O que têm em comum Jari-Matti Latvala, Sebastian Vettel e Freddie Spencer?
Não é só nos desportos motorizados que sucede, mas são cada vez mais jovens os pilotos, que seja na Fórmula 1, WRC ou Mundial de Motociclismo. A experiência continua a ser um ‘posto’, mas a verdade é que, por exemplo, Evgeny Novikov se iniciou nos ralis com apenas 15 anos, e aos 18 guia um carro igual ao de Sébastien Loeb no Mundial de Ralis.
De Toivonen a Latvala
Se Novikov parece reunir todas as condições para ser um futuro Campeão do Mundo de Ralis, outros há que mostraram ter o mesmo tipo de ambições no passado e no presente. É o caso recente de Jari-Matti Latvala, finlandês que fez o seu primeiro rali em 2002 e, passados seis anos, tornou-se o mais jovem piloto de sempre a vencer uma prova do Mundial, com 22 anos e 313 dias. Duas gerações antes, também Henri Toivonen sofria de ‘precocidade’ quando, em 1980, aos 24 anos e 86 dias, vencia o Rali RAC e ‘roubava’ a Markku Alen o título de mais jovem vencedor de um rali do Mundial por 70 dias. Quanto ao mais novo Campeão do Mundo de Ralis, ninguém até hoje ‘bateu’ Colin McRae que, em 1995, se consagrou com 27 anos (três meses e 17 dias).
F1 na idade da inocência
Mas se os ralis são um bom exemplo de como cada vez mais cedo uma nova geração de pilotos começa a despoletar, a F1 é uma montra ainda mais expressiva. Que o diga Sebastian Vettel, o piloto mais novo de sempre a vencer um Grande Prémio (Itália), aos 21 anos, dois meses e 11 meses, num fim-de-semana onde se tornou também o mais jovem detentor de uma ‘pole position’. No ‘ranking’ das ‘melhores voltas’, o mais novo a brilhar foi Nico Rosberg, no Bahrein, enquanto Vettel continua a ser o homem a bater quando se fala no piloto mais novo de sempre a comandar uma corrida (Japão 2007) e a conseguir os primeiros pontos (EUA 2007). Já Lewis Hamilton figura na história como o mais jovem Campeão do Mundo de todos os tempos, com 23 anos, nove meses e 16 dias.
Talentos precoces no MotoGP
Apesar de não ter sofrido uma renovação tão profunda como a F1, o Mundial de Motociclismo também teve os seus casos de precocidade ao longo de uma história com 60 anos. O mais jovem Campeão de sempre na classe rainha foi o norte-americano Freddie Spencer, que tinha 21 anos e 258 dias quando venceu o título de 1983 numa Honda. O mais jovem piloto a participar numa prova das 500cc foi John Hopkins, que quando se estreou no Mundial, em 2002, com uma Yamaha da Red Bull, contava apenas 19 anos. No ano passado, o ‘teenager’ britânico Scott Redding fez história ao bater o recorde de Marco Melandri para o mais jovem vencedor de uma prova do Mundial (125cc). Redding tinha 15 anos e 170 dias quando venceu o ‘seu’ GP da Grã-Bretanha.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI