Será a Ford capaz de bater novamente a Citroen no WRC?
A segunda parte do Mundial de Ralis começa no próximo fim-de-semana no quente e poeirento Rali de Acrópole. Sem dúvida uma das etapas mais carismáticas do Campeonato, mas também uma das mais temidas por todas as equipas, dada a extrema dureza do terreno.
Troços especialmente duros, muitas vezes mais apropriados para TT, fazem da prova grega um autêntico teste de sobrevivência às mecânicas. Mas dado o actual estado de fiabilidade dos actuais World Rally Car, é bem possível que a história competitiva do rali não seja decidida por ‘KO’ técnico!
Mas como será, então, desenhada a trajectória da prova? Muito provavelmente, pelas manobras tácticas das equipas Citroen Total e BP Ford Abu Dhabi. Sébastien Loeb volta a receber o presente envenenado de ter que abrir a estrada no primeiro dia (por liderar o campeonato), enquanto Jari-Matti Latvala parte na posição ideal (é apenas sexto na estrada). Da sua possível vantagem à entrada para o último troço do primeiro dia dependerá a estratégia da equipa e todo o desenrolar nos acontecimentos nos dois dias seguintes. Certezas? Só mesmo uma: Loeb sairá sempre da Grécia sentado na cadeira do poder!
PONTOS A RETER
A Citroen quer rapidamente esquecer o desastre da Sardenha e voltar a vencer já na Acrópole. Loeb é sempre favorito, mesmo se terá que abrir a estrada no primeiro dia;
Latvala espera repetir a vitória na última prova tirando novamente partido da sua posição na estrada durante a primeira ‘etapa’;
Hirvonen precisa de diluir rapidamente o fosso de 17 pontos que o separa de Loeb se quiser manter as aspirações a conquistar o seu primeiro título. Também terá que bater o seu companheiro de equipa para não deixar duvidas de que ainda é ele o líder da equipa Ford;
Os furos também poderão influenciar os resultados. Mesmo se há cinco especiais que não se repetem, há sete com dupla passagem e será nessas que as mecânicas e os pneus estarão mais vulneráveis;
Petter Solberg poderá voltar a surpreender e parte à procura do seu terceiro pódio, o que, em condições normais, só acontecerá se os dois C4 e dois Focus oficiais tiveram problemas;
No PWRC, Armindo Araújo terá que bater Al-Attiyah para reassumir a liderança do campeonato, mas Sandell também estará na luta. Bernardo Sousa procura os seus primeiros pontos este ano.
HORÁRIO
Sexta-feira, 11 Junho – Dia 1
Partida (Loutraki) 07h30
PE 1 – Harvati 07h30
PE 2 – Thiva 1 09h21
PE 3 – Evangelistria 10h44
Assistência (Itea) 12h16
PE 4 – Bauxites 14h02
PE 5 – Drossohori 13h56
PE 6 – Thiva 2 16h13
Assistência (Loutraki) 18h13
Sábado, 12 de Junho – Dia 2
Partida (Loutraki) 07h30
PE 7 – Klenia – Mycenae 1 08h32
PE 8 – Ghymno 1 09h35
PE 9 – Kefalari 1 10h50
Assistência (Loutraki) 12h33
PE 10 – Klenia – Mycenae 2 13h50
PE 11 – Ghymno 2 14h53
PE 12 – Kefalari 2 16h08
Assistência (Loutraki) 17h33
Domingo, 13 de Junho – Dia 3
Partida (Loutraki) 08h00
PE 13 – Loutraki 1 08h33
PE 14 – Aghii Theodori 1 09h07
PE 15 – New Pissia 09h55
Assistência (Loutraki) 10h33
PE 16 – Loutraki 2 11h51
PE 17 – Aghii Theodori 2 12h25
Assistência (Loutraki) 13h18
Chegada (Loutraki) 13h16
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI