Porsche de Mex leva vantagem sobre Aston Martin de Fontes
Naquele que é o primeiro duelo entre as duas equipas do Categoria GT nos ralis, Mex levou a melhor nas três primeiras especiais, as quais ganhou com alguma naturalidade. No reagrupamento, Mex afirmava que tudo estava bem com o seu carro, embora se mostrasse apenas incomodado pelo calor.
“Está tudo bem. Estou a correr sem grandes riscos para ver onde nos posicionamos e sem cometer erros. O problema é o calor, está muito calor dentro do carro”, afirmou no final da terceira especial.
Também José Pedro Fontes optou por um andamento mais cauteloso, com o piloto ainda a descobrir como se comporta o Aston Martin em estrada não indo, por isso, além do quinto posto na geral. Ainda assim, na segunda especial – Duas Igrejas – chegou mesmo a fazer o segundo melhor tempo, a 6,7s de Mex.
“Queimei uma travagem e tive uma pequena saída, na qual perdi cerca de 30 segundos. Estamos a tentar habituarmo-nos ao carro”, começou por dizer Fontes, explicando que ainda há muito trabalho a fazer no desenvolvimento do DBRS9. “A base é boa, mas ainda há muito para melhorar. Precisa de melhorar a afinação da suspensão, uma vez que tem pouca tracção e é difícil colocar a potência no chão. Também o ‘rapport’ não é o melhor: era melhor um ‘rapport’ mais curto”, explicou.
Em segundo na geral, a 29,8s de Mex, encontra-se Paulo Antunes, com o Citroën C2 R2 MAX, embora o piloto se tenha afirmado muito descontente com o comportamento do seu carro: “Apenas o resultado é bom. Alteraram a afinação do carro antes deste rali e ficou pior. Não consigo segurar a traseira. O segundo lugar é bom, mas estou a lutar muito contra o carro”, afirmou.
Manuel Inácio segue em terceiro, com o Renault Clio R3, com o piloto a revelar que “o carro está bom mas acho que o motor está a ‘enrolar’ demasiado em altas rotações”. Carlos Matos, noutro Clio, é o quarto, apontando a existência de alguns problemas com o seu carro, nomeadamente, a falha do painel que indica a mudança engrenada, queixando-se ainda de que o carro não consegue atingir a rotação máxima, relacionando os dois problemas entre si.
Mais azarados, Francisco Barros Leite teve um furo num pneu do seu SEAT Leon e perdeu muito tempo para trocá-lo, ao passo que Pedro Leal viu um tubo do turbo ceder, com isso perdendo muita potência e muito tempo.
Classificação na terceira especial:
1 MEX MACHADO DOS SANTOS/SÉRGIO PAIVA 13:33.00
PORSCHE 997
2 PAULO ANTUNES/HUGO MAGALHAES +29.80
CITROËN C2 R2 MAX
3 MANUEL INÁCIO/JORGE CARVALHO +47.70
RENAULT CLIO R3
4 CARLOS MATOS/VASCO FERRREIRA +51.20
RENAULT CLIO
5 JOSÉ PEDRO FONTES/ANTÓNIO COSTA +53.30
ASTON MARTIN
6 FREDERICO GOMES/PAULO AMORIM +1:05.50
CITROËN C2 R2 MAX
7 LUIS VILARIÑO GARCIA/CANDIDO ESTEVEZ +1:18.80
RENAULT MAXI MEGANE
8 PEDRO LEAL/REDWAN CASSAMO +1:21.70
FIAT STILO MULTIJET
9 MARCOS GONÇALVES/GUILHERME PEREIRA +1:21.70
SKODA FABIA RS TDI
10 MANUEL CARRERA/LAURA EMETERO +1:29.70
MITSUBISHI EVO VIII
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