José Grosso é o primeiro líder do Rali Portugal Histórico
Saídos do Estoril, os concorrentes rumaram ao Autódromo do Estoril onde teve lugar a primeira Prova de Regularidade por Sectores (PRS), com os concorrentes a cumprirem três voltas ao traçado, tendo de fazer o mesmo tempo, em cada uma das metades da volta.
A dupla francesa Jean-Pierre Cavallo/Mariene Cavallo (Porsche RS) foi a mais rápida totalizando 131,3 pontos e angariando uma vantagem de 1,7 pontos sobre José Lareppe/Joseph Lambert (Opel Kadett GTE), com José Grosso/João Sismeiro (BMW 2002 Tii) a colocaram-se na terceira posição.
Ainda no Autódromo do Estoril aconteceu a primeira baixa na caravana como consequência do facto do motor do Renault 5 Turbo, tripulado por Aníbal Rolo/António Caldeira, ter partido, o que colocou, prematuramente, fora de prova um dos potenciais candidatos aos primeiros lugares.
Pouco depois, na ligação para a segunda prova de classificação, ocorreu a segunda desistência, com Pacheco/Roussel (Porsche 911 SC) a não chegarem ao controlo de entrada da primeira Prova de Regularidade Absoluta (PRA), que teve lugar na zona de Tomar, mas como conseguiu colocar o carro, a horas no Parque Fechado, mantêm-se em prova depois de sofrer a penalização máxima (600 pontos).
Nos 14,55 km da PRA estavam instalados nove controlos, que ninguém “limpou”, sendo os menos penalizados (2 s.), Paulo Grosso/Susana Cordeiro (Ford Escort) e Javier Cedron/Secundino Suarez (Lancia Fulvia Coupé Rallye), à frente de um quarteto – Raymond Horgnies/Christophe Hayez (Porsche 911), Rafaello Raimondo/Maurizio Torlasco (Porsche 911 T), Adalberto Melim/Rui Alves (Alfa Romeo 2000 GTV) e Gustavo Martel/Nicolas Sanchez (Porsche 911 SC) – que penalizou mais um segundo.
Amanhã, os concorrentes saem de Tomar pelas 08.30 horas para a segunda etapa, com 398,91, km, com uma PRS (1,96 km) no Kartódromo de Poiares, pelas 11.43 horas. A neutralização da hora do almoço terá lugar na Anadia, entre as 12.50 e as 14.40 horas, e chegada a Viseu está agendada para as 19.00 horas, depois de efectuadas 9 PRA, somando 153,67 Km.
Classificação geral, no final da 1.ª etapa:
1.º, José Grosso/João Sismeiro (BMW 2002 Tii), 137,5 pontos; 2.º, José Lareppe/Joseph Lambert (Opel Kadett GTE), 140,0; 3.º, Gustavo Martel/Nicolas Sanchez (Porsche 911 SC), 140,1; 4.º, Paulo Grosso/Susana Cordeiro (Ford Escort MK I), 141,7; 5.º, Adalberto Melim/Rui Alves (Alfa Romeo 2000 GTV), 143,5; 6.º, Raymond Horgnies/Christophe Hayez (Porsche 911), 145,5; 7.º, João Mexia Leitão/Nuno Sales Machado (Porsche 911 Carrera 2.7), 146,1; 8.º, Padilla Macabeo/Gonzalez Solozabal (Lancia Montecarlo), 146,4; 9.º, Pedro Jerónimo/Carlos Hipólito (Porsche 911 Carrera 2.7), 146,9; 10.º, Nuno Simões Rodrigues/Ana Filipa Queiroz (BMW 2002), 148,5. Estão classificadas mais 111 equipas.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI