Armindo Araújo: “O Tribunal decidirá mas os relatórios dizem que o carro do Attiyah estava ilegal pelo que neste momento somos Campeões do Mundo.”
Não foi nada fácil a passagem de Armindo Araújo pelo Rali da Austrália. Depois de dois dias a lutar com um carro que estava menos competitivo que o desejado, o piloto português optou por no último dia segurar o quinto posto, resultado que adiava a decisão do título para o Rali da Grã-Bretanha. Contudo, na derradeira especial do rali, Toshi Arai abandonou, já que partiu a caixa de velocidades do seu Subaru, abrindo as portas do quarto lugar ao piloto português, que desta forma se torna Campeão do Mundo de Ralis de Produção, um título ainda à condição, pois esta dependente da decisão da FIA sobre o apelo apresentado por Nasser Al-Attiyah da desclassificação de que foi alvo no Rali da Acrópole.
Esta não foi a prova que Armindo Araújo desejava. “Desde o primeiro dia que tivemos problemas de suspensão e de motor, o que nos impediu de impor o ritmo que desejávamos e que nos obrigou a correr muitos riscos para acompanhar os mais rápidos, de forma a conseguirmos cumprir o objectivo que traçámos. Hoje tivemos ordens para garantir a posição e não arriscar. Depois de tantos azares, ver o (Toshi) Arai parado na última classificativa foi um prémio por tudo o que fizemos ao longo da temporada”, disse muito emocionado no final do rali o tirsense.
O piloto do Mitsubishi Lancer Evo IX garantiu desde já o título mundial, precisando apenas que no dia 6 de Outubro o Tribunal de Apelo da FIA não dê razão ao apelo de Nasser Al-Attiyah. “Neste momento somos campeões do mundo. Sabemos que estamos dependentes de uma decisão do Tribunal de Apelo, mas nós cumprimos com o que precisávamos. A decisão da FIA foi a desclassificação, os relatórios dizem que o carro está ilegal, pelo que acredito que o Tribunal de Apelo manterá a decisão e temos confiança que isso possa suceder”, acrescentou Armindo Araújo.
Este resultado foi o corolário de três anos de trabalho, com alguns altos e baixos. “Esta foi uma meta que traçámos quando viemos para o Campeonato do Mundo. O objectivo era conseguir conquistar o título e depois de muito trabalho e sacrifício conseguimos. O Mundial não é fácil, mas graças a um grande empenho de toda a equipa, mesmo nas alturas mais complicadas, conseguimos hoje cumprir a nossa meta. Uma palavra muito especial de agradecimento para os meus patrocinadores, TMN, Galp e MCA, que sempre acreditaram em nós e por todo o apoio que nos deram”, finalizou, ao que tudo indica, o novo Campeão do Mundo de Produção.
Classificação Final do PWRC:
1º Martin Prokop/Jan Tomanek – Mitsubishi Lancer Evo IX com 3h08m51,2s
2º Richard Mason/Sara Mason – Subaru Impreza WRX STi a 42,2s
3º Cody Crocker/Ben Atkinson – Subaru Impreza WRX STi a 1m35,3s
4º Armindo Araújo/Miguel Ramalho – Mitsubishi Lancer Evo IX a 4m08,1s
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