Rali Portugal Histórico com mudança no comando
O segundo dia da 4.ª edição do Rali Portugal Histórico viu Gustavo Martel/Nicolas Sanchez (Porsche 911 SC), que largaram da terceira posição em Tomar, ascenderem ao comando, enquanto José Grosso/João Sismeiro (BMW 2002 Tii), que ocupavam no primeiro lugar, abandonaram na passagem por Manhouce, a penúltima classificativa do dia, mas vão regressar à prova ao abrigo do regulamento do Super Rali.
A forte bátega de água que caiu durante a noite, na região centro do país, e a chuva que de forma intermitente foi caindo ao longo do dia fizeram com que as estradas se apresentassem muito escorregadias e cobertas de terra e detritos de árvores, o que aumentou as dificuldades dos pilotos.
As hostilidades arrancaram com uma Prova de Regularidade Absoluta (PRA), em Alvaiázere, (15,63 km/10 controlos), onde João Queiroz/Joana Queiroz (Porsche 924 Turbo) foram os menos penalizados (4 s.), seguindo-se Avelar (16,56 km/10) onde o melhor tempo foi alcançado por Victor Colin/Juan Carlos Andreu (Alfa Romeo Sprint GT) que penalizaram 2 s. e ganharam 3 s. aos mais directos adversários.
No Campelo (12,30 km/8), Raymond Horgnies/Cristophe Hayez (Porsche 911) penalizaram 11 s. e foram os que mais perto estiveram de “limpar”, enquanto na Lousã (27,20 km/12), que estava muito escorregadia, Gustavo Martel/Nicolas Sanchez (Porsche 911 SC) eram os mais rápidos (3 s.).
Antes da pausa, na Anadia, houve tempo para mais uma Prova de Regularidade por Sectores – Poiares (1,96 km/4 sectores) – onde João Queiroz/Joana Queiroz (Porsche 924 Turbo) foram os mais rápidos e repetiram o êxito da classificativa de abertura.
À chegada à neutralização, na Anadia, Victor Colin/Juan Carlos Andreu (Alfa Romeo Sprint GT) comandava a prova com 4,4 pontos de vantagem sobre José Grosso e 7,4 sobre Raymond Horgnies.
A tarde começou com a PRA de Águeda (20,89 km/11) onde o primeiro controlo, colocado 510 metros depois da partida, deu penalizações para toda a gente, com o menos penalizado, Marcos Fernandez/Gaspar Sierra (Porsche 911) a “comer” 16 s….
Logo a seguir, um cruzamento, na povoação do Teixo, que muitos falharam marcou a passagem pelo Caramulo (13,07 km/9) onde Gustavo Martel, a exemplo do que sucedera na Lousã, foi o mais rápido, com 5 s. de penalização, situação que se repetiu no Préstimo (22,65 km/13) onde penalizou 6 s., menos 6 s. que Paulo Grosso/Susana Cordeiro (Ford Escort), o segundo classificado na especial. Com estes resultados, o espanhol cimentou a posição de comandante da prova a duas especiais do final da etapa.
Em Manhouce (14,53 km/8), os menos penalizados foram José Lareppe/Joseph Lambert (Opel Kadett GTE), com 11 s., menos 2 s. que Rafaello Raimondo/Maurizio Torlasco (Porsche 911 T), e 3 s. que Gustavo Martell.
Finalmente, em Bustarenga 1 (7,54 km/7), Paulo Grosso e José Lareppe foram os menos penalizados, com 4 s., menos 1 s. do que Rafaello Raimondo, Delhez/Gully (Ford Escort) e Philippe Fuchey/Frederic Cancel (Porsche 911 SC 3.0)
Classificação geral, no final da 2.ª etapa:
1.º, Gustavo Martel/Nicolas Sanchez (Porsche 911 SC), 280,8 pontos; 2.º, Paulo Grosso/Susana Cordeiro (Ford Escort MK I), 327,2; 3.º, Raymond Horgnies/Christophe Hayez (Porsche 911), 377,7; 4.º, Nuno Simões Rodrigues/Ana Filipa Queiroz (BMW 2002), 382,9; 5.º, José Ortiz de Zarete/Diego Gonzalez (Porsche 911 Carrera), 383,5; 6.º, Reuter/Vandevoret (Porsche 914-6), 391,1; 7.º, Javier Cedron/Secundino Suarez (Lancia Fulvia Coupe Rallye), 410,1; 8.º, Raul Aranda/Iker Reketa (Mercedes Benz 450 SLC), 419,5, 9.º, Delhez/Gully (ford Escort), 446,3; 10.º, Kike Alvarez Hernandez/Alvarez Urrita (BMW 323 i), 46,3
Hoje, a terceira etapa tem início (08.00h) e final (19.00h) em Viseu, com neutralização em Lamego, entre as 13.15 e as 15.00 horas. Ao final da tarde (18.45h) terá lugar a já habitual prova de PRS de Viseu (2,0 km), na Avenida Europa, última dificuldade de um dia com 11 PRA e 2 PRS, totalizando 158,62 km dos 444,02 km que compõem esta tirada.
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