Mikko Hirvonen consolida liderança na Polónia
Depois de na ronda matinal Sordo ter tentado incomodar os dois homens da Ford – Hirvonen e Jari-Matti Latvala – que se encontravam nos dois primeiros lugares, a segunda passagem pelos troços acabou por reforçar a vantagem dos pilotos da equipa de Malcolm Wilson na frente da prova.
Depois de vencer a especial número 11, Hirvonen apenas foi batido nas restantes por Sébastien Loeb, embora o piloto francês já não faça parte das contas da luta pela vitória, acabando sempre por ampliar a vantagem, quer para o seu colega de equipa, quer para Sordo. Contudo, Hirvonen fez questão de deixar bem claro que teve de se aplicar a fundo na tarde para manter Latvala e, especialmente, Sordo distante.
“Esta tarde foi de loucos. Nem sequer ouvimos as notas, vamos pé a fundo não interessa o que venha a seguir. Não esperava isto. Pensava que fosse um pouco mais fácil, mas desde o segundo troço desta manhã que estamos a andar ao máximo. Tem sido fantástico, absolutamente fantástico”, confessou o finlandês líder da prova, sendo corroborado pelo outro finlandês da Ford.
“Nunca andei tao depressa como esta tarde. É incrível os saltos que fizemos a fundo. Penso que quando formos para a cama iremos bastante satisfeitos! Faltam cinco especiais para o fim e o Sordo está a dar o máximo, por isso não temos outra alternativa que não ir a fundo”, afrimou Latvala.
Contudo, e apesar dos riscos assumidos pelos dois pilotos, esta toada agressiva acabou por pagar dividendos, já que Sordo está a quase 40 segundos da liderança. O homem da Citroën não conseguiu repetir os tempos da manhã, queixando-se que o comportamento do seu C4 não estaria tão bom nas segundas passagens pelos troços.
“Estou a dar o máximo mas está a ser muito difícil. Não faltam muitas especiais amanhã, e hoje apenas consegui ser mais rápido na primeira ronda. A não ser que o Mikko ou o Jari tenham problemas, vai ser difícil. Vamos ver”, afirmou Sordo, que leva já mais de um minuto de vantagem sobre o quarto classificado, que é Sébastien Ogier.
Quarta posição ao rubro
É, aliás, pela quarta posição que decorre uma das melhores lutas do rali, já que Ogier e os dois irmãos Solberg estão separados por apenas oito segundos. O francês da Citroën Júnior Team acabou por perder algum tempo ao deixar o motor ir abaixo em dois ganchos, mas garantiu o tempo suficiente para se manter em quarto.
Por sua vez, Petter Solberg ultrapassou o seu irmão, Henning, na última especial do dia, com o homem do Xsara WRC a admitir que “andou demasiadas vezes para além do limite”, acrescentando mesmo que até mais do que gostaria. “Preciso de alguma coisa diferente que me faça ganhar mais velocidade antes do próximo rali. Preciso de alguma coisa que ande mais depressa em linha recta”, completou Solberg, deixando antever uma cada vez maior proximidade com a mudança para o Peugeot 307 WRC.
Matthew Wilson continua com um bom andamento, mantendo o sétimo posto, logo na frente de Krzyzstof Holowczyc (Stobart Ford), Conrad Rautenbach (Citroën Júnior Team) e Mads Ostberg (Adapta Subaru).
Sébastien Loeb é que já subiu até ao 13º posto hoje, mercê de um andamento muito competitivo e que o viu triunfar em quatro especiais. Contudo, o francês vai precisar de muitos azares alheios para conseguir chegar aos pontos.
1. Mikko HIRVONEN 2:21:45.8
2. Jari Matti LATVALA +12.0
3. Dani SORDO +38.5
4. Sebastien OGIER +1:59.3
5. Petter SOLBERG +2:06.7
6. Henning SOLBERG +2:08.0
7. Matthew WILSON +3:48.0
8. Krzysztof HOLOWCZYC +4:13.3
9. Conrad RAUTENBACH +5:25.9
10. Mads OSTBERG +6:35.5
11. Evgeny NOVIKOV +16:50.2
12. Michal BEBENEK +17:20.8
13. Sebastien LOEB +19:19.6
14. Kevin ABBRING +21:30.8
15. Michal KOSCIUSZKO +21:31.6
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI