Rali da Finlândia: A terceira dimensão dos ralis

Por a 29 Julho 2009 15:52

É que grande parte do tempo os carros andam no ar e é certo e sabido que sempre que isso acontece a equipa está a perder tempo devido à falta de tracção. E é aqui que está o segredo das vitórias. Por isso, Mikko Hirvonen, Sébastien Loeb, Jari-Matti Latvala e até Daniel Sordo sabem que, na nona prova do campeonato, ‘voar’ demasiado alto pode ser espectacular, mas não é seguramente a melhor maneira de ‘tratar por tu’ o cronómetro e, consequentemente, de tentar chegar à vitória.

Apesar disso, é bem provável que a prova (uma das três que disputa ininterruptamente desde o inicio do WRC) se possa decidir pelas habituais manobras estratégicas dos pilotos que abrem a estrada no primeiro e segundo dias de prova.

De resto, a 59ª edição da prova, também conhecida por ‘Rali dos 1000 Saltos’, tem tudo para ser uma das mais rápidas do Mundial ou não tivesse sido em território finlandês que se registou a segunda média mais alta de uma prova do Campeonato do Mundo. Foi em 2004, quando Marcus Gronholm ‘voou’ a 122,62 km/h. Mais rápido só o Rali da Argentina de 1983 que Hannu Mikkola cumpriu à média de 123,50 km/h. É também por isto que, numa prova como esta, só há duas palavras no vocabulário dos pilotos: “a fundo!”.

Mikko Hirvonen defende ‘pontinho’

Mikko Hirvonen é o principal favorito à vitória no Rali da Finlândia, por jogar em casa, mas vai ter em Sébastien Loeb um adversário de – muito – respeito. O finlandês parte apenas com um ponto de vantagem sobre Loeb e será o primeiro na estrada, o que lhe poderá trazer ligeira desvantagem no primeiro dia, mas vantagem se não terminar à frente a primeira ‘etapa’.

Jari-Matti Latvala divide o favoritismo com Hirvonen, mas a pressão que está sujeito depois daquela ‘burrada’ na Polónia, está sob ‘pena suspensa’ dentro da equipa, que não lhe vai admitir novo falhanço clamoroso. O ideal para Latvala e a maneira perfeita de se ‘limpar’ junto de Malcolm Wilson era ser…segundo, atrás de Hirvonen. Nada que possa ser muito estranho de suceder.

Após a vitória de 2008 (a primeira na Finlândia), Sébastien Loeb também pode aspirar ao triunfo, mas a hiper-motivação de Hirvonen vai torná-lo num adversário muito difícil de bater. Nas Marcas, mesmo que a Citroen não pontue, sairá sempre da Finlândia à frente da competição, e na pior das hipóteses, com um ponto de vantagem sobre a Ford.

Entre os ‘outsiders’, Evgeny Novikov poderá voltar a mostrar-se muito rápido, num rali onde Petter Solberg terá mais dificuldades para acompanhar os C4 com o velho Xsara, pois se há uma coisa que é importante na Finlândia é a potência. A Munchi’s inscreve três carros pela primeira vez este ano (Villagra, Rantanen e Therman em estreia). No Grupo N, estarão à partida 18 Mitsubishi Lancer, 14 Subaru Impreza e quatro S2000 (um Fabia, dois Punto e um 207).

HORÁRIO*

Quinta-feira, 30 Julho – Dia 1

Partida  – Jyvaskyla Paviljonki 17h00

PE 1 – Killeri 1 17h45

Chegada – Jyvaskyla Paviljonki 18h15

Sexta-feira, 1 de Agosto – Dia 1

Partida – Jyvaskyla Paviljonki 04h00

PE 2 – Jukojarvi 1 05h38

PE 3 – Kruununpera 1 06h11

PE 4 – Mokkipera 1 06h59

PE 5 – Palsankyla 1 07h46

Assistência – Paviljonki 09h09

PE 6 – Jukojarvi 2 11h02

PE 7 – Kruununpera 2 11h35

PE 8 – Mokkipera 2 12h23

PE 9 – Palsankyla 2 13h10

Assistência – Paviljonki 14h20

PE 10 – Killeri 2 18h00

Parque Fechado – Paviljonki 18h00

Sábado, 2 de Agosto – Dia 2

Partida/Assistência – Paviljonki 04h15

PE 11 – Leustu 1 05h13

PE 12 – Himos 1 06h02

PE 13 – Surkee 1 07h25

Assistência – Paviljonki 08h24

PE 14 – Leusu 2 09h37

PE 15 – Himos 2 10h26

PE 16 – Surkee 2 11h49

Assistência – Paviljonki 12h48  

PE 17 – Urria  14h11

PE 18 – Kavala 15h19

PE 19 – Vaarinmaja 15h52

Assistência – Paviljonki 17h57

Domingo, 3 de Agosto – Dia 3

Partida – Paviljonki 05h30

PE 20 – Hannula 06h58

PE 21 – Myhinpaa 1 07h39

PE 22 – Myhinpaa 2 09h32

PE 23 – Ruuhimaki  11h03

Assistência – Paviljonki 11h51

* Hora portuguesa.

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