

Reagrupamento – Ponta Delgada   15h56

1ª Etapa/4ª Secção

Parque de Assistência (20m)    16h22

PE 8 – Feteiras 2     17h15

PE 9 – Sete Cidades 2    17h40

PE 10 – Pinhal da Paz 2    18h19

Parque de Assistência (45m)    18h57

Entrada em Parque Fechado    20h00   

Sábado, 9 de Maio

2ª Etapa/5ª Secção

Partida do Parque Fechado    08h25

Parque de Assistência (10m)    08h31

PE 11 – Ribeira Grande (7,24 km)   09h22

PE 12 – Graminhais 1 (21,78 km)   10h17

PE 13 – Tronqueira 1 (21,94 km)   11h05

Reagrupamento – Ponta Delgada   12h40

2ª Etapa/6ª Secção

Parque de Assistência (20m)    12h55

PE 14 – Marques 2     13h37

PE 15 – Coroa da Mata 2    14h16

PE 16/SE – Grupo Marques 2   14h52

Reagrupamento – Ponta Delgada   15h14

2ª Etapa/7ª Secção

Parque de Assistência (20m)    15h29

PE 17 – Graminhais 2    16h52

PE 18 – Tronqueira 2    17h40

Reagrupamento – Ponta Delgada   19h15

Parque de Assistência (10m)    19h40

Chegada – Ponta Delgada    20h05

Conferência de Imprensa pós-evento   20h30

COMO VÃO OS CAMPEONATOS

IRC (Após 3 provas)

Pilotos 

1º Freddy Loix (B)  13 pontos

2º Sebastien Ogier (F) 10

3º Giandomenico Basso (I) 10

4º Carl Tundo (EAK)  10

5º Kris Meeke (GB)  10

6º Nicolas Vouilloz (F) 8

7º Alistair Cavenagh (GB) 8

8º Lee Rose (EAK)  6

9º Stephane Sarrazin (F) 6

10º Jan Kopecky (CZ) 5

Marcas

1º Peugeot  36 pontos

2º Mitsubishi  26

3º Abarth  14

4º Skoda  5

CPR (Após 2 provas)

Pilotos – Absoluto

1º Vítor Pascoal 23 pontos

2º Pedro Rodrigues 15

3º Ricardo Teodósio 13

4º Bruno Magalhães 10

5º Adruzilo Lopes 9

6º Fernando Peres 5

7º Luís Cardoso 5

8º Paulo Antunes 4

9º João F. Ramos 4

10º Manuel Inácio 3

Pilotos – Produção

1º Pedro Rodrigues 61 pontos

2º Ricardo Teodósio 57

3º Adruzilo Lopes 49

4º Luís Cardoso 34

5º Ricardo Moura 32

Marcas

1º Peugeot 28 pontos

2º Citroen 11

AÇORES (Após 1 prova)

Pilotos – Absoluto

1º Ricardo Moura 10 pontos

2º Gustavo Louro 8

3º Ricardo Carmo 6

4º Luís Pimentel 5

5º Fernando Meneses 4

6º Hermano Couto 3

7º Carlos Costa 2

8º Luís M. Rego 1

Pilotos – Produção

1º Ricardo Moura 20 pontos

2º Gustavo Louro 17

3º Ricardo Carmo 15

4º Luís Pimentel 13

Pilotos – Até 1600 cc

1º Fernando Meneses 20 pontos

2º Carlos Costa 17

3º Henrique Moniz 15

ÚLTIMOS VENCEDORES

Ano Piloto    Carro

1999 Grégoire de Mevius  Subaru Impreza

2000 Markko Martin  Subaru Impreza WRC

2001 Juha Kankkunen  Subaru Impreza WRC

2002 Rui Madeira   Ford Focus WRC

2003 Fernando Peres  Ford Escort Cosworth

2004 Fernando Peres  Mitsubishi Lancer Evo VII

2005 Fernando Peres  Mitsubishi Lancer MR

2006 Armindo Araújo  Mitsubishi Lancer Evo IX

2007 Fernando Peres  Mitsubishi Lancer Evo IX

2008 Bruno Magalhães  Peugeot 207 S2000 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado